Taiwan. 13 aviões chineses atravessaram espaço aéreo do território

O Ministério da Defesa de Taiwan denunciou que 13 aviões chineses atravessaram a Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ) na noite de sábado, o maior número num único dia até agora este ano.

Taiwan. 13 aviões chineses atravessaram espaço aéreo do território

© Reuters

Lusa
24/01/2021 06:33 ‧ 24/01/2021 por Lusa

Mundo

Taiwan

 

De acordo com uma declaração de Taiwan, atravessaram a ADIZ um avião anti-submarino Y-8, oito bombardeiros Xian H-6K e quatro caças Shenyang J-16.

"Estas intrusões levaram a Força Aérea de Taiwan a responder com medidas adequadas e eficazes", disse o ministério.

As autoridades da ilha enviaram caças para monitorizar os aviões militares chineses, emitindo avisos via rádio e mobilizando meios de defesa aérea.

De acordo com a agência noticiosa estatal CNA, o número de incursões de aviões militares chineses tem aumentado nos últimos meses.

A China continental (liderada pelo Partido Comunista) e Taiwan (o refúgio do exército nacionalista após a guerra civil chinesa de 1949) são administrados há mais de 70 anos por dois regimes diferentes.

A ilha tem uma população de 23 milhões de pessoas que desfrutam de um sistema democrático. Mas Pequim considera-a uma província chinesa e ameaça resgatá-la pela força no caso de uma declaração formal de independência ou de uma intervenção norte-americana.

As relações entre Pequim e Taipé têm sido tensas desde que a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, chegou ao poder em 2016, cujo partido tem tradicionalmente feito campanha pela independência da ilha - uma 'linha vermelha' absoluta para a China.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas