Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Estação de metro da Rua 46 em Nova Iorque "batizada" para novo Presidente

A estação da Rua 46 do metro de Nova Iorque, no bairro de Queens, foi "batizada" por um artista local em homenagem ao 46.º Presidente norte-americano, Joe Biden, que hoje tomou posse. 

Estação de metro da Rua 46 em Nova Iorque "batizada" para novo Presidente
Notícias ao Minuto

19:52 - 20/01/21 por Lusa

Mundo Biden

Na plataforma da estação, milhares de utentes que esperavam o transporte para o trabalho, e muitos mais cujas carruagens ali param, podiam hoje ler no letreiro "46th Joe", em vez de "46th Street", em referência a Joe Biden, entre outros jogos de palavras pensados pelo artista local Adrian Wilson, um de muitos milhões de norte-americanos que festejam hoje a posse do novo Presidente.

Na indicação de saída da plataforma de metro para a Rua 45, pode agora ler-se "45 Rua", em referência ao 45.º presidente, Donald Trump, que abandonou o cargo também hoje. 

Na indicação das linhas de metro "M" e "R" (que juntas, MR, leem-se como diminutivo de "Senhor"), pode agora ler-se "MR Biden", ao lado de um pequeno coração vermelho. 

A intervenção de Wilson estendeu-se a Manhattan, onde numa estação a indicação da saída para a rua Thompson foi modificada para "Trump gone St" ("Rua Trump Foi-se").

Wilson já havia feito intervenções semelhantes no metro, em homenagem à falecida juíza do Supremo Tribunal Ruth Bader Ginsburg e ao músico David Bowie.

Em declarações ao portal de notícias locais Patch, Wilson disse que pensou nesta intervenção para dar a Trump "uma despedida ao estilo de Nova Iorque".

"Ou se sai daqui porque se quer ou porque se tem de sair, e Trump saiu de Nova Iorque porque tem de sair", afirmou o artista.

No seu discurso inaugural, Joe Biden pediu hoje aos norte-americanos espírito de unidade e confiança na democracia, perante os difíceis desafios que o país enfrenta.

Perante a ausência de Donald Trump - o Presidente republicano que hoje terminou o seu mandato e preferiu não estar presente para assistir à cerimónia de transição de poder -- mas perante a presença dos antigos presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Bill Clinton, Biden agradeceu aos antecessores pela forma como preservaram a democracia e a relevância do cargo que agora ocupa.

Uma parte relevante do seu discurso inaugural dirigiu-se aos adversários políticos, apelando ao diálogo e à compreensão, dizendo que, a partir de hoje, devem procurar soluções em conjunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório