Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Números de internamentos e óbitos voltam a subir em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Números de internamentos e óbitos voltam a subir em Portugal
Notícias ao Minuto

08:22 - 05/01/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Depois das medidas mais restritivas em Portugal Continental na passagem de ano e nos dias que se seguiram, e com o recolhimento obrigatório a continuar a vigorar nos concelhos de maior risco de contágio - sendo 25 os de risco extremamente elevado -, agora foi a vez de a Madeira endurecer mais as suas medidas para conter a propagação do coronavírus.

A partir das 00h00 desta terça-feira entrou em vigor o recolhimento obrigatório no arquipélago. Está assim proibida a circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00. A medida prolonga-se até ao dia 15 de janeiro.

Esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos com representação na Assembleia da República sobre a renovação do Estado de Emergência, que deverá ser mais curto do que tem acontecido até aqui.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Segue-se a Índia, que registou em 24 horas o número diário de casos mais baixo dos últimos seis meses.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h41 - Encerrámos este registo informativo. Obrigado por ter ficado connosco. Pode continuar a acompanhar as últimas notícias aqui.

15h36 - A RTP3 está a avançar que o Governo deu parecer favorável à renovação do Estado de Emergência, desta vez por um período de tempo mais reduzido, entre os dias 8 e 15 de janeiro.

15h10 - A conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação epidemiológica em Portugal, que conta com a presença de Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, já começou. Pode acompanhá-la aqui.

14h56 - O presidente arménio, Armen Sarkissian, foi infetado pelo coronavírus e encontra-se confinado em Londres, anunciou hoje o seu gabinete, numa altura em que o país do Cáucaso se confronta com dificuldades em conter a pandemia.

14h19 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas em Portugal Continental e que dá conta de mais 90 óbitos e 4.956 novos casos de Covid-19. Há também registo de mais 4.691 pessoas recuperadas.

Menos favorável, além do número de óbitos que não era tão elevado desde 14 de dezembro, são também os internamentos. Há hoje mais 89 doentes internados (3.260 no total), dos quais mais dois em Unidades de Cuidados Intensivos (512 no total).

14h05 - Boris Johnson adia viagem à Índia. O primeiro-ministro britânico adiou uma viagem oficial à Índia, marcada para este mês, e que seria a sua primeira grande deslocação ao estrangeiro, após o agravamento da pandemia, anunciou hoje Downing Street.

14h02 - Governo escocês critica estágio do Celtic no Dubai. O primeiro-ministro adjunto da Escócia, John Swinney, criticou a decisão da equipa de futebol de estagiar no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, numa altura em que o país está em confinamento devido à pandemia de Covid-19.

13h59 - Dois lares da Misericórdia de Mêda com 97 utentes e 32 funcionários infetados. Segundo Anselmo Sousa, que é provedor da instituição e também presidente da Câmara Municipal de Mêda, no distrito da Guarda, os surtos verificam-se no Lar Joaquim Nunes Saraiva - Fase 1 (que possui um total de 70 utentes) e no Lar de Nossa Senhora de Fátima (com 46 utentes).

13h50 - Inquéritos realizados pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) na primeira e segunda vaga de Covid-19 revelaram que esta é uma "especialidade chave" na resposta à pandemia e que, sem ela, o SNS teria entrado em rutura.

13h48 - O surto de Covid-19 no lar do Centro Social Nossa Senhora da Esperança, na freguesia de Ribeira de Nisa, no concelho de Portalegre, "está resolvido", disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, Valentim Nunes.

13h35 -O Sciensano, o instituto de saúde pública belga, referiu esta terça-feira que 876 pessoas testaram positivo para o coronavírus e registaram-se 49 mortes no último dia.A Bélgica totaliza 650.887 casos de infeção e 19.750 óbitos.

Os dados divulgados hoje pelo Sciensano demonstram que quase todos os indicadores de Covid-19 na Bélgica diminuíram. O Risco Efetivo de Transmissão (RT) está agora abaixo de 1.

13h10 - A Agência Europeia de Medicamentos desaconselha adiar a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech além dos 42 dias, numa altura em que Alemanha e Bélgica admitem administrar a primeira dose a mais pessoas e adiar a segunda além dos 21 dias prescritos.

12h58 - O Tottenham aplicou multas a três jogadores do plantel que furaram o confinamento durante a passagem de ano. Os três jogadores visados foram Sergio Reguilón, Erik Lamela e Giovani Lo Celso.

12h34 - A Covid-19 já matou pelo menos 1.854.305 pessoas no mundo desde o início da pandemia em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11h00.

12h32 - O surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (SCMM), no distrito de Portalegre, "está a ficar resolvido", disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Filipa Tavares.

12h30 - O Vitória de Guimarães regressou hoje aos treinos, após a ronda de testes ao novo coronavírus realizada na segunda-feira não ter detetado qualquer infeção, informou o clube da I Liga portuguesa de futebol, no sítio oficial.

11h59 - O ministro da Economia britânico, Rishi Sunak, anunciou hoje um novo programa de ajudas financeiras de 4.500 milhões de libras (4.927 milhões de euros) para apoio às empresas afetadas pelo novo confinamento sanitário decretado em Inglaterra.

11h14 - O presidente russo, Vladimir Putin, discutiu com a chanceler alemã, Angela Merkel, a possibilidade de uma "produção conjunta de vacinas" contra o novo coronavírus, anunciou hoje o Kremlin, enquanto Moscovo procura aumentar as suas capacidades nesta área.

10h56 - O Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres suspendeu as aulas presenciais para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, para evitar a propagação de infeções por Covid-19 no concelho.

10h33 - O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, atingiu o limite da capacidade, de acordo com a RTP. Nesta altura há doentes com Covid-19 que aguardam no serviço de urgência por vagas para serem internados.

10h26 - França vai acelerar e simplificar a vacinação contra a Covid-19 para "velocidade cruzeiro", para se juntar aos parceiros europeus, anunciou hoje o ministro da Saúde, Olivier Véran, respondendo a críticas à lentidão da campanha de vacinação no país.

"Passámos ontem as 2.000 vacinações, daqui até quinta-feira vamos aumentar bastante e vamos entrar numa curva exponencial [...]Vamos amplificar, acelerar e simplificar a nossa estratégia de vacinação", garantiu esta manhã o ministro em entrevista à rádio RTL.

10h14 - África registou 682 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 67.928 óbitos, e 21.548 novos casos, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

9h10 - O governo do Japão anunciou hoje que vai decidir na quinta-feira a declaração de um novo estado de emergência sanitária, devido ao aumento das infeções de Covid-19, sobretudo na capital.

"A nossa prioridade é dar uma resposta forte ao coronavírus", disse o primeiro-ministro nipónico, Suga Yoshihide.

9h07 - O centro de crise anti-coronavírus russo revelou esta terça-feira que foram identificados 24.246 novos casos de Covid-19 e morreram 518 pessoas em 24 horas. No total, a Rússia soma 3.284.384 casos positivos e 59.506 vítimas mortais. O número acumulado de recuperados aumentou para 2,6 milhões.

8h39 - Uma equipa internacional de cientistas encarregada de rastrear a origem da Covid-19 deve chegar esta semana à China, um ano após a doença ter sido detetada, pela primeira vez, em Wuhan, no centro do país.

A visita de 10 especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) é considera sensível para o regime chinês, que quer evitar qualquer responsabilidade pela epidemia que já matou mais de 1,8 milhão de pessoas em todo o mundo.

8h36 - A construtora automóvel alemã Daimler afirmou hoje que vai colaborar com as autoridades chinesas nas investigações sobre vestígios do novo coronavírus encontrados na embalagem externa de alguns lotes de peças de reposição para automóveis.

A imprensa estatal chinesa noticiou que 11 funcionários da Daimler em Pequim foram diagnosticados com a doença.

8h34 - O lutador de sumo mais premiado da história deste desporto no Japão está infetado com o novo coronavírus, anunciaram hoje os responsáveis pela competição tradicional japonesa.

Hakuho, de 35 anos e natural da Mongólia, fez um teste depois de apresentar sintomas ligeiros e quando se preparava para o Grande Torneio de Ano Novo, cujo início está previsto para domingo.

8h32 - A China designou hoje partes da província de Hebei, que circunda Pequim, como zonas de alto risco, depois de diagnosticar 14 novos casos de Covid-19, todos por contágio local.

Ao todo, a Comissão de Saúde da China anunciou terem sido identificados 17 casos de contágio local e 16 importados.

8h12 - O Instituto Robert Koch anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 11.897 novos casos de Covid-19 e morreram mais 944 pessoas na Alemanha nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o país contabiliza 1.787.410 casos de infeção e 35.518 mortes.

Os dados das autoridades de saúde alemãs mostram que o total de recuperados subiu para 1,4 milhões.

8h10 - Os Estados Unidos registaram 1.705 mortos e 171.811 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O país contabiliza agora 353.131 óbitos devido à Covid-19 e 20.786.01 casos de contágio.

8h08 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje e desejou êxitos à presidência portuguesa da União Europeia, destacando os processos de vacinação contra a Covid-19 e de atribuição de ajudas financeiras aos Estados-membros para fazer face à atual crise.

8h07 - O vídeo de um estudante norte-americano a receber uma dose de vacina contra a Covid-19 tornou-se viral na rede social TikTok por ter sido administrada a alguém fora do grupo populacional prioritário.

8h04 - O México contabilizou 544 mortos e 6.464 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciaram na segunda-feira as autoridades mexicanas.

Com este último balanço, o número de óbitos registados no país, desde o início da pandemia, subiu para 1.455.219 e o de contágios para 127.757.

O governo mexicano autorizou a utilização de emergência da vacina contra a Covid-19 elaborada pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

8h00 -Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta terça -feira.Clique aqui para conferir asatualizaçõesde domingo, relativamente àpandemiado novocoronavírus.

Leia Também: AO MINUTO: Nova estirpe chega a Nova Iorque. Confinamento no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório