Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Mais 293 mortes no Brasil; Surto fecha esquadra da Damaia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 293 mortes no Brasil; Surto fecha esquadra da Damaia
Notícias ao Minuto

07:45 - 03/01/21 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Dias depois após o início da vacinação em Portugal, e numa altura em que se esperava que a entrada no Novo Ano representasse um novo ciclo (mais positivo) na luta contra a Covid-19, eis que os números diários de infetados e mortes continua a preocupar.

Se no último dia do ano registámos o maior número diário de infetados desde o início da pandemia, este sábado fica marcado como o dia em que ultrapassámos as 7 mil mortes, após o registo de mais 73 vítimas mortais da doença, em 24  horas. A par disso, preocupa também os vários casos de surtos de Covid-19 que estão a afetar vários lares do país. Este sábado, foram identificados surtos num lar em Óbidos, outro em Estarreja e ainda um outro surto no Serviço de Urgência Básica de Moura, que obrigou, inclusive, ao seu encerramento.

Apesar destes últimos dados, Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta noite, que não há dados suficientes relativamente ao rescaldo da pandemia na sequência do período natalício, pelo que a renovação de um novo estado de emergência poderia ser feito por um período de  oito e não 15 dias.

No dia em que teve início os debates para as presidenciais, é ainda de salientar a importância que cada um dos candidatos está a dar à Saúde, lembrando que a pandemia veio mostrar que é necessário um maior investimento na área

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

22h49 - Brasil com 17.341 novos casos e 293 mortes em 24 horas. O Brasil registou nas últimas 24 horas 17.341 novos casos de Covid-19 e 293 mortes pela doença, elevando os totais acumulados no país para 7.733.746 infeções e 196.018 óbitos, segundo dados oficiais hoje divulgados.

22h31 - Marcelo teme que tenha havido "laxismo" na época festiva. O Presidente da República e recandidato ao cargo admitiu hoje estar "preocupado" com a evolução da pandemia em Portugal, dizendo ter a sensação que houve algum "laxismo" na época festiva que pode conduzir a um "galopar" dos números.

22h15 - CHULC recusa "tratamento indigno" de cadáveres e avalia eventuais falhas. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central refutou hoje "qualquer referência a tratamento indigno" de cadáveres de doentes Covid-19 e afirmou que vai avaliar "eventuais situações que se possam aproximar" às relatadas por uma estrutura sindical.

21h56 - Madeira regista 99 novos casos, o maior número desde o início da pandemia. A Madeira regista hoje 99 casos positivos de Covid-19, o número mais elevado desde o início da pandemia, contabilizando 799 situações ativas e 45 pessoas internadas no hospital do Funchal, informou a Direção Regional de Saúde.

21h29 - Surto de Covid-19 fecha esquadra da PSP na Damaia. Um surto de Covid-19 entre polícias levou à suspensão da atividade da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) na Damaia, Amadora. A informação foi revelada na noite deste domingo em comunicado enviado às redações

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revela, na mesma nota, que a 63.ª Esquadra - Damaia "se encontra com a respetiva atividade suspensa desde a tarde de hoje". "Esta decisão, na sequência de indicação das autoridades de saúde, decorre do acionamento do plano de contingência da PSP, na sequência da deteção de casos positivos com o vírus SARS-CoV-2 entre Polícias colocados naquela Esquadra", justifica-se.

20h31 - Parlamento da Madeira com maioria dos funcionários em teletrabalho. A Assembleia Legislativa da Madeira decidiu colocar o seus funcionários em teletrabalho, reduzindo o trabalho presencial, e realizar os plenários e comissões do parlamento com metade mais um dos deputados, foi hoje anunciado.

20h13 - Escolas de Oliveira do Hospital adiam regresso às aulas presenciais. O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital adiou o regresso às aulas presenciais por 14 dias para o 2.º e 3.º ciclos e secundário por causa do agravamento da situação epidemiológica no concelho, foi hoje anunciado.

20h05 - Vacinação nos lares arranca na segunda-feira em Mação. A vacinação nos lares de idosos arranca na segunda-feira, em Mação, distrito de Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina, adiantou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

20h01 - França supera 65 mil mortos e regista mais 12.489 casos. A França ultrapassou hoje o total de 65 mil mortos por Covid-19 e indicou que foram registados 12.489 novos casos, muito acima dos 3.466 da véspera, um número explicado pelos poucos testes realizados no Ano Novo.

19h57 - Nova estirpe é recente em Portugal e "não implica mais restrições". A presença confirmada em Portugal da nova estirpe do coronavírus que provoca a Covid-19 é recente e, embora seja mais contagiosa, não deverá implicar novas medidas e restrições, defendeu hoje um investigador do Instituto Ricardo Jorge.

O investigador também não se mostra preocupado com a possível influência da nova estirpe na eficácia da campanha de vacinação que está a arrancar. "Penso que a vacina garantidamente não está em perigo com o aparecimento desta ou doutras variantes", considerou o cientista, explicando que "a resposta imunitária criada por uma vacina é muito complexa e muito completa. Envolve a geração de anticorpos contra muitos locais deste vírus, não apenas um ou outro onde esta mutação possa aparecer, mas também outro tipo de resposta imunitária que não tem a ver com anticorpos".

19h16 - Universidade da Madeira suspende atividades presenciais até 10 janeiro. A Universidade da Madeira informou hoje que todas as atividades letivas presenciais, incluindo avaliações, estão suspensas até 10 de janeiro, aguardando a instituição as medidas que o Governo Regional vai determinar na segunda-feira.

18h43 - Açores com "testagem massiva" em Rabo de Peixe e Vila Franca do Campo. O Governo dos Açores determinou hoje a "testagem massiva" à Covid-19 das "comunidades escolares, alunos, docentes e não docentes" das escolas do concelho de Vila Franca do Campo e da vila de Rabo de Peixe.

18h39 - Pinhel sem aulas presenciais nas próximas duas semanas. O presidente da Câmara de Pinhel, no distrito de Guarda, disse hoje à agência Lusa que as aulas no concelho não vão ser presenciais nas duas próximas semanas por causa da situação epidemiológica.

18h27 - Anthony Fauci diz que ritmo de vacinação acelerou nos EUA. O imunologista Anthony Fauci afirmou hoje que os Estados Unidos aumentaram o ritmo de vacinação contra a Covid-19 nos últimos dias após um início mais lento, elevando para 4 milhões o número dos que receberam vacinas.

18h06 - Surto em lar de Vendas Novas já provocou sete mortes. O número de óbitos no surto de SARS-CoV-2 no Lar Nossa Senhora da Saúde da Casa do Povo de Vendas Novas, no distrito de Évora, subiu para sete, anunciou hoje o município.

17h54 - Catorze doentes transferidos do Hospital de Pombal para o de Leiria. Catorze doentes do serviço de Medicina do Hospital de Pombal foram hoje transferidos para o Hospital de Santo André, em Leiria, devido a infeção pelo novo coronavírus, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

17h18 - CHULC acusado de deixar cadáveres "largas horas" junto a doentes. O Sindicato dos Médicos da Zona Sul refere que no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, após o falecimento de doentes com Covid-19, tem sido frequente o atraso na recolha do corpo, "o que leva a que os cadáveres permaneçam largas horas na enfermaria, muitas vezes ao lado de doentes internados".

16h42 - Foto emocionante mostra filha e mãe infetadas a despedirem-se. Anabel Sharma, de 49 anos, e a mãe, Maria Rico, de 76 protagonizaram uma das fotos mais emocionantes dos últimos tempos tiradas no Reino Unido. Conheça aqui a história.

Notícias ao Minuto[Foto emocionante mostra filha e mãe infetadas a despedirem-se]© Reprodução

16h32 - Primeiro-ministro húngaro critica UE sobre vacinas. A Hungria tem poucas hipóteses de recorrer à vacina russa contra a Covid-19 devido à produção limitada da Sputnik V, declarou hoje o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que criticou a União Europeia sobre a aquisição de vacinas.

16h21 - Surto na Misericórdia de Pinhel regista 48 infetados. Um surto de infeções com o novo coronavírus na Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, no distrito da Guarda, atinge 38 utentes e 10 funcionários, disse hoje o provedor Luís Videira Poço.

16h12 - Crescendo de infeções em funcionários de lares preocupa Misericórdias. O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, assinalou hoje um crescendo de casos de Covid-19 em funcionários dos lares de idosos, pedindo cuidados redobrados.

16h03 - Boris Johnson avisa para possibilidade de mais restrições em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou hoje que poderão ser decretadas restrições mais rigorosas na Inglaterra para combater a rápida propagação do coronavírus, atribuída a uma nova variante.

15h49 - Reino Unido regista 54.990 novos casos de Covid-19 e mais 454 óbitos. O Reino Unido registou 54.990 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 454 mortes nas últimas 24 horas. É o sexto dia consecutivo que o país reporta mais de 50 mil contágios num dia. De acordo com os últimos dados, desde o início da pandemia, 2.654.780 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus no país, sendo que 75.024 morreram. 

15h27 - Governo da Madeira ouviu autarcas dos três concelhos com mais casos. O presidente do Governo da Madeira ouviu hoje os responsáveis dos municípios do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira, que registam maior incidência de casos de SARS-CoV-2, com vista à adoção de novas medidas.

14h35 - Portugal regista, este domingo, mais 73 vítimas mortais da Covid-19 e 3.384 infetados. Há, ainda, a registar um aumento de 186 casos de internamento (para um total de 3.044 pessoas internadas), estando 500 na Unidade de Cuidados Intensivos (mais oito que ontem).

14h12 - O Serviço Nacional de Saúde agradece, através da sua página de Facebook, os esforços feitos para que se contenha o número de contágios de Covid-19 no país.

14h11 - O Governo da Madeira aprovou hoje novas medidas para conter os contágios com o vírus SARS-CoV-2 que incluem a proibição de circulação entre as 23:00 e as 05:00, a abertura progressiva das escolas e reforço de fiscalização. Face ao aumento de casos de contágios com o novo coronavírus verificados no arquipélago, o executivo madeirense esteve reunido na presidência do Governo Regional com representantes das autoridades de saúde da região para decidir as novas medidas, não tendo sido prestadas declarações à comunicação social.

13h30 - O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) informou hoje que as pessoas infetadas pela covid-19, ou os casos suspeitos, não devem ser encaminhadas para aquela unidade, devido ao "extraordinário aumento" de afluxo de doentes nos serviços.

13h18 - A nova estirpe do novo coronavírus já terá chegado a Portugal Continental, avança a RTP1, este domingo. De acordo com canal de televisão público foram identificados 16 casos desta nova variante. A informação consta de um relatório do Instituto Ricardo Jorge já enviado ao Governo.

13h04 - Um surto de Covid-19 num lar em Mértola que já fez sete mortos e mais de uma centena de infetados, revela a SIC Notícias, este domingo. O provedor da Santa Casa da Misericórdia, José Alberto Rosa, admite  que a situação é "situação extremamente complicada".

12h50 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 30 novos casos de covid-19, 25 dos quais na ilha de São Miguel, a mais populosa, avançou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h48 - O Agrupamento de Escolas de Mêda, no distrito da Guarda, anunciou hoje que, nas próximas duas semanas, as aulas do segundo período letivo não serão presenciais devido "à atual situação epidemiológica" da Covid-19 no concelho.

12h25 - O Governo da Madeira anunciou hoje para segunda-feira o início da vacinação da covid-19 nos lares da região, que enfrenta o primeiro surto num estabelecimento do Funchal, onde 11 utentes e três funcionários testaram positivo.  "Na próxima semana, vai ser iniciado o plano de vacinação contra a covid-19 nos lares da região", disse a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Augusta Aguiar, num comunicado enviado às redações, na sequência do surto detetado no Lar do Vale Formoso, onde 11 utentes e três funcionários testaram positivo.

12h17 - A Santa Casa da Misericórdia da Mêda, no distrito da Guarda, anunciou hoje que morreram duas pessoas na sequência de um surto de covid-19 num dos três lares da instituição. Segundo o provedor da instituição, que publicou a informação nas redes sociais, tratam-se de dois utentes com "patologias graves associadas", que residiam no lar Joaquim Nunes Saraiva - Fase 1.

10h55 - Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Montemor-o-Novo, Évora, já infetou, pelo menos, 54 pessoas, anunciou hoje o município.

10h45 - África registou mais de 50 mil novos casos e 1.355 mortes em 24 horas, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

10h39 - Mais de 84,5 milhões de casos de infeção pela covid-19 foram diagnosticados desde o início da pandemia, e morreram 1.835.788 pessoas, revelou hoje a universidade norte-americana Johns Hopkins. Estes dados pressupõem que houve um aumento de mais de 1,1 milhões de contágios desde o começo do ano novo.

10h25 - Uma história encorajadora. Georgina, uma idosa, de Seia, de 103 anos, sobreviveu à Covid-19 e sempre sem sintomas. Conta a SIC Notícias que tanto os funcionários como os utentes olham para a mulher mais velha do lar de idosos de Sazes da Beira como sendo a protagonista de uma história que tem tanto de difícil como de encorajadora.

10h15 - O Presidente da Confederação suíça, Guy Parmelin,que assumiu o cargo a 01 de janeiro, reconheceu erros na gestão da pandemia, numa entrevista publicada hoje pelo jornal SonntagsBlick.  "Entre julho e setembrosubestimámos a situação", reconheceu.

09h46 - A Rússia registou 447 mortes e 24.150 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, revelaram hoje as autoridades de saúde do país.

08h50 - Muito se tem falado sobre a importância de manter os espaços arejados para evitar o contágio pro Covid-19. O ministério da Ciência e Inovação espanhol explica como manter os espaços interiores ventilados.

08h30 - O apresentador Larry King foi hospitalizado no Cedars Sinai Medical Center, em Los Angeles, há mais de uma semana, com Covid-19. A informação é adiantada por uma fonte próxima da família, como destaca a CNN. King, que tem diabetes tipo 2, já conseguiu superar vários problemas de saúde ao longo dos anos, entre eles já sofreu vários ataques cardíacos e superou os cancros no pulmão e na próstata.

06h50 - O Tribunal Constitucional do Equador declarou inconstitucional o estado de emergência decretado no país pelo Presidente, Lenin Moreno, devido ao aumento de contágios com o novo coronavírus, anunciou a instituição no sábado. Na sua análise, o Tribunal Constitucional considerou que o Presidente tinha baseado a sua decisão de introduzir o estado de emergência "num possível risco futuro e não num risco atual, sem basear a sua decisão em informações suficientes, claras e específicas".

06h45 - O regulador de medicamentos da Índia deu uma autorização de emergência para as vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pelo biofarmacêutica AstraZeneca, e outra desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech. O plano inicial de vacinação do país visa vacinar 300 milhões de pessoas até agosto, desde trabalhadores da saúde a pessoal da linha de frente, incluindo a polícia e aquelas consideradas mais vulneráveis devido à sua idade ou outras doenças. O ministro Narendra Modi afirma que este é um momento crucial rumo "a um país mais saudável e livre de Covid-19".

06h20 - Uma médica de 32 anos, no México, fez uma reação alérgica grave à vacina da Pfizer. Cerca de meia hora após a administração da vacina, a mulher sofreu de convulsões e erupções cutâneas, diminuição da força muscular e falta de ar, noticia o El País. A médica foi internada na unidade de cuidados intensivos, após uma inflamação cerebral. Este é o primeiro caso de encefalite conhecido no México derivado da administração do antígeno.

06h04 - O México contabilizou 344 mortos e 6.359 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. O novo balanço faz subir para 1.443.544 o número de contágios e para 126.851 o número total de óbitos.

06h01 - Os Estados Unidos registaram 2.237 mortos e 277.346 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O país contabiliza agora 20.381.349 casos e 349.920 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia.

07h00 - Bom dia! Começa aqui um novo registo para poder acompanhar todas as incidências sobre o novo coronavírus. Para recordar os acontecimentos do dia anterior, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório