Congressista republicano tenta na justiça revogar vitória de Biden

O congressista norte-americano Louie Gohmert, do Partido Republicano, interpôs uma ação judicial na tentativa de revogar os resultados das eleições presidenciais de novembro que deram a vitória ao democrata Joe Biden, noticiou a imprensa local.

Notícia

© Susan Walsh-Pool/Getty Images

Lusa
28/12/2020 23:12 ‧ 28/12/2020 por Lusa

Mundo

EUA/Eleições

A ação, subscrita por mais 11 republicanos, pede a um juiz federal do Texas, Jeremy Kernodle, designado pelo Presidente Donald Trump, que cessa funções em 20 de janeiro, para que declare que o ainda vice-Presidente, Mike Pence, tem "autoridade e discrição exclusivas" para decidir quais os votos de determinados estados devem ser contados para proclamar a vitória de um candidato.

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou em meados de dezembro a vitória de Biden nas eleições presidenciais de 03 de novembro, com 306 votos, contra os 232 de Trump.

Basicamente, a ação judicial apresentada pelo congressista Louie Gohmert, eleito pelo Texas, centra-se no papel que Pence desempenhará em 06 de janeiro, dia em que irá presidir a uma sessão do Congresso para certificar a vitória de Biden sobre Trump, que ainda não reconheceu a sua derrota, alegando fraude eleitoral.

Normalmente, o papel do vice-Presidente dos Estados Unidos nesta cerimónia é meramente simbólico.

O polémico congressista Louie Gohmert, que se recusa a usar máscara apesar de já ter sido infetado pelo coronavírus da covid-19, considera que parte da lei sobre a contagem eleitoral, de 1887, deveria ser declarada inconstitucional porque, a seu ver, "os mecanismos exclusivos de resolução de disputas" previstos na Constituição incluem que "o vice-Presidente Pence determine que lista de votos dos delegados conta ou não para cada estado".

Leia Também: Biden anuncia equipa para luta contra alterações climáticas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas