Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

RCA: Angola reitera apoio total às instituições legítimas do país

Angola reiterou hoje o seu apoio total às instituições legítimas da República Centro-Africana (RCA), acompanhando "com muita preocupação" os últimos desenvolvimentos sobre a situação política e de segurança.

RCA: Angola reitera apoio total às instituições legítimas do país
Notícias ao Minuto

19:27 - 26/12/20 por Lusa

Mundo RCA

A posição foi hoje expressa pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, que discursava em representação do Presidente de Angola, João Lourenço, na cimeira extraordinária virtual da conferência dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados de África Central (CEEAC).

Téte António frisou que a cimeira foi realizada num momento "muito difícil" para o povo da RCA, devido às ameaças à paz e segurança, provocadas pelos novos atraques de grupos armados.

O ministro angolano das Relações Exteriores lançou um apelo à vontade coletiva da comunidade internacional, continental e regional, para que se solidarize com a situação atual da RCA.

Segundo Téte António, Angola acompanha com muita preocupação os últimos desenvolvimentos sobre a situação política, de segurança e humanitária que afetam a população civil e as ameaças à realização das eleições presidenciais e legislativas previstas para este domingo.

"Exortamos todos os atores políticos para cessarem todas as hostilidades urgentemente, e a trabalharem em conjunto para garantir as condições favoráveis à realização de eleições credíveis, inclusivas, pacíficas e transparentes no dia 27 de dezembro de 2020", referiu o governante angolano.

O chefe da diplomacia angolana reiterou que "as eleições continuam a ser a única via legítima de acesso ao poder em conformidade com a Constituição da RCA e com as normas e princípios internacionais, continentais e regionais".

Angola exortou ainda as partes para que resolvam qualquer diferendo de forma pacífica, no interesse do povo centro-africano, "que sofre há muito tempo devido ao conflito e instabilidade".

"Apelamos, assim, à calma e à contenção da população e aos atores políticos, no sentido de trabalharem para a plena implementação do Acordo Político para a Paz e a Reconciliação (APPR-RCA), com vista a garantir ao povo centro-africano o seu direito soberano ao voto", disse.

Na qualidade de presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, Angola apoia a CEEAC e a Missão Multidimensional integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro Africana (MINUSCA), bem como os demais parceiros da RCA, no âmbito da cooperação bilateral e multilateral no sentido de encontrar uma saída imediata do conflito e garantir a realização das eleições neste país, nos prazos constitucionalmente estabelecidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório