Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Ministra confirma data para vacinação. Mais 87 mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Ministra confirma data para vacinação. Mais 87 mortos
Notícias ao Minuto

08:06 - 17/12/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Assembleia da República aprova esta quinta-feira o decreto presidencial que prolonga o Estado de Emergência até 7 de janeiro para permitir medidas de contenção dos contágios com o novo coronavírus e que abrange o Natal e Ano Novo. O conteúdo do diploma presidencial é semelhante ao que está atualmente em vigor, mas acrescenta uma norma para realçar que a violação das normas do Estado de Emergência configura crime de desobediência. Leia aqui o decreto do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal registou mais 82 mortes e 4.720 infetados com o novo coronavírus, de acordo com o relatório da Direção-Geral da Saúde mais recente. Em termos acumulados, há 5.815 vítimas mortais e 358.296 infetados no nosso país.

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h44 - A Europa tornou-se hoje a primeira região do mundo a registar mais de meio milhão de mortes com Covid-19, de acordo com uma contagem efetuada pela agência France-Presse (AFP), com base em dados das autoridades de saúde.

15h37 - O Banco de Portugal prevê que 15% do crédito às empresas, cerca de 11 mil milhões de euros, fique por pagar durante o período de vigência das moratórias, segundo números do Relatório de Estabilidade Financeira hoje divulgado.

15h28 - As forças de segurança detiveram 20 pessoas pelo crime de desobediência entre 23 de novembro e 8 de dezembro, aplicaram 359 coimas e encerraram 38 estabelecimentos, durante este período do estado de emergência decretado devido à pandemia.

15h10 - O Conselho de Ministros reúne-se hoje à tarde para rever as medidas no âmbito da renovação do Estado de Emergência, participando o primeiro-ministro, António Costa, por videoconferência e o restante executivo presencialmente no Palácio da Ajuda.

14h42 - Portugal registou esta quinta-feira 4.320 novos infetados e 87 mortos. Há a registar menos 39 pessoas internadas, embora o valor de doentes em cuidados intensivos tenha aumentado.

14h10 - A Alemanha atingiu um novo recorde de casos diários da doença Covid-19 nas últimas 24 horas, ao anunciar hoje 30.423 novas infeções naquele país, após uma revisão dos dados inicialmente avançados. Recorde-se que, de manhã, o balanço diário do Instituto Robert Koch (RKI) dava conta de 26.923 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas na Alemanha.

14h04 - O presidente do Governo da Madeira confirmou hoje a existência de um surto de covid-19 no Hospital dos Marmeleiros, no Funchal, com cerca de 20 infetados, mas sublinhou que a cadeia de transmissão está "perfeitamente identificada".

13h59 - A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 enviou uma petição ao primeiro-ministro, António Costa, subscrita por um grupo de médicos, que pede a inclusão destes doentes na primeira fase de vacinação contra a Covid-19. O documento foi enviado na quarta-feira por um grupo de profissionais que tem acompanhado pessoas com trissomia 21, disse hoje à agência Lusa uma fonte ligada a este processo.

13h57 - O armazenamento e a distribuição da vacina contra a covid-19 em África terão de envolver o setor privado, como a indústria alimentar, devido à insuficiente capacidade do continente nesta área, defendeu hoje a OMS para a região.

13h34 - Marta Temido substituiu António Costa na reunião de trabalho sobre o Plano de Vacinação de combate à Covid-19, enquanto o primeiro-ministro aguarda o resultado do teste ao novo coronavírus.A ministra da Saúde adiantou que a autorização para a entrada no mercado da vacina da Pfizer deverá acontecer a 23 de dezembro. O Governo prevê dar início à vacinação entre 27 e 29 de dezembro, altura em que será entregue um primeiro lote desta vacina.

Pode acompanhar as declarações abaixo:

13h20 - Costa não foi o único governante que esteve com Macron. Consulte aqui a lista dos vários os políticos que estiveram em contacto com o presidente francês.

13h17 - O Infarmed validou a certificação CE das máscaras cirúrgicas do fabricante Interespuma - Indústrias de Poliuretanos, Lda e a sua reintrodução no mercado, depois de ter sido suspensa a sua comercialização em 30 de outubro. "Os dispositivos médicos máscaras cirúrgicas tipo I, tipo II e tipo IIR (...) da marca Orthia estão cobertos pela Declaração CE de Conformidade emitida em 30 de novembro de 2020, pelo seu fabricante Interespuma -- Indústrias de Poliuretanos, Lda., pelo que podem voltar a ser comercializados sem restrição", informou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

12h57 - A pandemia da Covid-19 já causou pelo menos 1.649.927 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em 2019 na China, indicou hoje o balanço diário realizado pela agência France-Presse (AFP) com base em fontes oficiais. Mais de 74.195.340 casos de infeção com o novo coronavírus (SARS-Cov-2) foram diagnosticados oficialmente no mesmo período no mundo, dos quais pelo menos 47.580.000 são pessoas já consideradas como recuperadas e curadas, de acordo com os dados reunidos pela agência francesa.

12h53 -Um fisiologista português já foi vacinado contra a Covid-19 e, em declarações à TVI24, relatou a experiência. "O único sintoma que tenho é o braço dorido", revelou. Pouco mais de uma semana depois de ter sido dado um passo decisivo na luta contra a pandemia no Reino Unido, o início da vacinação, Hugo Nunes recebeu a vacina da Pfizer.

12h49 - Quim Barreiros, de 73 anos, está infetado com a Covid-19. A notícia foi confirmada pelo músico em declarações à revista Sábado. Ao que tudo indica, o músico foi testado com um teste rápido nos bastidores do programa 'O Preço Certo', da RTP1, onde se preparava para atuar.

12h47 - Os hospitais de Tóquio enfrentam dificuldades na prestação de serviços de rotina devido ao elevado número de casos de Covid-19, alertaram as autoridades sanitárias no dia em que se atingiu um novo máximo de contágios. Pela primeira vez, a cidade passou ao nível quatro, o mais elevado dos níveis de alerta relativos a serviços médicos.

12h34 - O presidente do Governo da Madeira deu hoje parecer favorável ao prolongamento da declaração do Estado de Emergência, no âmbito da pandemia da Covid-19, informou o gabinete de Miguel Albuquerque.

12h27 - Um surto de Covid-19 na freguesia rural de Terrugem, no concelho de Elvas, em Portalegre, obrigou ao encerramento de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara, Nuno Mocinha. "Neste momento, segundo dados recolhidos ontem [quarta-feira], há 32 casos ativos nesta freguesia", disse.

12h21 -Um dos políticos mais influentes da Ucrânia, e mayor da cidade de Kharkiv, morreu vítima de Covid-19. Hennadiy Kernes, de 61 anos, perdeu a vida durante a noite passada, numa clínica alemã.A confirmação do óbito foi dada pelo porta-voz do concelho da cidade.

12h12 - O primeiro-ministro recorreu às redes sociais para partilhar o momento em que foi testado para a Covid-19 depois de ter estado com o presidente francês, Emmanuel Macron, que está infetado, ontem.

"Sinto-me bem e sem quaisquer sintomas", escreveu ainda, acrescentando a confirmação do cancelamento da deslocação a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

12h04 - A Suécia e a sua estratégia atípica contra a Covid-19 enfrentam dificuldades face a uma importante segunda vaga, alertaram hoje responsáveis locais, no mesmo dia em que o rei diz que o país nórdico "falhou". "A autoridade de saúde pública preparou três cenários no verão. Preparámo-nos para o pior, mas é duas vezes pior", explicou Lars Falk, um responsável de cuidados intensivos no hospital Karolinska de Estocolmo, à agência France Presse.

11h37 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai ficar em isolamento profilático após ter estado, na passada segunda-feira, com o presidente francês, Emmanuel Macron, que testou hoje positivo para a Covid-19, informou o porta-voz do responsável belga.

Pouco depois de ser conhecida a infeção de Emmanuel Macron, Charles Michel deixou-lhe votos de melhoras.

11h31 - O primeiro-ministro português decidiu cancelar as suas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, entre sexta-feira e domingo, após ter estado na quarta-feira com o presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

11h19 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, entrou hoje de quarentena preventiva até 24 de dezembro, depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, com quem esteve há dois dias, ter testado positivo à Covid-19. "Depois da informação fornecida pelo [Palácio do] Eliseu de que o Presidente francês, Emmanuel Macron, deu positivo no teste Covid-19, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, irá suspender toda a sua atividade programada para os próximos dias, em conformidade com os protocolos de saúde", segundo comunicado de imprensa do gabinete do chefe do Governo espanhol.

10h56 -A União Europeia quer começar vacinação contra a Covid-19 em todos os Estados-membros no próximo dia 27 de dezembro. A informação foi revelada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, através do Twitter que a vacinação contra a Covid-19 na União Europeia começa entre os dias 27 e 29 de dezembro.

10h39 - O Serviço Nacional de Saúde recorreu às redes sociais para deixar um alerta na época festiva. "Este Natal, não corra riscos, mantenha o distanciamento físico. O melhor presente e cuidar de todos. Cuidar de si é cuidar de todos", pode ler-se na publicação.

10h30 - Os parceiros do Grupo de Apoio Orçamental a Cabo Verde disponibilizaram, excecionalmente devido à pandemia de Covid-19, 100 milhões de euros em assistência financeira, alertando para as "ameaças sem precedentes" da pandemia ao progresso social e económico do arquipélago.

10h25 - Uma mulher de 91 anos é a primeira vítima mortal do surto de Covid-19 que surgiu num lar de uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, disse hoje à agência Lusa fonte do município. "A utente faleceu no lar da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete, na quarta-feira", disse. Em menos de um ano, as primeiras vacinas experimentais para a Covid-19, doença declarada em 11 de março como uma pandemia, foram aprovadas e administradas, ao mesmo tempo que prosseguem os ensaios clínicos finais, que terão de clarificar dúvidas que subsistem, como a duração da imunidade conferida ou possíveis efeitos indesejáveis a longo prazo, apesar de as taxas de eficácia anunciadas serem superiores, na maioria dos casos, a 90%.

10h17 - O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia da Covid-19, uma infeção respiratória viral que fez correr o mundo sobressaltado atrás de uma vacina, descoberta e administrada em tempo recorde na esperança de um regresso à vida normal.

10h12 - A pandemia de Covid-19 levou à maior quebra trimestral da economia portuguesa desde que há registo, no segundo trimestre, e o défice das contas públicas em 2020 deverá ser o maior desde 2014. O segundo trimestre de 2020 observou a maior quebra do Produto Interno Bruto (PIB) desde que há registo em Portugal, devido à paralisação quase total da atividade económica no país durante o período de vigência do estado de emergência, entre 19 de março e 2 de maio, e às limitações impostas à maioria dos setores da sociedade.

10h03 - As notícias de surtos de Covid-19 em lares de idosos despertaram o país para uma realidade de muitas residências sem condições ou a funcionar de forma ilegal e sem qualquer acompanhamento ou fiscalização do Estado. A proibição das visitas a lares foi uma das primeiras medidas a serem anunciadas pelo Governo no início de março, reconhecendo os idosos como grupo de risco particularmente vulnerável à doença. A primeira morte em Portugal por Covid-19 foi de um homem de 80 anos.

09h51 - Oator Ian McKellen já foi vacinado contra a Covid-19. O artista, de 81 anos, faz parte do primeiro grupo elegível a receber a vacinação no Reino Unido. Um direito que exerceu esta quarta-feira, dia 16, no Queen Mary University Hospital.

09h56 - África registou mais 365 mortes devido à Covid-19 e somou mais 21.598 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total de 57.422 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano regista agora um total de 2.429.662 pessoas infetadas desde o início da pandemia nos 55 Estados-membros da União Africana.

09h45 -O presidente francês Emmanuel Macron testou positivo à Covid-19, anunciou a presidência francesa, esta quinta-feira. Recorde-se que Macron esteve reunido, no dia anterior, com o primeiro-ministro português António Costa.

09h31 - Confinamento, quarentena, assintomático e zaragatoa foram algumas das palavras mais pesquisadas no dicionário Priberam em 2020, um ano que ficou marcado pela pandemia de Covid-19 e pelas medidas restritivas que impôs no mundo inteiro. São 31 as palavras escolhidas, a partir das 250 mais pesquisadas e muitas destas palavras referem-se diretamente à pandemia e, no topo das consultas no Dicionário Priberam, a mais pesquisada de todas foi precisamente pandemia.

09h25 - Ellen DeGeneres usou a sua conta oficial de Instagram para atualizar os seus seguidores sobre o seu estado de saúde, após anunciar estar infetada com Covid-19. Ellen, de 62 anos, diz estar a sentir-se "muito bem", sendo que apenas um sintoma, que ela nem sabia que podia ser um sintoma, a está a incomodar bastante: "uma dor terrível nas costas".

09h11 - Um profissional de saúde do estado norte-americano do Alasca fez uma reação alérgica grave depois de receber a vacina da Pfizer/BioNTech contra o novo coronavírus. Segundo a Reuters, que cita as autoridades de saúde a reação ocorreu minutos depois da injeção e a pessoa já se encontra em estado considerado estável.

08h48 - Covid-19 é cinco vezes mais mortal do que a gripe, diz novo estudo. Em comparação com os pacientes com gripe sazonal, os pacientes com Covid-19 hospitalizados enfrentam uma maior necessidade de ventilação e cuidados intensivos, estadias mais longas no hospital, mais complicações e quase cinco vezes o risco de morte. Estes são os resultados de um novo estudo, liderado por investigadores do VA Saint Louis Health Care System, publicado na BMJ.

08h30 - A economia da Austrália apresenta uma forte recuperação depois do impacto da pandemia da Covid-19, afirmou hoje o ministro do Tesouro australiano.

07h38 - Um dia depois de bater o recorde diário de mortes, com quase mil mortes num dia, a Alemanha regista, esta quinta-feira, mais 698 mortos e 26.923 infetados por Covid-19. O país regista assim 24.125 mortes e 1.406.161 infetados, desde o início da pandemia. Recorde-se que a Alemanha deu ontem início a uma nova fase de restrições, para tentar combater o vírus. Entre as medidas adotadas estão o encerramento do comércio e servições não essenciais.

07h34 - O presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), o democrata Joe Biden, de 78 anos, vai ser vacinado contra a Covid-19 durante a próxima semana. A informação é confirmada pela Associated Press (AP), que dá conta de que o próximo chefe de Estado norte-americano vai receber a vacina contra a Covid-19 mais tardar na próxima semana e em público.

07h23 - A Assembleia da República aprova hoje o decreto presidencial que prolonga o Estado de Emergência até 7 de janeiro para permitir medidas de contenção dos contágios com o novo coronavírus e que abrange o Natal e Ano Novo. O projeto de decreto enviado por Marcelo Rebelo de Sousa para o parlamento na quarta-feira à noite - que produz efeito entre 24 de dezembro e 07 de janeiro em todo o território nacional - deverá voltar a ser aprovado apenas com os votos favoráveis do PS e do PSD.

07h20 -Os Estados Unidos registaram na quarta-feira um pesado balanço de mais de 3.700 mortos devido à Covid-19 e mais de 250 mil casos, num só dia, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h13 - O México contou 670 mortes causadas pela Covid-19 e 10.297 casos da doença nas últimas 24 horas, disseram na quarta-feira as autoridades de saúde.O país registou 115.769 mortos e 1.277.499 contágios desde o início da pandemia, em fevereiro passado. Este é o segundo dia consecutivo em que o México regista mais de dez mil contágios, de acordo com o boletim diário da Secretaria de Saúde mexicana.

07h07 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado sete casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os casos importados foram diagnosticados em Xangai (leste) e em Guangdong (sudeste).

07h03 - A Coreia do Sul registou 22 mortes causadas pela Covid-19 e 1.014 casos, nas últimas 24 horas, anunciou hoje a agência de prevenção e controlo de doenças sul-coreana. Pelo segundo dia consecutivo, as autoridades sanitárias do país identificaram mais de mil novas infeções, aumentando os receios de que os contágios com o novo coronavírus SARS-CoV-2 estejam a ficar descontrolados na área metropolitana da capital.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo na manhã desta quinta-feira, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório