Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Vacina obrigatória? "Não". OMS pede que se evitem abraços

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vacina obrigatória? "Não". OMS pede que se evitem abraços
Notícias ao Minuto

15:44 - 07/12/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Em véspera de feriado, Portugal continua sob medidas restritivas, as quais impedem a circulação entre concelhos até às 23h59 de amanhã, exceto para quem vai trabalhar, prestar apoio a membros da família, comprar medicamentos ou cumprir responsabilidades parentais. Esta segunda-feira, não há aulas e os funcionários públicos têm tolerância de ponto.

Portugal passou hoje a 'barreira' dos cinco mil óbitos e os 325.071 casos confirmados, desde o início da pandemia. Nas últimas horas foram registadas 78 mortes e mais 2.597 casos de Covid-19.

Pode consultar ainda os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h49 - Israel vai implementar o recolhimento obrigatório no período da noite, a partir de quarta-feira, para mitigar a propagação da pandemia durante as semanas que antecedem as celebrações do Natal e do Hanukkah. O anúncio foi feito pelo organismo governamental responsável pela decisão de medidas para controlar a propagação do SARS-CoV-2. Durante a noite não vai haver quaisquer estabelecimentos comercias abertos.

23h34 - A Assembleia Geral da ONU aprovou hoje uma resolução que torna 27 de dezembro no 'Dia Internacional da Preparação para Epidemias', após a covid-19 evidenciar a falta de preparação global nesta matéria. O texto "convida todos os Estados Membros, entidades das Nações Unidas e outras organizações mundiais, regionais e sub-regionais, o setor privado e a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais a celebrar a cada ano o Dia Internacional de Preparação para Epidemias" naquela data.

23h26 - Este casamento indiano acabou por ser improvisado depois de a noiva testar positivo para a Covid-19. As vestes tradicionais deram lugar a fatos de proteção e máscaras. Os noivos trocaram os colares de flores em frente ao fogo sagrado vestidos com fatos de proteção azuis, viseiras e máscaras de proteção. O sacerdote, também vestido 'a rigor' conta o vírus, leu versos das escrituras Hindu, enquanto se ouviam músicas de casamento tradicionais ao fundo.

23h11 - Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 20.371 casos de infeção pelo novo coronavírus e 376 mortes. Os dados foram revelados, esta segunda-feira, pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, já foram contabilizados 6.623.911 infeções e 177.317 óbitos. Há ainda a apontar a existência de 5.801.067 pacientes recuperados e 645.527 em acompanhamento.

23h07 - O chefe de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou hoje a não se estar demasiado perto de familiares durante a época natalícia e a evitar abraços, de forma a travar a proliferação do novo coronavírus. Michael Ryan falou durante uma conferência de imprensa 'online', na sede da organização, e apoiou-se nos "chocantes" números de casos de Covid-19 e de mortos, especialmente nos Estados Unidos, para defender o afastamento entre pessoas próximas durante a quadra natalícia.

22h29 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 20.371 casos de infeção pelo novo coronavírus e 376 mortes. Os dados foram revelados, esta segunda-feira, pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, já foram contabilizados 6.623.911 infeções e 177.317 óbitos.

22h04 - O Ministério da Saúde brasileiro destinou hoje 59,4 milhões de reais (9,5 milhões de euros) para que os estados invistam no sistema de refrigeração de vacinas, para receberem o imunizante contra a Covid-19. A medida foi publicada hoje em Diário Oficial da União e destina-se à denominada "rede de frio", visando fortalecer nas 27 unidades federativas brasileiras o "Programa Nacional de Imunizações, promovendo resposta qualificada e efetiva ao serviço de imunização nacional para o combate à Covid-19".

21h58 - A Covid-19 e o movimento 'Black lives Matter' foram os temas mais comentados no Twitter em 2020, de acordo com uma listagem divulgada hoje por aquela rede social. A 'hashtag' #Covid-19 e suas variantes "foi utilizada quase 400 milhões de vezes em todo o mundo", tornando a pandemia, "sem surpresa", no evento mais significativo do ano, referiu o Twitter em comunicado.

21h53 - A Madeira assinalou hoje 29 casos de covid-19, 14 recuperações e 143 situações suspeitas, totalizando agora 257 infeções ativas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que 17 pessoas estão hospitalizadas, três delas nos cuidados intensivos. Dos novos casos reportados, um é oriundo da Roménia e 28 são de transmissão local, entre os quais estão sete crianças que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Câmara de Lobos, Funchal e Machico, onde os planos de contingência foram ativados.

21h49 - O Serviço Nacional de Saúde recorreu às redes sociais para relembrar os cidadãos de "5 regras simples e essenciais que podem fazer a diferença na transmissão do vírus". Recorde-as abaixo:

21h43 - Onze mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse hoje a delegada de Saúde, adiantando que a última testagem relativa a este surto vai ser realizada na quarta-feira. "Há a confirmar mais um óbito no Lar do Pego e vamos fazer a última testagem na instituição na quarta-feira, dia 09 de dezembro, uma vez que a capacidade de contágio terá diminuído, face ao tempo que já passou desde o início de um surto que foi detetado a 29 de outubro, e que no dia 02 de dezembro apresentava ainda um total de 16 utentes infetados", disse Maria dos Anjos Esperança.

21h21 - O total de infetados no surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (Beja) subiu para 88 pessoas, entre utentes e funcionários, tendo já morrido dois idosos, revelou hoje o provedor. Dos 74 idosos do Lar de S. Francisco com resultado positivo nos testes de rastreio ao novo coronavírus SARS-CoV-2, há a registar "10 internamentos" no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e duas mortes.

20h56 -Museu do Louvre, na capital francesa de Paris, está a recorrer à sua obra de arte mais famosa para colmatar o buraco de 90 milhões euros nas suas finanças criado pela pandemia. O acesso especial, ao vivo e a cores, à Mona Lisa vai ser vendido à melhor oferta. Quem ganhar o leilão vai poder estar perto do quadro de Leonardo da Vinci ao testemunhar a examinação anual da obra prima.

20h48 - "Amanhã começa o maior programa de vacinação na história do NHS". Responsável pelo sistema de saúde britânico conversa com alguns profissionais responsáveis pela administração da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido.

20h32 - Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) defenderam hoje a não obrigatoriedade das vacinas contra a Covid-19, preferindo a persuasão e o diálogo com as populações. "Não creio que a obrigatoriedade seja o caminho a seguir", disse a responsável aos jornalistas, tendo Michael Ryan, diretor para as emergências em saúde, acrescentado que os benefícios das vacinas precisam de ser mais bem explicados, em vez de tornar a vacinação obrigatória.

20h19 - O surto da covid-19 no lar da Misericórdia de Coruche, que chegou a ter 95 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, provocou a morte a 17 idosos, estando agora praticamente resolvido, disse hoje o presidente do município. O surto no lar do Monte da Barca da Misericórdia de Coruche, que teve início no final de outubro, acabou por provocar a morte a 17 idosos, pessoas que tinham outras morbilidades, fazendo com que o número de óbitos no concelho devido à covid-19 seja atualmente de 23, disse.

20h09 - Um tribunal francês decidiu que uma mulher idosa, diagnosticada com demência, vai ter de pagar uma multa de 166 euros por ter posto a data errada numa declaração para poder sair de casa durante o confinamento. Em França, durante o confinamento, é necessário fazer o download de um formulário que deverá ser preenchido de cada vez que alguém necessita de sair de casa.

19h46 - A Faixa de Gaza recebeu hoje da Organização Mundial da Saúde (OMS) 'kits' de testes de diagnóstico à doença Covid-19, um dia depois das autoridades locais terem anunciado a suspensão do rastreamento de novas infeções por falta de meios. O Ministério da Saúde deste enclave palestiniano anunciou hoje que recebeu da OMS cerca de 19.500 testes, quantidade que permite assegurar os rastreios durante oito dias.

19h34 - França registou nas últimas 24 horas 366 novas mortes em meio hospitalar devido ao vírus, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 55.521, anunciaram hoje as autoridades de saúde. Atualmente há 26.356 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e desses pacientes, 3.198 estão internados nos cuidados intensivos. O número de novos casos diários no país foi de 3.411 nas últimas 24 horas, tendo assim sido já confirmados 2.295.908 casos de covid-19 em França desde o início da pandemia.

19h11 - Os presidentes da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe elogiaram hoje a responsabilidade do povo daquela freguesia, depois de sete mil residentes terem sido testados voluntariamente à Covid-19. "Queria agradecer de forma muito sincera, e que me tornou extremamente orgulhoso, à população desta vila. Foi um exemplo de cidadania, exemplo de grande responsabilidade social", declarou o presidente da Junta de Freguesia, Jaime Vieira, referindo-se ao voluntarismo dos cidadãos para serem testados.

19h02 - Espanha registou 17.681 novos casos e 394 mortes desde sexta-feira. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelas autoridades de saúde do país. No total, desde o início da pandemia, já foram contabilizados 1.702.328 casos e 46.646 óbitos. Este é o fim de semana com menos contágios desde 15 de agosto e o com menor número de mortes desde 2 de novembro.

18h21 - As autoridades francesas anunciaram hoje que "mesmo com grandes esforços", o país enfrenta um "risco elevado" face ao vírus e que "está longe" de atingir o objetivo de 5 mil novas contaminações que permitiria desconfinar a 15 de dezembro. "Ainda estamos longe do objetivo de passar a barra dos 5 mil casos por dia. [...] Tudo vai depender da evolução nos próximos dias", afirmou hoje Jérôme Salomon, diretor-geral da Saúde, em conferência de imprensa sobre o ponto de situação da Covid-19 no país.

18h08 - As autoridades de São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, pretendem iniciar a vacinação em massa contra a Covid-19, de forma gratuita, com o imunizante 'CoronaVac' em 25 de janeiro, antecipando-se ao plano do Governo central. "No estado de São Paulo, a vacinação contra o coronavírus está programada para começar no dia 25 de janeiro de 2021. A fase 1, que começa no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, e estará destinada a profissionais de saúde e de pessoas com idade acima de 60 anos", disse o governador de São Paulo, João Doria, numa conferência de imprensa.

17h20 - Itália registou 13.720 casos de Covid-19 e 528 mortes, nas últimas 24 horas, em consequência da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Desde 21 de fevereiro, quando se verificaram os primeiros casos da pandemia em Itália, já foram contabilizados 1.728.878 infeções e 60.606 mortes neste país.

16h46 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos devido à Covid-19, elevando o número para 136, havendo ainda 82 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde. Com os 82 novos infetados anunciados hoje, o total de casos registados no país subiu para 16.326, dos quais 16.013 são de transmissão local e 313 são importados.

16h28 - Reino Unido registou 189 mortes e 14.718 novos casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, numa ligeira descida relativamente ao dia de ontem. Desde o início da pandemia foram registados 61.434 óbitos, num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo e um total de casos confirmados de 1,737.960.

16h02 - A direção do Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, anunciou hoje que está a realizar intervenções cirúrgicas também ao sábado, para recuperar o atraso nas listas de espera motivado pela pandemia de Covid-19. De acordo com aquela unidade de saúde do distrito de Aveiro, a medida visa assegurar mais produção cirúrgica em especialidades como urologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia, que no equipamento foram das mais prejudicadas pela suspensão da atividade assistencial não-urgente.

15h54 - Comerciantes de Lisboa defenderam hoje que os estabelecimentos devem estar abertos durante todo o dia de sábado e encerrados ao domingo, uma vez que as compras de Natal são feitas na tarde do primeiro dia do fim de semana. 

15h35 - A polícia belga interrompeu no último fim de semana uma orgia ilegal por não cumprir as regras contra a Covid-19 na cidade de Paal, zona leste do país, e na qual participaram 10 pessoas. Já a semana passada, as autoridades tinham interrompido uma festa de sexo, em Bruxelas, onde se encontrava um eurodeputado.

15h24 - Saiba aqui quais são os concelhos onde a situação da Covid-19 é mais crítica (e o oposto).

15h11 - O Governo dos Açores anunciou hoje a prorrogação até ao dia 23 deste mês da situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial por causa da Covid-19.

15h03 - Recorde-se que esta segunda-feira Portugal passou a barreira dos cinco mil óbitos e 325.071 casos confirmados no total. Foram registadas mais 78 mortes e 2.597 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas.

15h - Boa tarde, iniciamos um novo acompanhamento da pandemia no país e no Mundo, mas pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório