Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid. Israel decreta recolhimento obrigatório antes do Natal e Hanukkah

Israel vai implementar o recolhimento obrigatório no período da noite, a partir de quarta-feira, para mitigar a propagação da pandemia durante as semanas que antecedem as celebrações do Natal e do Hanukkah.

Covid. Israel decreta recolhimento obrigatório antes do Natal e Hanukkah
Notícias ao Minuto

23:49 - 07/12/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O anúncio foi feito pelo organismo governamental responsável pela decisão de medidas para controlar a propagação do SARS-CoV-2. Durante a noite não vai haver quaisquer estabelecimentos comercias abertos.

Também vai ser condicionada a circulação "entre áreas", dá conta, em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Estas medidas ainda precisam de aprovação do executivo israelita e, de acordo com vários órgãos de comunicação social locais, vão vigorar, em princípio, até dia 02 de janeiro.

O recolhimento obrigatório tem como objetivo evitar as reuniões familiares e grandes aglomerações de pessoas durante a festa judaica Hanukkah, que começa na quinta-feira e que vai decorrer até 18 de dezembro.

Segue-se o Natal para os cristãos, outra celebração propícia para concentrações de pessoas e depois o Ano Novo, razão pela qual as autoridades sanitárias israelitas querem minimizar os riscos de contágio, de modo a impedir um ressurgimento de surtos e o descontrolo nos contágios.

O principal foco destas medidas são a população jovem, responsável por grandes festas em clima de pandemia, que podem resultar em várias cadeias de contágio.

Israel entrou em confinamento restritivo desde setembro, depois de o país ter registado uma das maiores taxas de mortalidade em todo o mundo durante a segunda vaga.

Desde outubro que o executivo foi aligeirando as medidas de restrição, de forma faseada e lenta, para evitar o aumento drástico de infeções.

Contudo, nas últimas semanas houve um ressurgimento de contágios, razão pela qual já se fala na terceira vaga em Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório