Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ataque de grupos armados mata quatro soldados do Chade

Quatro soldados do Chade morreram hoje quando o pequeno barco em que seguiam no Lago Chade explodiu num ataque lançado pelos grupos armados, como o Boko Haram ou o Estado Islâmico na África Ocidental, que operam na região.

Ataque de grupos armados mata quatro soldados do Chade
Notícias ao Minuto

15:24 - 25/11/20 por Lusa

Mundo Chade

"Um pequeno barco que levava elementos do Exército chadiano de Ngouboua para Litri explodiu, matando quatro soldados chadianos", disse o prefeito da região, Dimoya Souapebé, citado pela agência France-Presse.

"Foi um dispositivo explosivo improvisado colocado na água por elementos do Boko Haram que explodiu quando a canoa passou, matando quatro soldados e ferindo cerca de 20 pessoas", acrescentou um oficial do exército à agência noticiosa, falando sob condição de anonimato.

O Lago Chade é uma vasta extensão de água com pântanos e pequenas ilhas, algumas das quais servem de refúgio ao grupo nigeriano Boko Haram ou ao seu ramo dissidente, o autodenominado Estado Islâmico na África Ocidental.

As ações do grupo terrorista Boko Haram começaram em 2009 no nordeste da Nigéria, espalhando-se depois aos vizinhos Camarões, Níger e Chade, principalmente à volta do Lago Chade e desde então mais de 36 mil pessoas morreram e 3 milhões tiveram de fugir das suas casas, segundo a contabilização das Nações Unidas.

O ataque de hoje sucede-se ao de 20 de outubro, que vitimou seis soldados do Chade numa emboscada na mesma região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório