Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Incêndio em poço petrolífero na Índia extinto ao fim de cinco meses

Um gigantesco incêndio num poço de petróleo localizado no estado de Assam, no nordeste da Índia, que durava há mais de cinco meses, foi finalmente extinto, anunciou hoje a Oil India.

Incêndio em poço petrolífero na Índia extinto ao fim de cinco meses
Notícias ao Minuto

18:16 - 15/11/20 por Lusa

Mundo Oil India

O incêndio foi "completamente extinto", disse à AFP o porta-voz da Oil India, Tridiv Hazarika.

"O poço foi tratado com solução salina e agora está sob controlo", explicou Hazarika, referindo que o poço "ainda não foi tapado".

"Agora não há mais pressão no poço e está a ser monitorado 24 horas para verificar se há algum derrame de gás e aumento da pressão", salientou o responsável.

Desde junho que os engenheiros da petrolífera pública indiana combatiam o incêndio causado por uma explosão após um derrame de gás e óleo que ocorreu no final de maio, sendo que dois funcionários da empresa morreram aquando da explosão, que levantou uma parede de chamas e lançou enormes nuvens de fumo para o céu.

Um terceiro trabalhador morreu em setembro, após um acidente no local, segundo a agência AFP.

O campo de petróleo de Baghjan fica próximo do Parque Nacional Dibru-Saikhowa e dos pântanos onde vivem várias espécies ameaçadas de extinção, nomeadamente tigres e elefantes, tendo milhares de aldeões do distrito de Tinsukia sido evacuados para campos de refugiados após o início do incêndio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório