Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 22º

Edição

Suspeito de ataque terrorista em junho no Reino Unido declara-se culpado

Um homem de 26 anos oriundo da Líbia suspeito de ter esfaqueado mortalmente três pessoas num parque em Reading (a oeste de Londres), em junho passado, declarou-se hoje culpado, avançaram as agências internacionais.

Suspeito de ataque terrorista em junho no Reino Unido declara-se culpado
Notícias ao Minuto

18:52 - 11/11/20 por Lusa

Mundo terrorista

Na altura, a polícia britânica declarou estes esfaqueamentos como um ataque terrorista, acreditando que o suspeito tinha agido sozinho.

O início do julgamento do suspeito, identificado como Khairi Saadallah, estava previsto para 30 de novembro, mas o requerente de asilo líbio, que vivia na altura do ataque em Reading (a cerca de 60 quilómetros da capital britânica), declarou-se culpado das três acusações de homicídio e das três acusações de tentativa de homicídio durante uma audiência preliminar no tribunal criminal de Old Bailey, em Londres.

No ataque, que ocorreu em 20 junho no parque Forbury Gardens, três homens foram esfaqueados mortalmente: James Furlong (36 anos), David Wails (49 anos) e Joseph Ritchie-Bennett (39 anos).

Outros três homens sofreram ferimentos.

O Ministério Público afirmou que Khairi Saadallah esfaqueou as seis vítimas num período de dois minutos, enquanto gritava a frase em árabe "Allahu Akbar" ("Deus é grande").

Durante a audiência, o juiz Nigel Sweeney indicou que Saadallah mantinha a versão que não tinha sido motivado por uma causa ideológica e que não tinha planeado o ataque, que não foi reivindicado.

Khairi Saadallah é descrito pela família como uma pessoa que sofre de problemas mentais como consequência de traumas relacionados com a guerra na Líbia.

O suspeito foi detido poucos minutos depois de ter perpetrado o ataque.

O juiz do tribunal criminal londrino marcou a audiência para o pronunciamento da sentença para a semana de 7 de dezembro.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório