Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Óbitos em Portugal 'bateram' novo máximo nas últimas horas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Óbitos em Portugal 'bateram' novo máximo nas últimas horas
Notícias ao Minuto

07:50 - 11/11/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 4.935 novos casos de Covid-19 e mais 82 mortes, um novo máximo. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 192.172 casos de infeção pelo coronavírus e 3.103 óbitos. Mais de 110 mil (110.353) pessoas recuperaram da doença provocada pelo SARS-CoV-2 desde o início da pandemia. Há 78.716 casos ativos em território nacional (+ 1.378 em relação à véspera).

Os Estados Unidos estão a acusar a Organização Mundial da Saúde (OMS) de não partilhar informações suficientes sobre a origem do vírus na China. Nos últimos meses, o trabalho da missão da OMS para investigar a origem animal do novo coronavírus no país asiático paralisou. 

O terceiro pico de Covid-19 nos Estados Unidos está a revelar-se bastante grave. O país está a registar novos recordes diariamente. Nas últimas 24 horas, os Estados Unidos reportaram mais de 200 mil contágios, um novo máximo. O número de vítimas mortais voltou a ser superior a mil

Com o número de infeções a aumentar em 49 dos 50 estados, os hospitais estão a ficar sobrecarregados e há cerca de 62 mil pessoas hospitalizadas, o que representa um recorde

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h04 - Termina aqui este registo de acompanhamento com as últimas informações sobre a pandemia de coronavírus. Pode continuar a seguir-nos neste novo registo

16h00 - Um surto de Covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, no distrito de Portalegre, infetou 21 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas.

15h41 - O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 no Lar do Salvador, em Beja, subiu para quatro, com a morte de mais dois utentes, disse hoje à agência Lusa a presidente da unidade local de saúde.

15h29 - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) pediu hoje uma "resposta clara e urgente" para dúvidas que persistem relativamente às medidas restritivas do Estado de Emergência, que, reitera, são "pouco claras, avulsas e discriminatórias".

15h19 - Uma empresa de Viseu quer testar a utilidade de um medicamento já existente, a niclosamida, no tratamento da Covid-19, e tem já em curso uma investigação em parceria com a Universidade de British Columbia, no Canadá.

15h05 - O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou hoje não existirem casos de transmissão comunitária de Covid-19 na região, considerando que o regresso de cerca de 4.000 estudantes no Natal será a "situação de maior perigo" nas próximas semanas.

14h58 - A pandemia da Covid-19 agravou as desigualdades entre os clubes em toda a Europa e fez aumentar a utilização de jogadores vindos da formação, de acordo com um estudo publicado hoje pelo Observatório do Futebol (CIES).

14h54 - Milhões de crianças, especialmente na Nigéria, o país mais populoso de África, correm o risco de não serem vacinadas contra a poliomielite e o sarampo devido à Covid-19, advertiram hoje a UNICEF e a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

14h31 - Equipa de Psicólogos Friends2Talk reforça Linha SNS24. Com base no pedido da Ordem dos Psicólogos, todos os psicólogos da equipa estão a reforçar as linhas de triagem SNS24 "ao disponibilizarem horas diárias para o apoio de quem mais precisa".

Além disso, a Friends2Talk vai manter o Apoio Psicológico SOS - gratuito desde março - através da plataforma www.frieds2talk.com  ou da linha telefónica 211 452 430

14h20 - Óbitos 'batem' novo máximo. A DGS acaba de divulgar o relatório epidemiológico relativo às últimas 24 horas em Portugal e as notícias não são animadoras. Morreram 82 pessoas (44 só na região Norte), o número mais alto de vítimas desde o início da pandemia no país. Até hoje, o registo de óbitos mais elevado correspondia ao passado dia 9, com 63 mortos. 

Quanto a novas infeções, foram reportadas mais 4.935, das quais 2.845 na região Norte e 1.185 em Lisboa e Vale do Tejo. Destaque ainda para os recuperados, 3.475 ficaram curados da Covid nas últimas horas e mantêm-se sob vigilância ativa 89.107 (- 956 em relação a ontem).

Animadores continuam a não ser também os números dos internamentos. Há hoje mais 43 pessoas internadas (2.785 no total), das quais 391 (+ nove) em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

14h04 - Recuperação económica pode ser "turbulenta". O aviso é da presidente do BCE, Christine Lagarde: "Infelizmente a recuperação económica da emergência pandémica pode muito bem ser turbulenta. Estamos a assistir a um forte ressurgimento do vírus e isto introduziu uma nova dinâmica".

13h57 - Dados por concelhos serão divulgados até ao final desta semana. A garantia foi dada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, reiterando o compromisso de passar a divulgá-los aos autarcas para que "saibam com o que contam"

13h50 - Sobe número de mortes devido a segundo surto no hospital de Beja. O número de mortes do segundo surto de Covid-19 no hospital de Beja subiu para quatro e o total de infetados para 34, disse hoje à Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). A quarta vítima mortal é uma idosa de 82 anos.

13h46 - O primeiro-ministro rejeitou hoje passar o recolher obrigatório das 13h00 para as 15h00 nos dois próximos fins de semana, como defende o setor da restauração, alegando que essa medida visa precisamente travar convívios sociais ao almoço.

"Não foi por acaso que escolhemos as 13h00, porque temos precisamente em conta aquilo que todos os inquéritos epidemiológicos nos dizem: 68% das transmissões estão a correr neste momento em momentos de convívio familiar e social", justificou António Costa. 

13h44 - Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) exigiram hoje aos governos que todos os acordos de licenciamento de vacinas para a Covid-19 com as empresas farmacêuticas sejam públicos.

13h42 - Pelo menos 51.531.660 pessoas foram infetadas em todo o mundo com o novo coronavírus desde que este foi identificado em dezembro na China, indicou hoje o balanço diário divulgado pela AFP.

13h24 - Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão realizar-se no verão de 2021 "qualquer que seja o cenário da pandemia" de Covid-19, garantiu hoje o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach. "Estamos a trabalhar a todo o gás, com os nossos parceiros e amigos, para garantir os Jogos no 'mundo coronavírus'. Tóquio continua a ser a mais bem preparada cidade olímpica", fez notar o responsável do COI

13h05 - António Costa reconheceu esta quarta-feira que o impacto das medidas implementadas para travar a propagação do coronavírus é "duríssimo" para o setor da restauração. O primeiro-ministro ressalvou que está a ser preparado um conjunto de medidas que vão ser apresentadas "hoje ou amanhã" pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. 

13h00 - O número de mortes do surto de Covid-19 no Lar Mansão de São José, em Beja, subiu para 10, com a morte de mais duas utentes, disse hoje à agência Lusa a presidente da unidade local de saúde. No Lar Mansão de São José, que apenas acolhe utentes do sexo feminino, o novo vírus que provoca a Covid-19 infetou um total de 110 pessoas, nomeadamente 88 utentes. 

12h58 - A Comissão Europeia vai alocar dois mil milhões de euros para a compra de vacinas para a Covid-19, tendo já aprovado a aquisição de quatro potenciais, após a 'luz verde' hoje dada ao contrato com a BioNTech e a Pfizer.

12h56 - O lar do centro Paroquial da Torre de Dona Chama, em Mirandela, tem um surto de Covid-19 que afetou seis utentes e três funcionários, disse hoje à Lusa a diretora daquela instituição do distrito de Bragança.

12h53 - Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou esta manhã um plano de apoio económico e social para empresas, famílias e associações no âmbito da crise gerada pela pandemia. Estes novos apoios pretendem suportar, pelo menos, o primeiro trimestre do próximo ano e vão representar um investimento total de 55 milhões de euros

12h44 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou na manhã desta quarta-feira o Centro Distrital de Retaguarda Covid-19 do Porto, tendo feito algumas declarações aos jornalistas sobre a vaga que o país está a enfrentar.

"A garantia que posso dar é que continuamos a preparar-nos ao nível das instituições hospitalares, da capacidade de testagem, da capacidade de ventiladores", assinalou Lacerda Sales, referindo-se ao plano outono-inverno para a área da saúde. 

12h21 - Itália está a ser novamente um dos países mais afetados pela pandemia de coronavírus. Com os hospitais lotados, há doentes que estão a receber oxigénio no interior dos seus carros

12h00 - A Comissão Europeia quer reforçar o papel do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), dando-lhe competências para fazer recomendações de medidas sanitárias a adotar na União Europeia, em vez de apenas facultar apoio científico.

11h58 - Dois médicos do Centro de Saúde de Aljustrel estão infetados com o coronavírus e há apenas um médico a realizar consultas, disse hoje à Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

11h46 - O Texas tornou-se no primeiro estado norte-americano a ultrapassar a marca do milhão de casos de Covid-19, segundo a Universidade Johns Hopkins. 

11h02 - Um surto de Covid-19 no lar da freguesia de Escalhão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, infetou 41 pessoas, entre utentes e funcionários, segundo fonte da autarquia.

10h37 - O pneumologista Filipe Froes advertiu numa entrevista à SIC Notícias que Portugal ainda não está a enfrentar a fase "crítica" da pandemia. "Isto vai continuar a subir. Estamos numa fase ascendente da segunda onda que não sabemos quando acaba, onde acaba e como acaba", salientou, acrescentando que "temos de começar a fazer um esforço enorme para tentar achatar a curva".

O especialista referiu que os profissionais de saúde percebem os graves problemas económicos que o país enfrenta, "mas antes de salvarmos restaurantes ou hotéis, temos de salvar os portugueses, porque sem portugueses, não há atividade"

10h16 - Uma equipa constituída por dez médicos especialistas chineses regressou hoje à China, desde Angola, onde esteve a apoiar no combate contra a pandemia da Covid-19. Os especialistas também estiveram no Lesoto

10h14 - África registou nas últimas 24 horas mais 345 mortes relacionadas com a Covid-19, aumentando para 45.954 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infetou 1.904.820 pessoas na região, segundo dados oficiais.

9h55 - A Rússia registou esta quarta-feira um novo máximo de mortes provocadas pela Covid-19. As autoridades russas revelaram que no espaço de 24 horas morreram 432 pessoas. Foram identificados 19.851 novos casos. A Rússia perfaz um número acumulado de 1.836.960 infeções desde o início da pandemia

9h24 - O número de casos diários de infeção pelo novo coronavírus na região Norte está a "abrandar", afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando, contudo, que a incidência "ultrapassa quatro vezes" o limite estipulado por 100 mil habitantes.

8h52 - As lojas e restaurantes e restaurantes de Lisboa com quebras de faturação de 25% ou mais vão receber um apoio a fundo perdido da Câmara Municipal de Lisboa. O montante pode chegar aos oito mil euros, segundo o Jornal de Negócios.

A medida vai ser apresentada esta quarta-feira e constitui uma resposta à crise, "na sequência do agravamento das condições de contágio da Covid-19 e do impacto económico e social das novas medidas de restrição de circulação".

8h48 - O Supremo Tribunal Federal do Brasil deu 48 horas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para explicar a suspensão dos ensaios clínicos da vacina Coronavac, que está a ser desenvolvida contra a Covid-19. 

Os ensaios foram suspensos após um incidente "grave" com um voluntário, embora a agência governamental não tenha adiantado muitos detalhes sobre o que aconteceu. 

8h42 - Kamala Harris, a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, mostrou-se preocupada com a possibilidade da administração Trump pôr fim ao Affordable Care Act, mais conhecido como Obamacare, e com o impacto que isso pode ter face à pandemia de coronavírus

"Se o Affordable Care Act for revogado, as comunidades de cor seriam atingidas com bastante força. Estaríamos sob um maior risco face a condições preexistentes, e haveria três vezes mais possibilidades de contrairmos a Covid-19", afirmou no Twitter. 

8h24 - O Instituto Robert Koch anunciou esta quarta-feira que a Alemanha registou o número mais elevado de vítimas mortais desde o mês de abril, com 261 mortes em 24 horas. Foram diagnosticados 18.487 novos casos de Covid-19. No total, o país soma 705.687 casos de contágio e 11.767 óbitos

8h19 - Restaurantes a fechar às 22h30 e uma redução drástica de carros na estrada marcaram a segunda noite do Porto desde a entrada do país em Estado de Emergência, um novo normal que apenas os sem-abrigo isenta.

8h06 - Um alto quadro da Saúde chinês expressou hoje confiança na capacidade do país para evitar uma segunda vaga de infeções de Covid-19 este inverno, caso mantenha as precauções atualmente em vigor. 

8h04 - Hong Kong e Singapura acordaram uma "bolha de viagens aéreas" a partir de 22 de novembro, sem que os visitantes das duas cidades tenham de cumprir quarentena, um primeiro passo para estimular o turismo durante a pandemia.

8h03 - O arquipélago de Vanuatu, um dos poucos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavírus, registou o primeiro caso desde o início da pandemia

8h02 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado um caso de contágio local, nas últimas 24 horas, na província de Anhui, centro do país, e 16 casos oriundos do exterior. Trata-se do terceiro dia consecutivo em que as autoridades chinesas reportam casos em áreas que há vários meses não registavam qualquer surto.

8h00 - O México registou 617 mortos e 5.746 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 95.842 e de casos para 978.531, informou o Ministério da Saúde. O México é o 10.º país com mais contágios e o quarto com o maior número absoluto de mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

7h39 - A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar defendeu hoje a criação urgente de uma rede de ambulâncias que garantam as evacuações inter-hospitalares e que as dote de capacidade de testagem, através de testes rápidos à Covid-19.

7h37 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou na terça-feira o "otimismo" da imprensa internacional em relação à nova vacina da Pfizer contra a Covid-19, acusando-a de silenciar os avanços das vacinas da Rússia e China

"A Rússia tem uma vacina super-avançada e a China tem várias, e quando dão notícias da Rússia e quando eles anunciam que estão prontas e que são 100% eficazes, há silêncio na imprensa ocidental", criticou o líder venezuelano. 

7h35 - A Argentina registou 11.977 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, além de 279 mortes provocadas pela doença, informaram as autoridades de saúde. O país totaliza 1.262.476 casos confirmados do novo coronavírus e 34.183 vítimas mortais. Segundo o Ministério da Saúde argentino, 1.081.897 pessoas já recuperaram da doença.

7h32 - Os Estados Unidos ultrapassaram na terça-feira um milhão de novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus só nos primeiros 10 dias de novembro, de acordo com as autoridades de saúde locais. 

7h30 - A Índia contabilizou 44.281 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 7.830 em Nova Deli, um novo recorde na capital indiana, que tem estado no centro das preocupações das autoridades

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 8,6 milhões de casos, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, atualmente com mais de 10,2 milhões. Com um total de 127.571 mortes (512 em 24 horas), a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e Brasil, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

7h20 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta quarta-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de terça-feira, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório