Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

EUA acusam OMS de não partilhar informação sobre origem do vírus na China

Um alto quadro do Governo dos Estados Unidos acusou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) de não ter compartilhado informações suficientes sobre a missão da organização internacional à China para investigar a origem do novo coronavírus.

EUA acusam OMS de não partilhar informação sobre origem do vírus na China
Notícias ao Minuto

06:19 - 11/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Garrett Grisby, do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, afirmou que os critérios para a missão da OMS à China não foram compartilhados com outras nações.

Grisby falou durante uma reunião de uma semana com países membros da agência de saúde.

"Os [termos de referência] não foram negociados de forma transparente com todos os estados-membros da OMS", disse, em videoconferência, referindo-se aos critérios da missão. "Compreender as origens da covid-19 por meio de uma investigação transparente e inclusiva é o que deve ser feito", apontou.

Nos últimos meses, o trabalho de uma equipa há muito montada pela OMS para investigar a origem animal do novo coronavírus na China paralisou.

Alguns cientistas temem que o país asiático ainda não tenha fornecido detalhes importantes sobre as pesquisas.

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark, que copreside a reunião, disse que o grupo está especialmente interessado em estabelecer uma cronologia precisa dos primeiros alertas sobre o novo coronavírus e quais as respostas que foram tomadas.

"O Painel Independente fará o possível para esclarecer o que aconteceu e o que ainda está a acontecer", disse Clark. "Estamos a perguntar se a OMS tem o mandato certo, os poderes certos, as capacidades certas e o financiamento certo para reagir com prontidão e resposta à pandemia", apontou.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a OMS por alegado "conluio" com a China, acusando-a de querer ocultar a extensão do surto inicial do novo coronavírus.

No início deste ano, a agência noticiosa Associated Press relatou que altos funcionários chineses não alertaram o público sobre a ameaça da pandemia do novo coronavírus nos primeiros seis dias após saberem da gravidade da doença e que atrasaram a partilha da sequência genética do vírus e outros dados importantes com especialistas da OMS.

Clark disse que o painel também analisaria "quão bem a Organização Mundial da Saúde e o sistema internacional em geral têm sido capazes de atender às necessidades e expectativas dos países".

Na segunda-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, implorou por mais fundos, dizendo que o orçamento da agência era o equivalente ao que o mundo gasta com tabaco todos os dias.

Clark evitou criticar a OMS ou estados-membros como a China.

No mês passado, Alemanha e França lideraram um apelo da União Europeia, argumentando que a OMS deveria ter mais poderes para investigar surtos de forma independente e que o orçamento da organização deveria ser aumentado.

No início deste ano, a administração Trump suspendeu o financiamento dos EUA à OMS e prometeu retirar os Estados Unidos - o maior doador individual - da agência de saúde no próximo verão.

O Presidente eleito Joe Biden disse que planeia manter os Estados Unidos na organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório