Num comunicado, o presidente do Comité de Exportações da Câmara de Comércio de Damasco, Fayez Qasuma, assinala que pela primeira vez em nove anos "camiões sírios com produtos sírios foram autorizados a entrar em território saudita desde que o motorista tivesse um visto".
A decisão, segundo o responsável, foi tomada há três semanas e podem ser transportados "roupa e alimentos, incluindo vegetais e frutas".
Segundo Qasuma, até agora os produtos sírios entravam na Arábia Saudita em camiões sem matrícula síria.
Riade cortou relações com Damasco, depois de ter sido decidido o encerramento da sua embaixada e a expulsão do embaixador sírio em 2012.
Os camiões sírios passam pelo posto fronteiriço que liga a localidade síria de Nasib à jordana Jabir as-Sirhan e daí para território saudita, de onde poderão chegar aos demais países do Golfo, indica o comunicado.
Antes da guerra na Síria, desencadeada em 2011 e que já matou mais de 380.000 pessoas, aquela passagem era uma das mais movimentadas em termos de produtos.
Entre 2015 e 2018, as autoridades sírias encerraram a passagem após os rebeldes terem assumido o controlo de Nasib, posteriormente recuperada pelas forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad.