Meteorologia

  • 01 MARçO 2021
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 18º

Edição

Camiões sírios podem entrar na Arábia Saudita após 9 anos de interdição

A Câmara de Comércio de Damasco anunciou que a Arábia Saudita permite desde hoje a entrada de camiões sírios com mercadoria através da fronteira com a Jordânia após uma proibição de nove anos devido à guerra.

Camiões sírios podem entrar na Arábia Saudita após 9 anos de interdição
Notícias ao Minuto

17:05 - 02/11/20 por Lusa

Mundo Síria

Num comunicado, o presidente do Comité de Exportações da Câmara de Comércio de Damasco, Fayez Qasuma, assinala que pela primeira vez em nove anos "camiões sírios com produtos sírios foram autorizados a entrar em território saudita desde que o motorista tivesse um visto".

A decisão, segundo o responsável, foi tomada há três semanas e podem ser transportados "roupa e alimentos, incluindo vegetais e frutas".

Segundo Qasuma, até agora os produtos sírios entravam na Arábia Saudita em camiões sem matrícula síria.

Riade cortou relações com Damasco, depois de ter sido decidido o encerramento da sua embaixada e a expulsão do embaixador sírio em 2012.

Os camiões sírios passam pelo posto fronteiriço que liga a localidade síria de Nasib à jordana Jabir as-Sirhan e daí para território saudita, de onde poderão chegar aos demais países do Golfo, indica o comunicado.

Antes da guerra na Síria, desencadeada em 2011 e que já matou mais de 380.000 pessoas, aquela passagem era uma das mais movimentadas em termos de produtos.

Entre 2015 e 2018, as autoridades sírias encerraram a passagem após os rebeldes terem assumido o controlo de Nasib, posteriormente recuperada pelas forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório