Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Egito começa sábado processo de eleição para Câmara de Representantes

O Egito começa sábado e domingo o processo de votação para a escolha da nova Câmara de Representantes egípcia, câmara baixa do parlamento bicameral do Egito composta por 596 deputados, cujos mandatos são renovados a cada cinco anos.

Egito começa sábado processo de eleição para Câmara de Representantes
Notícias ao Minuto

08:43 - 22/10/20 por Lusa

Mundo Votação

A votação ocorre em duas fases, em datas diferentes, ao longo de vários dias, com uma parte dos governadores a votar antes da outra.

Como é usado um sistema eleitoral de duas voltas, cada uma das duas fases tem dois conjuntos de datas. A primeira fase ocorre sábado e domingo, com a segunda a realizar-se a 23 e 24 de novembro

A segunda fase é organizada de 07 a 08 de novembro, com a segunda volta a 07 e 08 de dezembro.

Na sequência das últimas eleições para a Câmara dos Representantes, em 2015, o órgão é dominado por dirigentes ligados ao Presidente egípcio, Abdul Fatah Khalil al-Sisi, que assumiu o poder em 2013 depois de o Exército ter afastado o então chefe de Estado, Mohamed Mursi, na sequência de violentos protestos da população.

Em 2018, Al-Sisi foi reeleito com 97% dos votos.

Em agosto, o Egito realizou eleições para o recém-criado Senado, um órgão consultivo, em que a taxa de participação foi de apenas 14,23%, com observadores locais a responsabilizarem a pandemia de covid-19, a falta de conhecimento sobre o significado da nova câmara e ainda à apatia do eleitorado.

Em abril de 2019, o Egito aprovou várias alterações constitucionais, abrindo portas a Al-Sisi permanecer no poder até 2030.

Em abril de 2019, os eleitores em um referendo aprovaram mudanças constitucionais em uma medida que pode abrir caminho para que Al-Sisi permaneça no poder até 2030, mostraram dados oficiais.

Na votação do próximo mês, os egípcios no exterior começaram a votar na quarta-feira e poderão fazê-lo até ao dia 23 de outubro.

A Câmara dos Representantes é integrada por 596 deputados, incluindo 284 por maioria plurinominal a duas voltas em 143 círculos eleitorais, aos quais se somam 284 outros eleitos por representação proporcional plurinominal com listas fechadas em quatro círculos eleitorais, dois dos quais com 100 cadeiras e outros dois de 42, com base nos limites das 27 províncias do país. 

Os assentos podem ser distribuídos de forma a respeitar a cota de 25% de mulheres na câmara, caso ainda não tenha sido atingida.

O Presidente da República nomeia os restantes 28 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório