O sudoeste da Islândia foi esta terça-feira abalado por um tremor de terra de magnitude 5.6, tendo sido sentido na capital, Reiquiavique, mas sem relatos de feridos ou danos de maior envergadura. O maior dano sofreu, talvez, o parlamentar Helgi Hrafn Gunnarsson, que reagiu ao sismo de forma tão rápida, que acabou por ser motivo de troça nas redes sociais.
Gunnarsson, deputado no parlamento islandês desde 2003, estava a discursar quando o tremor de terra se fez sentir. A sua reação, que foi a correta, foi de correr para o umbral da porta mais próxima. Tudo isto aconteceu perante o olhar impávido do presidente do Althingi, Steingrímur Jóhann Sigfússon, que não saiu do lugar e apelou à calma dos presentes.
Houve quem criticasse, nas redes sociais, o facto de Gunnarsson ter corrido para se proteger enquanto o presidente do parlamento ficou para trás. O deputado, porém, respondeu à letra: "Peço imensa desculpa, deveria ter arrancado Steingrímur J. Sigfússon da cadeira rapidamente, agarrando-o pelos ombros, e saltado da varanda do Althingi".
Já, ég biðst afsökunar á þessu, ég hefði átt að rífa Steingrím J. Sigfússon í snarhasti úr forsetastól, skella honum á axlirnar á mér og stökkva fram af Alþingissvölunum. Sé það núna. Afsakið mig. https://t.co/Qkil6wsrJR
— Helgi Hrafn Gunnarsson (@helgihg) October 20, 2020
Curiosamente, ao mesmo tempo que decorria este pequeno momento no parlamento islandês, a primeira-ministra do país, Katrín Jakobsdóttir, estava a ser entrevistada para o Washington Post, sendo ela também interrompida pelo tremor de terra.
Iceland’s Prime Minister Katrín Jakobsdóttir was being interviewed by David Ignatius from WaPo when an earthquake hit. She finished her answer. Respect. pic.twitter.com/65e0xB76gY
— The Thor Horsememe of the Apocolypse (@nearbyplanet) October 20, 2020
O Instituo de Meteorologia islandês informou que o abalo foi registado ao início da tarde (14:43 hora de Lisboa) e que o epicentro do tremor de terra foi localizado perto de Krysuvik, a cerca de 35 quilómetros a sul da capital do país, Reiquiavique.
A comunidade científica local não verificou um aumento da atividade vulcânica nesta região, cenário frequentemente associado à atividade sísmica na Islândia. Apesar de ser um dos países mais ativos do mundo em termos sismológicos, a grande parte dos tremores de terra ocorridos na Islândia são de pequena magnitude e provocam poucos danos.