Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Adorado golfinho desapareceu da costa Irlandesa ao fim de 37 anos

Fungie tornou-se uma atração em Dingle. Mas não é visto desde a passada quinta-feira e vários barcos e até mergulhadores têm procurado o golfinho.

Adorado golfinho desapareceu da costa Irlandesa ao fim de 37 anos
Notícias ao Minuto

16:38 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

Numa altura em que o governo irlandês decidiu impor uma quarentena a nível nacional de seis semanas face à subida de casos de coronavírus, há uma outra preocupação na mente dos irlandeses. Fungie, um golfinho que durante os últimos 37 anos tem vivido no porto de Dingle, na costa de County Kerry, está desaparecido, segundo a CNN. Foi visto pela última vez na passada quinta-feira.

Este golfinho tornou-se uma celebridade ao longo de quase quatro décadas e é adorado pela comunidade local. Fungie destacou-se sempre pela sua natureza amigável e tornou-se uma das principais atrações de Dingle, com várias pessoas a viajarem de longe para verem o popular golfinho.

A sua ausência nos últimos dias não é normal, como refere Jimmy Flannery, o responsável da empresa Dingle Dolphin Boat Tours. “Não é um comportamento normal nele. O máximo que já esteve sem aparecer foram quatro ou cinco horas”, disse.

Na última vez que foi visto, Fungie estava a nadar perto de um barco de pesca. Flannery tem coordenado as buscas diárias pelo estimado mamífero. E a operação de busca assemelha-se às operações para procurar pessoas desaparecidas, tendo até envolvido mergulhadores que procuraram Fungie em baías e enseadas onde era habitualmente visto.

Até ao momento não houve sinal de Fungie, e as buscas foram interrompidas. Mas os residentes de Dingle vão continuar a procurar sinais no mar. “O Fungie é parte da vida de todos nós. Esperamos que ele tenha nadado para longe numa aventura. Vivemos na esperança de que ele possa voltar”, afirmou Jimmy Flannery à CNN.

Um dos receios é que Fungie possa ter morrido. Simon Berrow, CEO do Irish Whale and Dolphin Group, lembra que os golfinhos-roazes, a espécie de Fungie, têm uma esperança de vida entre os 30 e os 40 anos.

Para já, toda uma indústria vai sofrer com o desaparecimento de Fungie. Antes da pandemia e das restrições consequentes, até 12 barcos operavam diariamente em tours pelo porto de Dingle para que as pessoas pudessem ver o amigável golfinho. Indiretamente, hotéis, pubs, restaurantes e lojas podem ser penalizados pelo desaparecimento de Fungie.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório