Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dinamarquês que matou jornalista num submarino tentou fugir da prisão

O dinamarquês condenado por torturar e matar uma jornalista sueca no seu submarino privado fugiu esta terça-feira da prisão, onde cumpre prisão perpétua, mas foi recapturado pela polícia, noticiou o tabloide Ekstra Bladet.

Dinamarquês que matou jornalista num submarino tentou fugir da prisão
Notícias ao Minuto

12:52 - 20/10/20 por Lusa

Mundo Peter Madsen

O jornal publicou um vídeo que mostra Peter Madsen sentado na relva, com as mãos atrás das costas, junto de agentes da polícia.

A polícia anunciou no Twitter que "um homem foi detido depois de uma tentativa de fuga" e um porta-voz da polícia, Claus Buhr, precisou à agência Associated Press que se trata de Peter Madsen.

Uma testemunha, Frank Jensen, disse ao Ekstra Bladet que viu a polícia rodear uma carrinha branca, abrir a porta e puxar Madsen. A cena passou-se nas proximidades da prisão de Herstedvester, em Albertslund, um subúrbio de Copenhaga.

Peter Madsen foi condenado em 2018 a prisão perpétua por torturar e assassinar Kim Wall, uma jornalista sueca de 30 anos que em 2017 levou para bordo do seu submarino com a promessa de uma entrevista.

A jornalista estava a trabalhar numa reportagem sobre Madsen, um engenheiro autodidata que construiu ele próprio o submarino, a que chamou UC3 Nautilus.

Madsen, concluiu o tribunal, torturou a jornalista, matou-a, desmembrou o corpo e atirou-o ao mar.

O condenado nega ter morto Wall, alegando que ela morreu acidentalmente depois de uma queda no submarino, mas admitiu tê-la desmembrado e lançado os restos mortais no Mar Báltico.

Recorreu da sentença, mas há cerca de um mês admitiu o homicídio numa entrevista.

Na Dinamarca, a pena perpétua corresponde normalmente a 16 anos de prisão, após os quais o condenado é avaliado para determinar se continua a representar um perigo para a sociedade, podendo ser libertado ou mantido na prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório