Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Emboscada de 'jihadistas' na Somália mata pelo menos 10 soldados

Pelo menos 10 soldados somalis morreram numa emboscada por 'jihadistas' do grupo extremista al-Shabab no sul da Somália, afirmou hoje um responsável militar citado pela agência France-Presse (AFP).

Emboscada de 'jihadistas' na Somália mata pelo menos 10 soldados
Notícias ao Minuto

19:54 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Somália

De acordo com o coronel Mohamed Hassan, o ataque aconteceu na noite de quarta-feira, numa aldeia próxima da cidade de Afgoye, a 30 quilómetros da capital somali, Mogadíscio.

"Os soldados viajavam em dois veículos quando foram emboscados perto de Afgoye. Mais de 10 soldados foram mortos, incluindo o seu comandante", disse o coronel, citado pela AFP.

O responsável acrescentou que outros soldados ficaram feridos, não tendo avançado com qualquer número.

O al-Shabab reivindicou o ataque, de acordo com uma declaração emitida pela organização especializada na monitorização de grupos 'jihadistas' SITE.

"Vinte e quatro elementos da milícia governamental foram mortos, incluindo três oficiais. Outros 32 ficaram feridos. Veículos militares foram destruídos e o equipamento foi tomado", refere o al-Shabab, citado pela AFP.

O al-Shabab, que faz uma guerra de guerrilha contra o regime somali desde 2008, tem frequentemente como alvos locais militares em Mogadíscio e controla grande parte do sul e do centro da Somália, com poucos sinais de ter sido prejudicado pela pandemia do novo coronavírus.

A Somália encontra-se em estado de guerra e caos desde 1991, quando Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um governo eficaz e nas mãos de milícias islâmicas radicais, "senhores da guerra" e bandos de criminosos armados.

A força de manutenção da paz da União Africana (AMISOM), criada em 2017, recuperou o controlo de grande parte do país que estava nas mãos de rebeldes islâmicos, permitindo o surgimento de instituições políticas que se mantêm, no entanto, muito frágeis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório