Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Casos diários voltam a descer, por cá. Recuperação mais lenta?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Casos diários voltam a descer, por cá. Recuperação mais lenta?
Notícias ao Minuto

07:58 - 06/10/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal soma 2.032 vítimas mortais e 80.312 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, sendo que, ontem, foram reportados mais 14 óbitos e 427 infetados em todo o território nacional

Entretanto, depois de no domingo à noite, a Presidência da República ter sido informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o novo coronavírus, foi conhecido que todos os restantes membros do Conselho de Estado, presentes na última reunião, testaram negativo.

Lá fora, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve alta, ontem à noite, tendo deixado o hospital militar Walter Reed, onde esteve internado desde sexta-feira por ter testado positivo à Covid-19. De volta à Casa Branca, Trump recorreu ao Twitter para deixar uma mensagem aos norte-americanos"Aprendi muito coisa sobre o novo coronavírus e uma dessas coisas é: não deixem que ele vos domine. Não tenham medo porque vão conseguir vencê-lo. (...) Agora estou melhor e talvez até esteja imune. Não sei. Mas não deixem que ele [o novo coronavírus] domine a vossa vida".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

15h30 - Este registo terminou. Continue a acompanhar AQUI os principais desenvolvimentos, desta terça-feira, sobre a pandemia em Portugal e no resto do Mundo. 

15h22 - Atualização dos números no mundo. Desde do início da pandemia que, pelo menos, 35,537.050 pessoas foram infetadas e 1,045.097 morreram em todo o mundo devido ao novo coronavírus, indicou hoje o balanço diário divulgado pela agência France-Presse (AFP). Nas últimas 24 horas registaram-se 6.816 mortos e 295.836 novos casos de Covid-19.

15h11 - Ocupação hoteleira no Algarve cai 40%. O Algarve registou em setembro uma taxa de ocupação hoteleira de 52,5%, inferior em 40% à verificada no período homólogo de 2019, devido sobretudo à descida no mercado britânico, anunciou hoje a maior associação hoteleira da região.

14h49 - Comprar carro? Pandemia provoca mudanças nos hábitos dos portugueses.Covid-19 Mobility Survey revelou que 89% dos portugueses são agora mais propensos a andar de carro próprio do que a utilizar transportes públicos devido à pandemia e que 20% dos condutores consideraria agora comprar um carro totalmente online.

14h30 - Albufeira cria linha telefónica de apoio à comunidade educativa. O município de Albufeira criou uma linha de apoio à comunidade educativa com o objetivo de informar e minimizar a possibilidade de transmissão da Covid-19 e facilitar o regresso às aulas, anunciou hoje a autarquia.

14h24 - Açores com três novos casos. As 1.109 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram três casos positivos de Covid-19 na região e foram registadas quatro recuperações. Até ao momento, foram detetados no arquipélago 315 casos de infeção pelo novo coronavírus e morreram 16 pessoas na região com Covid-19.

14h20 - Finlândia bate recorde. A Finlândia reportou, esta terça-feira, o número mais elevado de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Segundo as autoridades de saúde, o país somou, nas últimas 24 horas, mais 227 contágios. No total, já foram registados, desde o início da epidemia, 10.929 infetados e 346 mortos. 

14h18 - José Fonte testa positivo. Federação Portuguesa de Futebol informou, nesta terça-feira, que José Fonte testou positivo à Covid-19. De acordo com os dados revelados pela FPF, o central positivo foi o único a testar positivo ao novo coronavírus, sendo que agora vai cumprir o respetivo isolamento profilático.

14h04 - Atualização dos números em Portugal. Já foi divulgado o boletim epidemiológico da DGS desta terça-feira. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 427 casos confirmados e 14 mortos devido à Covid-19. Com esta atualização, o país passa a contabilizar 80.312 infetados e 2.032 óbitos, desde o início da pandemia. O número de casos diários registado hoje foi o mais baixo desde o dia 28 setembro

13h47 - Hospital de Vila Real conclui rastreio. O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse hoje que concluiu o rastreio a 248 profissionais e utentes do serviço de medicina interna do hospital de Vila Real, mantendo-se os cinco casos positivos.

13h36 - Seis utentes recuperados em lar de Vimioso. A direção do Lar de Carção, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, disse hoje que há seis utentes recuperados do surto de Covid-19 que afetou aquela instituição transmontana na segunda quinzena de setembro.

13h12 - Airbus reduz produção em 40%. A fabricante de aeronaves Airbus reduziu a atividade em 40% devido à pandemia, mas tem a produção assegurada "por vários anos" com as quase 7.500 encomendas de aviões comerciais em carteira e encara Portugal como "um importante parceiro".

13h04 - Falsos testes à venda na fronteira moçambicana. Falsos testes à Covid-19 com resultado negativo estão a ser vendidos junto ao posto fronteiriço moçambicano de Ressano Garcia para quem quer entrar na África do Sul, denunciaram hoje as autoridades.

12h57 - "Recuperação da economia vai continuar mas cada vez mais lenta". O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, estimou hoje que a recuperação da economia continuará, mas que "vai ser cada vez mais lenta". Segundo o responsável máximo pelo banco central, a recuperação vai levar "mais alguns semestres" e "provavelmente os mais difíceis" devido à reafetação de recursos que haverá na economia, mas também admitiu que evolução económica continua "envolta em enorme incerteza".

12h52 - Atualização dos números no Irão. O Irão registou hoje um novo recorde de casos diários de Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, foram reportados 4.151 infetados e 227 mortos. No total, há agora 479.825 contágios 27.419 óbitos associados ao novo vírus. 

12h35 - Guarda-redes do Real Madrid testa positivo. A seleção ucraniana anunciou, nesta terça-feira, que Andriy Lunin testou positivo à Covid-19. O futebolista de 21 anos, atualmente ao serviço do Real Madrid, vai agora perder o jogo contra a Espanha.

12h02 - Reino Unido investiga falha no registo de infeções. O governo britânico abriu uma investigação para perceber como quase 16.000 novas infeções pelo novo coronavírus não foram registadas devido a uma falha técnica, anunciou hoje secretário da Saúde, Matt Hancock.

11h58 - Itália quer uso obrigatório de máscara e estado de emergência até janeiro. Uso obrigatório de máscara, inclusive ao ar livre, e o maior controlo de possíveis aglomerações de pessoas são as medidas que se somam às já previstas em Itália depois que as infeções pelo novo coronavírus dispararam nas últimas semanas no país, atingindo uma média de 2.600 por dia. 

Estas medidas serão votadas na quarta-feira através de um decreto do primeiro-ministro, após consulta aos representantes das regiões.

11h35 - "Lave as mãos com frequência". A DGS recordou hoje que se deve lavar as mãos com frequência como uma medida de prevenção contra a Covid-19. Poquê? Porque "os germes acumulam-se nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas". 

11h18 - Em teletrabalho?teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos este ano, por força da pandemia, e ainda há empresas que aplicam este regime. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, realizado nos EUA, as pessoas poupam, em média, 52 minutos em deslocações quando estão em teletrabalho. Conheça aqui seis dicas para fazer uma 'boa' gestão deste tempo extra.

11h06 - Presidente da Serie A testa positivo. O presidente da Série A, Paolo Dal Pino, acusou positivo à Covid-19, informou hoje a Liga italiana de futebol, acrescentando que o teste foi efetuado na segunda-feira e que o dirigente está assintomático e em quarentena.

10h54 - Singapura dá bónus a quem tenha filhos durante a pandemia. Singapura vai oferecer um bónus para incentivar a população a ter filhos durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a BBC, o Governo teme que haja uma quebra na natalidade devido à instabilidade económica provocada pelo novo vírus. Neste momento, já há um incentivo de cerca de 6.200 mil euros para quem tenha um bebé. 

10h30 - Atualização dos números na Hungria. A Hungria registou 20 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos diários devido ao novo coronavírus nesse país desde meados de abril. Assim, o número total de óbitos causados pela pandemia desde o seu primeiro surto em março subiu para 853, totalizando ainda 32.298 infeções confirmadas, sendo 818 novos casos últimas 24 horas.

9h52 - Atualização dos números em África. África registou nas últimas 24 horas mais 132 mortes devido à Covid-19, elevando o número do total de óbitos para 36.921, num total de 1.518.662 infetados, mais 4.804, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

9h34 - Porto moçambicano testa tripulantes de países de alto risco. O porto da Beira, um dos mais movimentados de Moçambique e que tem ligação a países do interior da África Austral, vai passar a controlar tripulações de zonas de risco para a Covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

9h17 - Coimbra Business School prepara ano letivo com o melhor "de dois mundos". A Coimbra Business School preparou o novo letivo de forma que as aulas sejam presenciais e, simultaneamente, à distância, de maneira a salvaguardar a segurança sanitária, disse à agência Lusa o presidente da escola.

9h09 - Mamíferos vulneráveis à Covid-19? Vários animais podem estar vulneráveis ao SARS-CoV-2, diz um estudo em larga escala que procurou saber como o vírus pode infetar células de diferentes espécies. O estudo, publicado na Scientific Reports e liderado por investigadores da University College London, afirma que existem 26 animais em contato regular com pessoas que podem ser suscetíveis à infeção

8h57 - OMS apela aos governos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje aos governos europeus que combatam o cansaço crescente das pessoas diante da pandemia do novo coronavírus e das medidas de restrição impostas, que nalguns casos atinge 60% da população. 

"Com base nos dados agregados na pesquisa dos países desta região, podemos notar, sem surpresa, que o cansaço dos entrevistados está a aumentar (...), estima-se agora que tenha atingido mais de 60% nalguns casos ", disse o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge.

8h34 - Atualização dos números na Alemanha. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 2.639 casos confirmados e 12 óbitos devido à Covid-19, anunciou, esta terça-feira, o Instituto Robert Koch. Com esta atualização, o país passa a somar 303.258 contágios e 9.546 vítimas mortais, desde o início da pandemia

8h11 - Kim Jong-un lança campanha para relançar economia. O dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou uma campanha de 80 dias para relançar a economia, antes de um congresso extraordinário do partido no poder, em janeiro, foi hoje noticiado.  A decisão, anunciada pelo meios de comunicação oficiais, foi tomada durante uma reunião do Partido dos Trabalhadores e surgiu na sequência de inundações recentes e num contexto de pandemia da Covid-19, que contribuíram para enfraquecer ainda mais a economia já em crise do isolado país.

7h45 - "Não tenham medo" do vírus. Momentos depois de receber alta, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump recorreu ao Twitter para deixar uma mensagem aos norte-americanos: "Aprendi muito coisa sobre o novo coronavírus e uma dessas coisas é: não deixem que ele vos domine. Não tenham medo porque vão conseguir vencê-lo (...) Agora estou melhor e talvez até esteja imune. Não sei. Mas não deixem que ele [o novo coronavírus] domine a vossa vida", afirmou, elogiando os profissionais de saúde e os equipamentos médicos ao dispor no país.

7h31 - Atualização dos números no México. O México registou mais 2.789 mortos e 28.115 infetados com o novo coronavírus do que no dia anterior, com base num novo critério de contagem oficial. De acordo com o Ministério da Saúde mexicano, o país contou 81.877 óbitos e 789.780 infetados desde o início da pandemia.

7h14 - Pandemia limitou projetos com China. A pandemia de Covid-19 limitou o desenvolvimento de projetos e as relações institucionais entre Portugal e a China, com impacto no intercâmbio de estudantes e no desenvolvimento de projetos e infraestruturas, disseram responsáveis à Lusa.

7h06 - Atualização dos números nos EUA. Os Estados Unidos registaram 210.117 mortos e 7.453.582 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, indicou a Universidade Johns Hopkins. Este balanço, surge depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter saído do hospital militar. 

7h00 - Atualização dos números na Índia.Índia registou 884 mortos e 61.267 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número de contágios diários mais baixo desde 25 de agosto, anunciaram hoje as autoridades.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos sobre a pandemia, que ocorreram ontem, em Portugal e no resto do Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório