Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, como está Trump? Informação da Casa Branca gera confusão

Presidente norte-americano foi hospitalizado na sexta-feira após ter testado positivo ao novo coronavírus.

Afinal, como está Trump? Informação da Casa Branca gera confusão
Notícias ao Minuto

22:37 - 03/10/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Um dia após ser conhecido que testou positivo ao novo coronavírus, o estado de saúde de Donald Trump está a ser falado em todo o mundo e até a causar alguma confusão.  Este sábado, a equipa médica que está a tratar o presidente norte-americano apresentou, em conferência de imprensa, uma imagem bastante otimista sobre a recuperação de Trump.

"Estamos extremamente satisfeitos com os progressos que o presidente fez. Há já mais de 24 horas que o presidente não tem febre e a sua última saturação registada era de 96%, não precisou de oxigénio”, explicou Sean Conley.

Contudo, logo de seguida, reporta o The New York Times, o chefe de gabinete da Casa Branca disse aos jornalistas que os sinais vitais de Trump no último dia foram "muito preocupantes" e que este não está fora de perigo. Pedindo para não ser citado, Mark Meadows contrariou a versão mais otimista dos médicos e alertou que "os próximos dois dias seriam cruciais".

Estas declarações foram atribuídas a uma fonte anónima com conhecimento da situação. Contudo, momentos depois, foi divulgado um vídeo em que é possível ver o chefe de gabinete da Casa Branca dirigir-se aos jornalistas, pedindo-lhe para falar em 'off', e a quem o New York Times atribui as declarações.

Pouco tempo depois desses comentários, Meadows disse, em declarações à Reuters, que "o Presidente se encontrava muito bem".

As mensagens contrárias aumentam a incerteza sobre como realmente se encontra Donald Trump. Durante a conferência de imprensa, os médicos recusaram-se a fornecer detalhes importantes, incluindo quando o Presidente foi testado negativamente pela última vez. Dado que é fundamental para saber exatamente quando e como o Presidente foi infetado.

Ao The New York Times, duas fontes próximas da Casa Branca garantiram que na sexta-feira o presidente teve dificuldades respiratórias, decorrentes da infeção pelo novo coronavírus, o que levou a que tivesse de receber oxigénio suplementar e de ser transportado para o hospital de helicóptero.

Durante a conferência de imprensa de hoje, o médico Sean Conley frisou que enquanto esteve com a sua equipa, Donald Trump não esteve a oxigénio, mas recusou comentar se já tinha estado.

Vários colaboradores do Presidente dos Estados Unidos, que se encontravam nos bastidores do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, que ocorreu na madrugada da passada quarta-feira, estão, a par de Trump, infetados com o novo coronavírus. 

Leia Também: AO MINUTO: GNR põe fim a festa ilegal. Mais 16.972 infeções em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório