Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 20 mil pessoas morreram no Mediterrâneo desde 2013

Mais de 20 mil pessoas morreram no Mediterrâneo desde 3 outubro de 2013, dia da tragédia de Lampedusa, afirmaram hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e a Organização Internacional para as Migrações.

Mais de 20 mil pessoas morreram no Mediterrâneo desde 2013
Notícias ao Minuto

10:38 - 03/10/20 por Lusa

Mundo Mediterrâneo

Itália comemora hoje o Dia Nacional da Memória e do Acolhimento, estabelecido em 2016 para honrar os 368 refugiados e migrantes que morreram afogados próximos da costa de Lampedusa em 2013 e todos aqueles que perderam a vida na travessia do Mediterrâneo em direção à Europa.

"Esse naufrágio dramático causou dor e indignação e mobilizou uma resposta de busca e resgate no mar sem precedentes que, no entanto, perdeu força ao longo dos anos. Desde 03 de outubro de 2013, mais de 20 mil pessoas perderam a vida no Mediterrâneo", denunciaram hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), num comunicado conjunto.

As duas organizações afirmaram que não se pode aceitar que "mulheres, crianças e homens que fogem da violência continuem a perder a vida no mar, devido à escassez de meios de emergência".

"Não é sustentável que o salvamento no mar seja delegado ao trabalho da Guarda Costeira italiana, a algumas organizações não governamentais e a navios mercantes que não estão equipados para o resgate e transporte de pessoas vulneráveis", alertaram.

ACNUR e OIM afirmaram que não é sustentável que apenas os Estados com costa no Mediterrâneo fiquem com a responsabilidade exclusiva de acolher os que vêm pelo mar.

"É necessário um plano que envolva todos os Estados-membros da União Europeia, desde o resgate ao acolhimento", defenderam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório