Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

OMS. "Este é um momento crítico na resposta à pandemia da Covid-19"

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu esta sexta-feira que os países enfrentam diferentes fases da pandemia, mas que as respostas continuam a ser as mesmas e devem ser reforçadas.

OMS. "Este é um momento crítico na resposta à pandemia da Covid-19"

"O mundo ainda está a lutar contra a pandemia da Covid-19", disse esta sexta-feira o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), explicando que todas as semanas são acrescentados ao número global “aproximadamente dois milhões de casos”. “E, como vocês sabem, o mundo ultrapassou o trágico patamar do milhão de mortes esta semana. Choramos a perda de tantos”, afirmou, em conferência de imprensa.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, referindo-se ao combate à pandemia que é feito nos diferentes países, falou em quatro cenários diferentes que existem atualmente. "Alguns países atacaram o vírus rapidamente e evitaram surtos de Covid-19 em larga escala", disse, em primeiro lugar, prosseguindo com os países que "tiveram grandes surtos mas foram capazes de os controlar e continuam a suprimir o vírus".

"Outros países", disse ainda, "conseguiram controlar o vírus, mas à medida que as economias e as sociedades foram levantando as restrições, verificou-se um aumento de casos". Por fim, sublinhou que "ainda há países numa fase intensa de transmissão de Covid-19".

"Este é um momento crítico na resposta à pandemia da Covid-19", explicou o especialista em saúde pública. "Apelamos a todos os líderes que fortaleçam a sua resposta, apliquem medidas direcionadas que sabemos que podem suprimir a propagação, assegurem que os sistemas de saúde e os profissionais estão protegidos, e salvem vidas".

Estas medidas deverão ser, porém, de acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, pensadas para o longo prazo, mesmo quando houver maior controlo sobre a situação pandémica. "E quando conseguirmos controlá-lo, é importante que os governos continuem, fiquem vigilantes e alerta, e invistam nos sistemas de saúde, incluindo no rastreamento de contactos", indicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório