Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Moradores de Madrid protestam contra restrições. Eis as imagens

Presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, vai esta segunda-feira reunir com a presidente da comunidade madrilena.

Notícias ao Minuto

18:27 - 20/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Madrid

Os moradores dos bairros de Madrid convocaram para este domingo protestos contra as restrições de mobilidade decretadas para tentar controlar a pandemia da Covid-19. Estes decorreram pela manhã e foram captados pela lente da Getty - veja na galeria acima.

De acordo com a Federação das Associações de Moradores de Madrid (FRAVM, sigla em castelhano), num comunicado citado pela agência Efe, grupos de vizinhos têm promovido nas redes sociais a convocatórias destes protestos "pela dignidade do Sul" (de Madrid) e para exigir mais investimentos nos seus bairros.

A maioria dos protestos estavam marcados para domingo às 12h00 locais (menos uma em Portugal Continental) nos bairros de Villaverde BajoVillaverde Alto, Puente de Vallecas, Villa de VallecasCarabanchelArganzuela e Ciudad Lineal-San Blas.

De lembrar que o aumento dos casos dos últimos dias levou a região de Madrid a decidir restringir, a partir de segunda-feira, a liberdade de movimentos a mais de 850 mil pessoas, 13% dos seus habitantes, de zonas da cidade onde houve um maior aumento dos contágios de Covid-19.

A população afetada poderá sair do seu bairro para ir trabalhar, ir ao médico ou levar os seus filhos à escola, e o número de pessoas que se podem reunir é reduzido de dez para seis.

O encerramento de jardins e parques é outra das medidas anunciadas para ser implementada em 37 áreas sanitárias da capital espanhola, uma cidade que tem cerca de 6,6 milhões de habitantes num total nacional de 47 milhões.

Pedro Sánchez afasta cenário de novo confinamento total de Espanha

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, assegurou este sábado que não prevê um novo confinamento total de Espanha e garantiu que se reúne na segunda-feira com a presidente da comunidade madrilena apenas para ajudar e não para tutelar.

Sánchez confia que as medidas que o governo vai colocar em marcha a partir de amanhã são as corretas e adiantou que o executivo continuará a ajudar todas as comunidades autónomas, especialmente a de Madrid.

"A minha mensagem é que o governo vai na segunda-feira à Puerta del Sol [sede do governo madrileno] para ajudar, apoiar. Não vamos julgar, nem avaliar", sublinhou.

Nesta linha, o governante insistiu que vai colocar à disposição todos os recursos do Estado para voltar a achatar a curva de Covid-19 em Madrid, que continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções em Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório