Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Arábia Saudita responsabiliza rebeldes do Iémen por ataque no sul do país

Um ataque com um projétil provocou hoje cinco feridos numa aldeia no sul da Arábia Saudita, informou a agência noticiosa oficial saudita SPA, que atribui a autoria a rebeldes iemenitas Houthis.

Arábia Saudita responsabiliza rebeldes do Iémen por ataque no sul do país
Notícias ao Minuto

16:28 - 20/09/20 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

Segundo a mesma fonte, os cinco civis sofreram ferimentos ligeiros e foram ainda reportados danos com tiros em três viaturas. Os Houthis, que têm intensificado recentemente o lançamento de mísseis e drones contra a Arábia Saudita, não reivindicaram ainda a responsabilidade deste ataque.

A coligação internacional liderada pelos sauditas anuncia regularmente a interceção de mísseis e drones lançados desde o Iémen, onde os Houthis controlam sobretudo o norte do país, incluindo a capital Sana. Riade culpa o Irão pelo fornecimento de armas aos rebeldes iemenitas, uma acusação que Teerão já refutou.

Após os Houthis iniciarem uma ofensiva e tomarem o controlo da capital Sana, no final de 2014, a Arábia Saudita assumiu a liderança de uma coligação internacional de apoio ao governo iemenita.

Desde então, o conflito levou à morte de dezenas de milhares de pessoas, na sua maioria civis, e milhões tiveram de fugir do território, no que as Nações Unidas já consideraram o pior desastre humanitário do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório