Autoridades moçambicanas apreendem 4 toneladas de frango contrabandeado

Autoridades moçambicanas apreenderam no domingo, no posto fronteiriço de Ressano Garcia, na província de Maputo, quatro toneladas de frango congelado contrabandeado da África do Sul, foi hoje anunciado.

Notícia

© iStock

Lusa
15/09/2020 19:29 ‧ 15/09/2020 por Lusa

Mundo

Moçambique

primeira vista parecia vazio, mas eles [transportadores] criaram um fundo falso no camião, onde escondiam o frango", disse o diretor operativo das Alfândegas em Maputo, Leonel Vasco, citado hoje pela Televisão de Moçambique (TVM).

O frango contrabandeado representava um atentado à saúde pública, dado que, segundo as autoridades, o camião não possuía um sistema de frio e não apresentava certificado internacional fitossanitário.

"O Ministério da Agricultura tem mecanismos necessários para fazer os testes laboratoriais e verificar se o frango reúne ou não condições para o consumo humano", referiu Leonel Vasco.

A fonte avançou ainda que durante atividades de inspeção feitas ao longo do ano, o mesmo camião foi apreendido mais de duas vezes, também transportando frango congelado.

Ao todo, de janeiro a agosto deste ano, foram apreendidas 170 toneladas de frango na província de Maputo, acumulando nove milhões de meticais (106 mil euros) de fuga à tributação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas