Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: 660 mil descarregaram app. 10.273 novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: 660 mil descarregaram app. 10.273 novos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

14:58 - 07/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 249 casos de infeção pelo novo coronavírus. O total acumulado de infetados no país subiu assim para 60.507 e o de vítimas mortais para 1.843.

As 'reuniões do Infarmed' foram retomadas hoje, no Porto, após quase dois meses de paragem. Pela primeira vez, as apresentações terão transmissão aberta.

À chegada do encontro, o primeiro-ministro referiu que "estamos num momento crucial" e que o "risco de contágio vai aumentar", relembrando que é importante ouvir os técnicos. Recorde-se que o país regressa ao estado de Contingência a partir de 15 de setembro.

Em termos mundiais, os Estados Unidos continuam a ser o país com mais casos confirmados desde o início da pandemia. A Índia ultrapassou hoje o Brasil, sendo agora o segundo país com mais contágios.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

00h00 - O registo desta segunda-feira chegou ao fim, mas poderá voltar a acompanhar um novo na manhã de terça-feira. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h52 - PSP do Porto com agentes infetados e em confinamento. O Comando Metropolitano do Porto da PSP revelou hoje a existência de casos positivos para Covid-19 e agentes em confinamento, garantindo que estão "a ser seguidos os protocolos".

23h31 - Quatro pessoas infetadas em restaurante da Fonte da Telha em Almada. O sócio-gerente e três funcionários do restaurante Areias da Telha, na praia da Fonte da Telha, Almada, estão infetados com Covid-19 e o estabelecimento vai permanecer encerrado até 13 de setembro, confirmou hoje o responsável daquela concessão de praia. 

23h30 - Santa Casa de Lousada retoma após mais um funcionário infetado. A Santa Casa da Misericórdia de Lousada, distrito do Porto, anunciou hoje que foi identificado mais um caso de Covid-19 entre os profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e que vai retomar todos os serviços.

23h29 - I Liga com testes em todas as jornadas e II Liga apenas de duas em duas. Os jogadores da I Liga vão ter testes à Covid-19 antes de todas as jornadas, enquanto na II Liga serão testados a cada duas rondas, de acordo com o Plano de Retoma do Futebol Profissional.

23h09 - Atualização no Brasil. O Ministério da Saúde reportou, esta segunda-feira, 10.273 novos casos e mais 310 mortes. País manteve assim a tendência de descida que tem sido registada nos últimos dias.

O país contabiliza um total acumulado de 4.147.794 casos confirmados e 126.960 vítimas mortais.

22h50 - França fecha 28 escolas e 262 turmas após aumento de novos casos. O país teve de encerrar 28 escolas e 262 turmas após ter registado novos casos positivos de Covid-19, disse hoje o ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, uma semana após a reabertura das escolas.

22h18 - Itália prorroga medidas. O Conselho de Ministros italiano aprovou hoje um novo decreto que prorroga até 07 de outubro as medidas para conter a Covid-19, como a utilização de máscaras em espaços fechados ou restrições à chegada de pessoas de outros países.

21h46 - Aluno infetado na Escola Alemã de Lisboa põe três turmas em quarentena. Três turmas da Escola Alemã de Lisboa estão em isolamento profilático, depois de, no sábado, ter sido confirmado um caso de infeção, confirmou hoje a instituição.

"Foi um aluno que, durante as férias, teve contacto com outra família. Foi à escola no primeiro dia de aulas e depois soube-se que alguém dessa família estava infetado", explicou a assessora de comunicação da escola, Rita Dantas.

21h41 - "Estamos preparados para enfrentar o regresso às aulas". Marta Temido falou, esta segunda-feira, ao país depois da reunião do Infarmed, no Porto. "Estamos preparados para enfrentar o regresso às aulas e também estamos melhor preparados do que estávamos há seis meses para enfrentar um eventual recrudescimento da doença", salientou a ministra da Saúde.

De acordo com a governante, não há dúvidas de que o país tem "mais meios, experiência e conhecimento" ainda que o contexto "seja de grande exigência".

21h32 - Eis as reações dos partidos após o fim da 'reunião do Infarmed'.

PS  -  O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, foi o primeiro a falar após o encontro com o Infarmed sobre a pandemia da Covid-19 e garantiu que "a abertura do ano escolar está preparada ao mais ínfimo detalhe, em articulação do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, com orientações que estão disponíveis no site da DGS e DGest". O socialista recordou ainda que também as famílias e escolas podem "alicerçar as decisões com base no quadro de orientações que está disponível".

PSD - O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu, esta segunda-feira, ser "premente" o reforço da vigilância sobre os lares, tal como a testagem de "todas as pessoas" que tiveram contactos próximos com infetados com Covid-19, ainda que sem sintomas.

CDS-PP - O líder do CDS-PP considerou que o Governo "está a falhar e a atuar tarde e a más horas" na preparação do regresso às aulas porque muitas famílias "estão inseguras". De acordo com o bloquista, "há caracterização de casos baseada na idade e sexo, mas continua a faltar caracterização sócioeconómica e contexto social”.

BE -  Moisés Ferreira, do Bloco de Esquerda, defendeu que ainda há pouca informação relacionada com os surtos de Covid-19 que têm surgido em Portugal.

PAN - O PAN exigiu o reforço de especialistas da Saúde Pública. "É fundamental que o Governo proceda ao reforço de especialistas da Saúde Pública", apontou a deputada Bebiana Cunha à saída do encontro, embora ressalvando que o Governo "está comprometido com isso, comprometeu-se a fazer o reforço em 33 profissionais".

Iniciativa Liberal - A Iniciativa Liberal considerou hoje "dececionante" a reunião entre especialistas e políticos sobre a pandemia, uma vez que foi expositiva, técnica e nunca dirigida aos cidadãos, criticando que não tenha havido uma "única palavra" sobre a situação de contingência.

PEV -  A deputada do Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) Mariana Silva afirmou ser necessário "contratar mais auxiliares para que possam estar perto dos alunos" e ajudar à limpeza das escolas e ter "mais professores para que se possa fazer o desdobramento de turmas".

Chega -  O deputado único do Chega criticou hoje o Governo por não ter definido um plano de transportes para estudantes entre as suas casas e as escolas, considerando haver uma "grande probabilidade" de o regresso às aulas correr mal.

21h31 - Atualização em Angola. O país registou três mortes e 16 novos casos de infeção por Covid-19, todos na província de Luanda, nas últimas 24 horas, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

21h30 - Nas crianças o novo coronavírus "não se transmite como a gripe". Uma infecciologista pediátrica defendeu hoje, com base num estudo realizado no Hospital Dona Estefânia, que nas crianças o novo coronavírus "não se transmite" como a gripe e que tal pode ser "reconfortante" para a decisão de reabertura das escolas.  

21h28 - App de rastreio já foi descarregada por mais de 660 mil pessoas. A aplicação de rastreio 'StayAway Covid' já foi descarregada por 660 mil pessoas, anunciou hoje o presidente do conselho de administração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), José Manuel Mendonça.

20h39 - Vacina só será disponibilizada após "assegurada segurança e eficácia". O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) assegurou hoje que nenhuma das vacinas para a Covid-19 poderá ser disponibilizada sem ter sido sujeita a uma avaliação de segurança e eficácia.

20h37 - Lar de Reguengos corrige questões detetadas em vistoria. Uma equipa multidisciplinar que efetuou hoje uma vistoria ao lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu um surto de Covid-19, em junho, que causou 18 mortos, detetou "zero desconformidades", disse a diretora técnica da instituição.

20h36 - Ferro Rodrigues não entende como não se retiraram lições quanto aos lares. O presidente da Assembleia da República disse hoje não compreender como é que, nesta altura, ainda não se retiraram lições do que aconteceu nos lares numa primeira vaga da pandemia da Covid-19.

19h28 - OMS considera estatísticas sobre reinfeções "quase irrelevantes". As palavras foram empregues pela epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove, que falava na habitual videoconferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Segundo a líder técnica da resposta da OMS à Covid-19, "apenas houve uns poucos casos de reinfeção", entre os mais de 27,1 milhões de infetados em todo o mundo, e "até agora não foram muito relevantes".

"De qualquer maneira, continuamos a estudá-los em laboratórios de diferentes países", ressalvou.

19h20 - Dinamarca limita ajuntamentos. As reuniões públicas em Copenhaga e outros 17 municípios serão limitados a 50 pessoas (em vez de 100), após um aumento dos novos casos. O Ministério da Saúde considerou, relata a CNN, o aumento "preocupante" e disse que as medidas entram em vigor a partir de 22 de setembro.

19h08 - Segunda vaga pode ser evitada se contactos forem reduzidos. Especialistas defendem que a segunda vaga de infeção do novo coronavírus poderá ser evitada em Portugal se os jovens e a sociedade em geral reduzirem os seus contactos comparativamente ao "tempo pré-Covid", e se os casos assintomáticos forem controlados.

"A reabertura das escolas, no seguimento das medidas de relaxamento do confinamento, tem uma grande propensão para originar uma segunda onda, mas há uma boa noticia que é a de que a segunda onda não é uma fatalidade, não é uma coisa inevitável e conseguimos até estimar o que podemos fazer para a evitar", disse o especialista.

18h59 - Argentina aproxima-se das 10.000 mortes após seis meses de restrições. O país aproxima-se das 10.000 mortes por Covid-19 após quase seis meses de medidas de confinamento, numa situação assinalada pelo receio de colapso sanitário em vários pontos do país e a polémica abertura de esplanadas na capital.

18h52 - Estudo caso-controlo em LVT concluído até ao final do mês. Um estudo caso-controlo que pretende identificar fatores de risco na transmissão da Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo estará concluído dentro de três semanas, anunciou o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

18h50 - OMS inicia esta semana avaliação da resposta à pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) inicia esta semana a avaliação da resposta à pandemia da Covid-19, com a primeira reunião de um comité de peritos prevista para terça e quarta-feira, anunciou hoje o diretor-geral.

Entre os pontos a analisar pelos peritos estão a convocação de comités de emergência em janeiro, quando se conheceram os primeiros casos de infeção por Covid-19 na China, e a declaração de emergência de saúde pública internacional, em 30 de janeiro.

18h37 - Atualização em França. O país reportou, esta segunda-feira, mais 25 mortes e 4.203 novos casos. Desde o início da pandemia no país, 30.726 pessoas morreram e 328.980 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus.

18h20 - Europa espera segunda vaga. Os casos diários de Covid-19 estão a aumentar em muitos países europeus, num momento do regresso às aulas presenciais e próximo da mudança de estação, mas os governos preferem canalizar as esperanças numa vacina para não voltar ao confinamento. Conheça aqui a situação atual em alguns países.

18h17 - A empresa chinesa Sinovac Biotech Ltd. disse, esta segunda-feira, que a sua vacina candidata contra o novo coronavírus aparenta ser segura para a população mais velha, de acordo com resultados preliminares de um teste, reporta a Reuters. Já as respostas imunológicas desencadeadas pela vacina foram ligeiramente mais fracas do que nos adultos mais jovens.

18h14 - Universidade nos EUA evita surto analisando as fezes dos alunos. Na tentativa de limitar a propagação da Covid-19, a Universidade do Arizona optou por uma estratégia no mínimo original: além da realização de testes aleatórios nos milhares de alunos, a utilização mandatória de máscaras e a manutenção do distanciamento social, à medida que os estudantes começaram a regressar aos dormitórios, os investigadores decidiram começar a analisar o esgoto. 

17h58 - Seis bombeiros infetados e dez em vigilância nos voluntários de Guimarães. O número de bombeiros infetados com Covid-19 nos Voluntários de Guimarães subiu para seis e 10 operacionais continuam em vigilância, disse hoje à Lusa o comandante daquela corporação, onde o primeiro caso positivo foi detetado na quarta-feira.

17h54 - Restaurante em Melides encerrado. Um restaurante em Melides foi encerrado por precaução no sábado devido à ligação a um foco de infeção por Covid-19 detetado no concelho de Grândola com, pelo menos, quatro casos positivos, disse hoje o delegado de saúde municipal.

17h40 - Situação epidémica agravou-se em Portugal desde meados de agosto. A situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal agravou-se desde meados de agosto, revelaram hoje os peritos da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), no regresso das reuniões entre especialistas e políticos. Conheça aqui a análise dos especialistas.

17h33 - Atualização em Espanha. De acordo com a informação divulgada, esta segunda-feira, pelo Ministério da Saúde, há 26.560 novos casos desde sexta-feira em Espanha. Recorde-se que não há reporte de dados ao fim de semana.

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia, em Espanha, supera agora os 500 mil casos. 

O país contabiliza um total acumulado de 29.516 vítimas mortais, um aumento de 98 face a sexta-feira.

17h07  - Ajudas desproporcionais podem dificultar recuperação económica. A vice-presidente executiva da Comissão Europeia considerou hoje que as "enormes" diferenças na ajuda que cada Estado-membro consegue destinar ao apoio da economia, mitigando os efeitos da Covid-19, podem dificultar a recuperação e a convergência.

17h02 - Reino Unido impõe quarentena a quem regresse de sete ilhas da Grécia. O Governo britânico tirou sete ilhas gregas da lista de territórios cujos passageiros estão isentos de quarentena na chegada a Inglaterra, decretada devido ao aumento do risco de contrair a Covid-19, anunciou hoje. 

Numa declaração no parlamento, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, disse que Inglaterra vai introduzir "corredores de viagens regionais", o que significa que a medida pode ser aplicada de maneira diferente a ilhas e território continental de um mesmo país caso tenham taxas de infeção divergentes. 

17h00 - Regras para as escolas não respondem às questões essenciais. O Sindicato de Todos os Professores (STOP) considera que o "Referencial Escolas - Controlo da transmissão de Covid-19 em contexto escolar" não responde às questões essenciais para garantir a segurança no regresso às aulas.

16h53 - Atualização em Itália. O país reportou mais 12 mortes e 1.108 novos casos. Desde o início da pandemia no país, 278.784 testaram positivo ao novo coronavírus, sendo que 35.553 morreram.

16h25 - Atualização no Reino Unido. País reportou, esta segunda-feira, 2.948 novos casos e mais três mortes. Desde o início da pandemia no país, 350.100 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, sendo que 41.554 morreram.

16h04 - "A Covid-19 está a ensinar-nos muitas lições". Durante o briefing, desta segunda-feira, sobre a evolução do novo coronavírus, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) referiu que "a Covid-19 está a ensinar-nos muitas lições", inclusive que a "saúde não é um artigo de luxo para quem pode pagar, é uma necessidade e um direito humano".

Tedros Adhanom vincou ainda que "a saúde pública é a base da estabilidade social" e deixou um alerta: "Esta não será a última pandemia. A história ensina-nos que surtos e pandemias são um facto da vida. Mas quando a próxima pandemia chegar, o mundo deve estar preparado - mais preparado do estava desta vez".

15h59 - Guiné-Bissau com mais um morto e 30 novos casos na última semana. A Guiné-Bissau registou entre terça-feira e domingo mais 30 novos casos positivos para Covid-19 e mais uma vítima mortal, elevando o total acumulado para 2.275, segundo dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

15h50 - Portugal tem "pela frente um contexto complexo". A reunião com especialistas, políticos e parceiros sociais já começou e, desta vez, foi Marta Temido a inaugurar a reunião. Após elogiar o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante os primeiros seis meses da pandemia, a ministra da Saúde apontou que, hoje, "Portugal está melhor preparado para enfrentar a próxima fase", pois há "mais recursos, mais organização, mais experiência e mais conhecimento".

Contudo, alertou, a par de outros países europeus, Portugal tem "pela frente um contexto complexo", tendo em conta "o regresso às aulas, a gripe sazonal, o habitual acréscimo da mortalidade nos meses do Inverno - particularmente nos mais idosos-, a necessidade de responder a todas as outras necessidades assistenciais e a dificuldade económica de um eventual novo' lockdown'".

15h41 - Três novos casos nos Açores. A região autónoma registou nas últimas 24 horas três casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel, decorrentes das 929 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região, informou a Autoridade de Saúde regional.

15h37 - Infarmed ordena retirada do mercado de máscaras cirúrgicas OrbitPlatform. A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) ordenou a retirada imediata do mercado das máscaras cirúrgicas do fabricante OrbitPlatform por não cumprirem todos os requisitos legais.

15h26 - Já começou a reunião do Infarmed. Acompanhe aqui em direto.

15h16 - Reunião do Infarmed. À chegada ao encontro, que decorre no Porto, António Costa sublinhou a importância de recorrer novamente às "lições" dos especialistas.

"Esta reunião de hoje é muito importante porque estamos num momento crucial. Estamos a aproximar de um período em que muitas das pessoas que estavam em férias vão regressar às suas atividades normais, em que vamos retomar a atividade letiva, por isso vamos estar, seguramente, num momento que é critico", disse.

15h10 - Surto em lar. Treze utentes e sete funcionários de um lar pertencente à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, em Mafra, estão infetados com a Covid-19, confirmaram hoje o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório