Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rei da Tailândia devolve título a concubina real que tinha destituído

Sineeanat Wongvajirapakdi foi "punida" por ter tentado "elevar-se" à posição da rainha.

Rei da Tailândia devolve título a concubina real que tinha destituído
Notícias ao Minuto

14:45 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tailândia

O Rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, ‘perdoou’ a concubina real tailandesa, Sineeanat Wongvajirapakdi, cerca de um ano depois de a ter destituído dos seus títulos e cargos militares por, alegadamente, querer uma posição semelhante à da rainha Suthida.

Conta o Royal Gazette que a posição e os títulos foram assim novamente atribuídos a Sineeanat esta quarta-feira.

A tailandesa foi destituída do seu cargo em outubro de 2019, poucos meses depois de ser nomeada concubina real.

Na altura, o palácio anunciou que esta estava a ser punida por tentar “elevar-se" à posição da rainha, por "mau comportamento" e por "deslealdade" ao monarca.

Desde essa altura que a mulher nunca mais foi vista em público e está em parte incerta.

Sineeatat é a primeira concubina real na Tailândia em quase um século. É mulher do rei, mas não casada com ele como são as rainhas.

A concubina nasceu em 1985 no norte da Tailândia e tirou o curso de enfermagem, profissão que largou para iniciar um relacionamento com Vajiralongkorn.

Sineeatat acabou por tirar o curso de segurança, de piloto e de paraquedista, juntando-se aos guardas reais. No início de 2019, foi nomeada major-general.

Em julho do mesmo ano, recebeu oficialmente o título de concubina real, logo a seguir ao rei casar com a sua quarta mulher, a rainha Suthida, que tinha sido a subchefe da segurança pessoal do rei.

Além da 'crise' com Sineenat, o rei da Tailândia teve problemas com duas das suas quatro mulheres (com quem foi casado). Em 1996, denunciou a segunda esposa, que fugiu para os EUA com os quatro filhos e, em 2014, destituiu a terceira mulher.

Vajiralongkorn tem sete filhos e, apesar de ser Rei da Tailândia, vive a maior parte do tempo na Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório