Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Taiwan condecora ex-presidente do Senado checo apesar de protestos

A chefe de Estado de Taiwan, Tsai Ing-wen, condecorou hoje a título póstumo o ex-presidente do Senado checo, Jaroslav Kubera, num ato que decorre durante a visita a Taipé do atual titular do cargo, Milos Vystrcil. 

Taiwan condecora ex-presidente do Senado checo apesar de protestos
Notícias ao Minuto

14:25 - 03/09/20 por Lusa

Mundo Pequim

Jaroslav Kubera tencionava visitar Taiwan no final do passado mês de janeiro, poucos dias antes de morrer de um ataque cardíaco, tendo Tsai considerado o ex-presidente do Senado da República Checa "um bom amigo".

O estreitar das relações entre Praga e Taipé está a motivar fortes protestos diplomáticos e ameaças políticas por parte de Pequim que considera aquele território uma "ilha rebelde" desde que os nacionalistas chineses foram derrotadas, em 1949. 

A República Checa não tem relações diplomáticas com Taiwan tendo a visita do presidente do senado checo levado Pequim a advertir que a República Checa "pagaria um alto preço" pela visita oficial.

A reação do regime comunista de Pequim foi considerada excessiva pela diplomacia checa que convocou o embaixador de Pequim em Praga para uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Tomas Petricek.

Na cerimónia que decorreu hoje em Taipé, a presidente Tsai disse que Kubera "fez muitos esforços" para melhorar as relações entre Taiwan e a República Checa e recordou a visita do antigo presidente Vaclav Havel (1936-2011) há 16 anos.

A presidente de Taiwan mostrou "esperança" de que a condecoração póstuma se transforme "num símbolo duradouro da amizade entre os dois países e na manutenção dos valores democráticos".  

"Enquanto mantivermos os nossos valores, os esforços de Taiwan - na preservação da liberdade e da democracia - vão ser vistos pelo resto do mundo", acrescentou Tsai.

No decorrer da visita, os bancos de Taiwan mostraram interesse em abrir filiais na República Checa e a companhia de bandeira China Airlines admitiu iniciar uma rota direta entre Taipé e Praga assim que a epidemia global de covid-19 o venha a permitir. 

A delegação checa de visita a Taiwan desde o dia 30 de agosto é formada por 89 membros, entre os quais deputados e empresários.

Na terça-feira, o presidente do Senado foi aplaudido pelos deputados de Taiwan ao proclamar em mandarim: "sou taiwanês" numa alusão direta às palavras do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy que em 1963 disse "sou berlinense" no famoso discurso em Berlim Ocidental e que marcava o 15º ano do bloqueio da União Soviética à cidade alemã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório