Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: DGS avalia máscaras em espaços públicos; Há mais seis mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: DGS avalia máscaras em espaços públicos; Há mais seis mortos

Portugal vai 'dar um passo atrás' e regressar ao Estado de Contingência a partir de 15 de setembro. A decisão foi anunciada esta quinta-feira, após reunião do Conselho de Ministros, e é justificada com o regresso ao trabalho e com a reabertura das escolas - fique a par dos pormenores.

Posteriormente, de visita à Feira do Livro em Lisboa e na véspera de serem iniciadas as reuniões entre BE, PAN e PEV e o Governo sobre o OE2021, Marcelo Rebelo de Sousa deixou um aviso aos partidos: "Não vai haver dissolução do Parlamento", porque, disse, "seria uma aventura".

Portugal registou mais seis mortes relacionadas com a Covid-19 e 401 novos casos confirmados de infeção. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até agora, registaram-se 57.074 casos de infeção e 1.815 mortes.

Consulte os mapas da evolução do vírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h00 - Este registo terminou. Para continuar a acompanhar todas as incidências do novo coronavírus, clique aqui.

14h38 - Máscaras obrigatórias na rua?  Sobre este ponto, a Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, lembrou que tem sido a postura das autoridades portugueses tomar medidas proporcionais ao risco. Estando a questão em análise, Graça Freitas frisou que "temos de ter noção do risco" e atuar em conformidade.

E deu um exemplo: "Ir de facto para uma rua movimentada de uma cidade é diferente do que passear o cão às 22 horas numa zona não movimentada". "Teremos de ter esse bom senso e sentido de proporcionalidade", insistiu.

14h22 - Há 523 utentes de lares infetados com Covid-19 em Portugal. Jamila Madeira indicou, esta sexta-feira, que o número de profissionais infetados com Covid-19 até hoje se situa nos 4.401, dos quais 3.821 já estão recuperados. Ao nível de estruturas residenciais para idosos, há 60 entidades com utentes positivos - 523 utentes e 224 funcionários. 

14h17 - GNR reforça dispositivo em zonas balneares de Viana do Castelo e Caminha. O Destacamento de Intervenção do Porto da GNR vai reforçar o patrulhamento nas praias de Viana do Castelo e Caminha, onde têm sido detetados ajuntamentos em infração às regras de prevenção da Covid-19, disse hoje fonte daquela força policial.

14h15 - Surto em Montemor com mais dois casos ativos. O número de casos ativos de Covid-19 em Montemor-o-Novo aumentou para 37 (mais dois face a ontem), sendo agora o total acumulado de 47 infetados, indicou esta sexta-feira a autarquia.

14h10 - Começou a conferência acerca da incidência da Covid-19 em Portugal. Conta hoje com a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, e a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Acompanhe aqui: 

14h09 - Metro de Lisboa "preparado" para aumento de passageiros em setembro. O ministro do Ambiente e da Ação Climática assegurou hoje que o metro de Lisboa está preparado para garantir a segurança dos passageiros, em setembro, no regresso das férias e no início do ano escolar.

14h02 - Presidente da Federação Moçambicana de Futebol 'positivo'. O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, foi diagnosticado positivo para a Covid-19, após uma missão de trabalho na província de Cabo Delgado, no norte do país.

14h00 - Máscaras? Para não haver dúvidas, o Infarmed publicou esta sexta-feira uma informação sobre a rotulagem a que deve estar atento nas máscaras de uso clínico, vulgarmente designadas por máscaras cirúrgicas.

13h46 - Situação estabilizada no Algarve... mesmo com aumento de turistas. A garantia é da delegada de Saúde regional de Faro. "Não temos nenhum foco ou surto de grandes dimensões ativo. [Temos] alguns pequenos surtos, de transmissão familiar ou laboral", adiantou Ana Cristina Guerreiro na conferência de imprensa quinzenal da Proteção Civil Distrital, em Loulé.

13h37 - Dados atualizados de Portugal. Acaba de ser revelado o boletim epidemiológico das últimas 24 horas em Portugal e que dá conta de mais 401 novos casos e seis mortos (dois na região Norte e quatro em Lisboa e Vale do Tejo). Destaque ainda para mais 199 doentes que recuperaram da Covid-19.

13h18 - Surto na Comporta também está "controlado". O surto de Covid-19 que obrigou ao fecho de restaurantes na Comporta, na costa alentejana, mantém-se com 22 casos positivos, levando a autoridade de saúde pública a declarar a situação "controlada".

"Ontem [quinta-feira] foram realizados oito testes e deram todos negativo. As notícias são mais tranquilizadoras e neste momento considero o surto na Comporta controlado", disse hoje à agência Lusa a delegada de saúde de Alcácer do Sal, Tamara Prokopenko.

13h11 - Pelo menos 832 mil mortos e mais de 24,5 milhões de infetados no Mundo. Nas últimas 24 horas foram registadas 5.708 novas mortes e 278.551 novos casos. Os países que registaram o maior número de novas mortes são a Índia (1.057), Brasil (984) e Estados Unidos (931).

13h05 - Merkel adverte para agravamento da situação no outono e inverno. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje esperar uma evolução da pandemia de Covid-19 "ainda mais difícil" no outono e no inverno do que no verão, apelando aos alemães para que continuem a levar a sério a ameaça.

12h58 - ANA rejeita responsabilidades em Faro. A ANA - Aeroportos de Portugal rejeitou responsabilidades nas acumulações de passageiros verificadas nas chegadas do Aeroporto de Faro e considerou que na origem do problema esteve a falta de recursos do SEF.

"A situação referida ocorreu na zona de controlo de fronteira das chegadas, sendo esta área a mesma utilizada no período de verão como de inverno, contrariamente ao que foi afirmado" pelo SEF, reagiu a ANA numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

12h51 - Reciclar na Feira do Livro de Lisboa. O evento "já arrancou e este ano tem dez ecopontos e dois oleões espalhados pelo recinto, onde pode separar os seus resíduos", avisa a mara Municipal no Facebook. No terreno está "uma equipa que, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde, está a sensibilizar os comerciantes para a correta separação de resíduos".

12h24 - Surto em Mora está controlado. O presidente da Câmara de Mora considerou hoje que o surto de Covid-19 nesta vila alentejana está controlado, após o quinto dia sem registo de novos casos, o que mantém em 59 o número de pessoas infetadas.

12h05 - Confiança dos consumidores alemães volta a abrandar em agosto. A evolução da pandemia voltou a abrandar o otimismo dos consumidores alemães, após três meses consecutivos em alta animados pela expectativa de uma retoma rápida, segundo os dados de agosto do indicador da confiança da GfK.

11h54 - Espanha vai participar nos ensaios de vacina contra a Covid-19 em humanos. Trata-se de um ensaio da vacina da empresa Janssen, propriedade da multinacional norte-americana Johnson & Johnson, no qual participarão 190 voluntários espanhóis, mais 400 da Alemanha e da Bélgica. 

11h37 - É "inaceitável" que Governo não explique regresso às aulas. O presidente do CDS-PP considerou hoje "inaceitável" que o Governo ainda não tenha explicado as regras para o próximo ano escolar e defendeu que cada família deve ter "liberdade de escolha" para decidir entre ensino presencial ou digital.

11h24 - É um alerta do Serviço Nacional de Saúde: não partilhe objetos. "A partilha de objetos aumenta o risco de transmissão do vírus. Em contexto de pandemia, não partilhe artigos pessoais", pode ler-se. 

10h53 - SEF vai reforçar Aeroporto de Faro após enchente de passageiros. A abertura do corredor aéreo com o Reino Unido levou ao congestionamento do Aeroporto de Faro. Em resposta ao Notícias ao Minuto, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disse já ter assegurado mais 12 inspetores afetos ao Aeroporto de Faro, avançando que, a partir de 1 de setembro, "haverá novo reforço de mais 10 inspetores". 

10h45 - África com mais recuperados que novos casos nas últimas 24 horas. O continente contabiliza hoje 28.850 mortos devido à Covid-19, registando nas últimas 24 horas mais doentes recuperados (11.394) do que novas infeções (8.499), segundo dados oficiais.

10h30 - Na Venezuela. A Human Rights Watch (HRW) acusou hoje as autoridades venezuelanas de usarem as medidas para conter a disseminação da Covid-19 como uma "desculpa para reprimir vozes dissidentes e intensificar o seu controlo de ferro sobre a população".

10h07 - Coronavírus pode viajar por edifícios através dos canos. Parece não existir sitio onde o SARS-CoV-2 não consiga chegar. Cientistas dizem agora que o coronavírus pode viajar através dos canos - uma informação alarmante para moradores de apartamentos com má canalização.

A descoberta foi feita na China, depois de os investigadores terem analisado um apartamento "há muito vago" que se localizava no andar de baixo de uma família de cinco pessoas que testou positivo para a Covid-19. Apesar de não existirem moradores no apartamento, os investigadores encontraram vestígios do vírus na pia, na torneira e no chuveiro.

09h57 - "Qualquer pessoa pode contrair Covid-19. Diga 'não' ao estigma". Esta é a mais recente mensagem publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), na rede social Twitter, e que pretende 'quebrar os preconceitos' sobre quem poderá ficar infetado pelo novo coronavírus. A resposta certa é: qualquer um de nós

09h45 - Atualização na Comporta. A delegada de Saúde de Alcácer do Sal avançou esta manhã à RTP que se mantêm os 22 casos positivos na Comporta, relacionado com um surto em restaurantes de Grândola. Três estabelecimentos encerraram.

Tamara Prokopenko explicou ainda que mais pessoas irão ser testadas esta sexta-feira - até agora foram 51 -, mas que a "transmissão comunitária estará afastada", uma vez que se tratará de um "caso importado" por trabalhadores sazonais. Não serão feitos testes em massa à população.

09h24 - Contingência à vista em todo o país. O que significa exatamente? As medidas concretas ainda não são conhecidas mas, tendo em conta as medidas aplicadas ao território da Área Metropolitana de Lisboa (AML), podem antever-se. 

No resto do país poderá passar a vigorar, tal como nesta área, o encerramento de estabelecimentos às 20h (com as devidas exceções), a proibição de venda de álcool nas estações de serviço e do seu consumo nos espaços públicos depois das 20 horas. Os ajuntamentos podem voltar a ser limitados a 10 pessoas (ao invés de 20). 

Situação de Calamidade, de Contingência e de Alerta. O que pode (e não pode) fazer em cada uma delas

09h16 - Feira do Livro do Porto arranca hoje, um dia depois da de Lisboa. A Feira do Livro do Porto, que será um dos "grandes eventos" na cidade pós-confinamento, prepara-se para abrir esta sexta-feira, com a organização "confiante na adesão das pessoas". O Presidente da República marcará presença.

09h10 - Centenas de pessoas fizeram fila para entrar no outlet de Vila do Conde. Uma imagem divulgada nas redes sociais, esta quinta-feira, mostra centenas de pessoas numa fila para entrarem no Vila do Conde Porto Fashion Outlet, no distrito do Porto. A distância social, uma das principais medidas de combate ao novo coronavírus, não estava a ser cumprida

09h05 - Novo recorde diário na ÍndiaO país contabilizou 77.266 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país, voltando a ultrapassar as 75 mil infeções pelo segundo dia consecutivo.

08h40 - Governo prepara resposta a 2.ª vaga. Tudo o que se sabe sobre as medidas. A partir do dia 15 de setembro, "todo o país ficará em situação de contingência" - à semelhança do que se aplica atualmente na Área Metropolitana de Lisboa (AML) - para que se possam definir as medidas necessárias "em cada área para preparar o regresso às aulas e o regresso de muitos portugueses ao seu local de trabalho", disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros. O que está em causa?

08h25 - EUA vão adquirir 150 milhões de testes rápidos. A Casa Branca anunciou na quinta-feira a aquisição de 150 milhões de unidades de testes rápidos de deteção do novo coronavírus ao grupo farmacêutico Abbott, com o propósito de apoiar a recuperação económica do país.

08h19 - Risco de crianças necessitarem tratamento hospitalar é "mínimo". Um novo estudo vem dar alguma tranquilidade aos pais das crianças que regressam em breve às escolas. Segundo os investigadores, o risco dos mais pequenos necessitarem de tratamento hospitalar para a Covid-19 é "mínimo" e o risco de entrada nos cuidados intensivos é "ainda mais diminuto", dizem, citados pela BBC.

08h08 - O caso da Índia. A Índia contabilizou, esta quinta-feira, 75.760 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um valor que representa um novo recorde diário no país. Imagens da Agência France-Presse mostram os funerais de pessoas que perderam a vida devido ao novo coronavírus.

08h00 - Hoje é notícia: DGS avalia uso de máscara na rua; Mais cinco mil vagas. É hora de ficar a par dos temas que fazem as manchetes dos jornais nacionais desta sexta-feira - aqui. A Covid-19 continua na ordem do dia. 

07h50 - O uso de máscara passa a ser obrigatório a partir de hoje na cidade de Paris e nas universidades francesas para tentar conter a pandemia de Covid-19.

A medida foi anunciada na quinta-feira pelo primeiro-ministro, Jean Castex, que admitiu que a pandemia "está a ganhar terreno" em França e que as autoridades têm de fazer tudo o que é possível "para evitar um novo confinamento".

07h28 - Fique com as últimas atualizações dos números da incidência da pandemia

  • Os Estados Unidos registaram 931 mortos e 42.859 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com um contagem independente da Universidade Johns Hopkins; 
  • A China diagnosticou nas últimas 24 horas nove casos da Covid-19, todos oriundos do exterior; 
  • A Colômbia anunciou, na quinta-feira, mais 284 mortes e 9.752 infetados com o novo coronavírus, totalizando agora 582.022 casos e 18.468 óbitos
  • A Argentina registou 211 mortos e 10.104 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas; 
  • O México registou 518 mortes e 6.026 casos nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 62.594 e o de infetados para 579.914.

07h22 - Guterres quer recuperação da crise com combate a alterações climáticas. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu seis ações que os governos devem implementar para recuperar de forma sustentável dos impactos da pandemia de Covid-19, com vista ao combate às alterações climáticas.

07h19 - Algarve com mais turistas britânicos e aumento das reservas. A abertura do corredor aéreo com o Reino Unido já está a ter um efeito positivo na economia do Algarve, com o aumento de novas reservas e a reativação daquelas que tinham sido canceladas, sobretudo para setembro e outubro.

Sobre este tema, o deputado social-democrata Cristovão Norte publicou, nas redes sociais, uma foto tirada no Aeroporto de Faro, esta quarta-feira, dia 26 de agosto, onde se vêem centenas de turistas estrangeiros junto ao controlo de fronteiras.

"O SEF a funcionar com dois colaboradores para esta torrente de gente! Quisemos tanto o corredor turístico aberto para isto?", escreveu no Twitter.

07h08 - Equipa multidisciplinar de Almada visita doentes e tranquiliza receios. A enfermeira Rita Costa faz parte da equipa multidisciplinar de Almada que visita doentes com Covid-19 para verificar as condições de isolamento, mas o seu papel vai além disso e, com uma voz calma, tranquiliza qualquer receio. Fique a par.

07h00 - Bom dia. Iniciamos aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo. Para recordar o que aconteceu na tarde esta quinta-feira, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório