Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: OMS estuda revisão de regras. Brasil com 44.235 novos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: OMS estuda revisão de regras. Brasil com 44.235 novos casos

Portugal registou esta quinta-feira mais duas mortes relacionadas com a Covid-19 e 399 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje, registaram-se 56.673 casos de infeção e 1.809 mortes.

Sublinhe-se que foi hoje anunciado, após reunião do Conselho de Ministros, que todo o país regressa ao Estado de Contingência a partir de 15 de setembro, por causa do regresso ao trabalho e da reabertura das escolas.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 826.512 pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

Consulte os mapas da evolução do vírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h58Filipe Froes diz que DGS deve zelar pela fiscalização de eventos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) deve certificar-se da fiscalização das medidas sanitárias definidas para eventos de massas, como a Festa do Avante, defendeu hoje o pneumologista Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise Covid-19 da Ordem dos Médicos (OM).

"Não individualizamos nenhum evento de massas. Para nós, não existe a Festa do Avante, o MotoGP de Portimão ou a assistência nos estádios de futebol; existem eventos de massas e é evidente que a autoridade nacional de saúde pública tem de zelar pelo cumprimento e pela fiscalização das medidas que preconiza para a sua realização", explicou à Lusa o especialista, depois de advogar, em declarações ao Jornal Económico, a necessidade de haver uma "fiscalização independente" neste tipo de situações.

23h55 Os números globais da pandemia, às 23h53 desta quinta-feira:

  • 24.584.845 casos de infeção, dos quais;
  • 17.067.232 estão recuperados (69%);
  • 6.683.172 são casos ativos (27%), dos quais 61.483 estão em estado grave (0,009%);
  • 834.441 morreram (3%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h17 Brasil reporta 984 óbitos e 44.235 novos casos em 24 horas. As autoridades de Saúde do Brasil reportam esta quinta-feira mais 984 mortes associadas ao novo coronavírus, um número menor do que o do dia anterior (1.084). No total, o país contabiliza 118.649 óbitos desde o início da pandemia no país, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 44.235 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas.

22h50 Pilotos dizem que há incumprimentos no acordo de empresa da TAP. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) enviou uma carta ao presidente interino da TAP, Ramiro Sequeira, na qual dá conta de "incumprimentos" no acordo de empresa (AE) da transportadora.

22h45 - Um passageiro que testou positivo para novo coronavírus foi removido do um avião da Ryanair, em Londres, por elementos vestidos com equipamento de proteção completo, momentos antes de o aparelho ter levantado voo. O voo tinha Itália como destino e acabou por sair com uma hora de atraso.

22h25 OMS vai estudar eventual revisão de Regulamento Sanitário Internacional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que vai criar um comité independente para estudar a eventual revisão do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O comité, formado por peritos internacionais, irá apresentar um relatório preliminar em novembro e um em final em maio de 2021.

22h00 Angola regista 83 novas infeções e mais dois óbitos nas últimas 24 horas. Angola registou 83 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos, com o país a totalizar 2.415 infeções pelo novo coronavírus e 105 mortes, informaram hoje as autoridades sanitárias angolanas.

21h32 Assistência a lares continuará a ser feita pelos "médicos de família". O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que a assistência a lares no âmbito da Covid-19 continuará a ser assegurada pelos médicos de família e que esta é uma questão organizacional dos agrupamentos de Centros de Saúde.

21h27 Paris aposta na prevenção e reforça despistagem. Após o anúncio da utilização obrigatória de máscara em todo o lado da capital francesa, Paris vai apostar na manutenção da prevenção, distribuição gratuita de máscaras aos mais jovens e novos pontos de despistagem, segundo o eleito local.

20h30 Chile ultrapassou hoje o total de 11 mil mortes. O Chile ultrapassou hoje as 11 mil mortes devido ao novo coronavírus, ao somar 82 óbitos nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos foi de 1.379, para o total de 404.102, segundo o Ministério da Saúde.

20h29 Madeira com seis novos casos positivos e 36 situações ativas. A Madeira regista hoje seis novos casos positivos de Covid-19, perfazendo um total de 154 doentes confirmados e 36 situações ativas, revelou hoje o Instituto de Administração de Saúde da região (IASAÚDE).

19h34 -  Adquirir imunidade de grupo de forma natural é solução muito perigosa, diz OMS. A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje que atingir a imunidade de grupo de forma natural contra a Covid-19 seria uma solução muito perigosa para conter a pandemia, uma vez que implicaria a morte de muitas pessoas. 

Segundo a epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove, a imunidade natural - a que é desenvolvida por uma parte significativa da população depois de ter sido infetada e uma das formas de se adquirir imunidade de grupo contra uma doença infecciosa - implicaria que o vírus da Covid-19 se propagasse e que "muitas pessoas ficassem infetadas, hospitalizadas".

19h30 - França notifica mais de 6 mil casos nas últimas 24 horas. As autoridades sanitárias francesas reportaram hoje mais 6.111 novos casos de contágio diagnosticados nas últimas 24 horas, uma subida em relação à véspera, quando foram notificados 5.429 casos, que já era o número mais alto desde o fim do confinamento em França, em meados de maio. O registo de hoje é o mais alto desde 31 de março (7.578), o mês do início da pandemia no país.

18h54 Testes positivos à Covid-19 adiam mais dois jogos da UEFA. Testes positivos de Covid-19 motivaram hoje o adiamento de dois jogos das competições europeias de futebol, elevando assim para seis os encontros protelados devido à pandemia.

18h31 - "Reuniões familiares e de amigos continuam a ser o principal foco de contágio". O diretor do Centro de Coordenação de Emergências e Alertas Sanitários de Espanha, alertou para as reuniões familiares. "Continuamos a ter as mesmas prioridades, as de âmbito social, as reuniões familiares e de amigos continuam a ser o principal foco de contágio. Também temos surtos associados ao ócio noturno, mas que implica um maior esforço de rastreio", disse Fernando Simón, na conferência de imprensa desta quinta-feira.

18h27Espanha reporta 9.658 novos casos. Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 9.658, dos quais 3.781 são referentes às últimas 24 horas. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 429.507 desde o início da pandemia em Espanha. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 25 pessoas nas últimas 24 horas.

16h55 - OMS diz que festivais e eventos devem ser realizados em segurança. "Nas semanas e meses que seguem, serão realizados eventos, festivais, celebrações de todos os géneros. Há formas para que estes eventos possam ser realizados com segurança, tomando decisões com base no risco, que inclua as medidas necessárias para manter as pessoas seguras", disse Tedros Adhanom Ghebreyesu, em conferência de imprensa.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) esclareceu que essas "medidas devem ser comunicadas clara e frequentemente". "Nós, os seres humanos, somos seres sociais. É natural e normal que nos queiramos encontrar, por todo o tipo de razões. Há muitas formas de podermos estar separados fisicamente, mas interligados socialmente", disse.

O responsável indicou, ainda assim, que "em alguns casos", a via mais segura é da suspensão ou cancelamento, "durante algum tempo".

16h47Itália com maior registo diário de novos casos desde 6 de maio. As autoridades sanitárias italianas reportam esta quinta-feira mais uma subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 1.411 novas infeções, voltando a atribuir o crescimento desse dado ao número recorde de testes realizado (94 mil testes). Foram ainda notificados mais cinco óbitos referentes às últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana.

16h24 Reino Unido com 1.522 novos casos, o maior registo em mais de dois meses. O Reino Unido registou esta quinta-feira mais 1.522 novos casos de contágio por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número superior ao dia anterior (1.048) e o maior registo desde 12 de julho, numa altura em que as novas infeções no país têm subido, mantendo-se acima da barreira dos mil, de forma intermitente, desde meados deste mês. O ministério da Saúde britânico dá conta, ainda, de mais 12 mortes no último dia.

15h59 - Espanha prepara campanha contra a gripe. Salvador Illa, ministro da Saúde espanhol, informou hoje a imprensa sobre os principais traços da campanha contra a gripe, que este ano será antecipada.

15h51 Açores com três novos casos nas últimas 24 horas. Os Açores registaram três novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, dois dos quais regressaram ao continente, somando assim 28 casos ativos, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h44 Ordem dos Enfermeiros quer inquérito do MP sobre lar nos Açores. A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros defendeu hoje a realização de um inquérito por parte do Ministério Público sobre o lar do Nordeste, onde morreram 12 idosos devido à Covid-19.

15h24 Escolas não representam papel central na transmissão, diz OMS. As escolas não têm um papel central na transmissão do coronavírus, apesar de a sua capacidade como propagadoras estar também ligada ao nível de contágio que exista numa comunidade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). "Até agora, sabemos que o ambiente escolar não é um fator principal na pandemia. Mas cada vez há mais publicações que reforçam a evidência de que as crianças têm um papel na transmissão, ainda que mais vinculado a reuniões sociais", disse hoje o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, durante uma conferência de imprensa.

15h19 Cinco reclusos em quarentena testaram positivo na cadeia de Lisboa. Cinco reclusos, que entraram recentemente no Estabelecimento Prisional de Lisboa e que se encontravam em quarentena, testaram positivo a infeção com o novo coronavírus num rastreio, disse hoje à Lusa a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

15h03Portugal regista mais 399 novos casos da Covid-19, 87% referentes ao Norte e LVT. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes e 399 novos casos pelo novo coronavírus. A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou mais novos casos nas últimas 24 horas, com 186 infeções confirmadas, seguida pelo Norte, com 161, o que perfaz 87% do total de novos casos hoje anunciados.

Os dois óbitos ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, que totaliza agora 656 mortos. A região Norte contabiliza 846 mortes.

15h02 Pandemia já provocou a morte de mais de 826 mil pessoas. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 826.512 pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório