Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

AO MINUTO: Sobe número de infetados em Vila Franca; Portugal com 4 mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Sobe número de infetados em Vila Franca; Portugal com 4 mortos

António Costa esteve reunido, na manhã desta terça-feira, com a Ordem dos Médicos na sequência das polémicas declarações que o primeiro-ministro proferiu em 'off', em conversa com jornalistas do Expresso, onde se referiu a médicos como "cobardes", no âmbito do surto da Covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz. O vídeo foi amplamente divulgado nas redes sociais e as reações de sindicatos e partidos não se fizeram esperar. 

O encontro foi realizado em resposta a um pedido "urgente" da Ordem dos Médicos. No final, o bastonário Miguel Guimarães declarou que o primeiro-ministro lhe transmitiu, "de forma clara, o que é o respeito que tem pelos médicos portugueses, aquilo que espera dos médicos nesta época e sempre". 

Recorde-se que Portugal reportou, esta segunda-feira, mais cinco mortes relacionadas com a Covid-19 e 123 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia, registaram-se 55.720 casos de infeção e 1.801 mortes.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h20 - Este registo termina. Continue a acompanhar-nos aqui e mantenha-se a par de todas as notícias sobre a propagação da Covid-19

15h04 - primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, anunciou, esta terça-feira, que as autoridades do país já deram início a uma investigação à festa surpresa relacionada com o aniversário de Usain Bolt. O anúncio surge, sensivelmente, 24 horas depois de o antigo velocista confirmar que se encontra em isolamento após ter sido diagnosticado com Covid-19.

15h02 - O diagnóstico foi feito hoje pela diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ÁfricaO novo coronavírus infetou mais de 46.000 profissionais de saúde em África, onde até hoje foram realizados sete milhões de testes à covid-19.

14h59 - O surto de covid-19 na vila alentejana de Mora, distrito de Évora, regista hoje o primeiro recuperado. Contudo, há também a registar um novo caso, o que mantém em 62 o total de infetados.

14h25 - A fotógrafa freelancer Micaela Sousa, a viver em Berlim, recebeu uma bolsa no contexto do projeto 'Pandemic Healing Arts Project' e mostra parte do seu trabalho, realizado durante a pandemia de covid-19 numa exposição. A 'Pandemic Healing Arts' reúne os trabalhos de 44 artistas, das mais diversas áreas, numa exposição inaugurada no dia 13 de agosto e patente até 12 de setembro. Está ainda prevista uma exposição itinerante das obras em vários locais da cidade.

14h01 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que os relatórios que recebeu sobre pessoas que foram reinfetadas com o novo coronavírus são muito raros. "De vez em quando, recebemos relatos anedóticos de pessoas que fizeram o teste com resultado negativo e depois positivo, mas não ficou claro até agora se isso é um problema com o teste em si ou se houve pessoas que realmente foram infetadas pela segunda vez", disse a porta-voz da OMS Margaret Harris.

13h55 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ofereceu hoje o apoio do Governo às regiões que decretem o estado de emergência para conter a pandemia e a mobilização de 2.000 militares para as auxiliar no rastreio de contágios.

13h53 - Os casos associados ao vírus do Nilo na Andaluzia, em Espanha, entre prováveis e confirmados, subiram hoje para 45, mais três do que na segunda-feira, e destes há 20 pacientes internados.

13h48 - O número de infetados no Hospital de Vila Franca de Xira subiu para 16. De acordo com um comunicado emitido por esta instituição de saúde,  nove dos infetados são pessoas hospitalizadas enquanto as restantes sete são colaboradores.

13h43 - Portugal regista mais quatro mortes por Covid-19 e 192 novos infetados. No total, desde o início da pandemia, o país acumula 1.805 mortes e 55.912 infetados pelo novo coronavírus.  Consulte aqui os dados do boletim epidemiológico desta terça-feira.

13h40 - António Costa frisou hoje que um idoso, independentemente da residência ou do lar em que se encontre internado, tem direito a assistência por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus médicos de família. A afirmação foi proferida no final da reunião com o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, na qual também estiveram presentes a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado António Lacerda Sales.

13h08 - Montemor-o-Novo manteve-se na segunda-feira com 33 casos ativos de Covid-19, no segundo dia sem registo de novos testes positivos do surto no concelho, informou hoje a Câmara Municipal. A freguesia do Ciborro, com 13 testes positivos, concentra a maior parte dos casos ativos do concelho, apesar de não registar um aumento do número de infeções desde sexta-feira.

12h55 - A pandemia do novo coronavíruscausou a morte a pelo menos 813.733 pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h33 - PCP diz que providência cautelar "é desprovida de qualquer fundamento". O Partido Comunista já reagiu à providência cautelar que foi apresentada por um empresário contra a realização da Festa do Avante! 

Numa nota publicada ao final da manhã desta terça-feira (dia 25 de agosto) no site do PCP, pode ler-se que "a providência cautelar agora divulgada é desprovida de qualquer fundamento" e "só justificável pelo que visa de animação artificial da campanha reaccionária contra a Festa do Avante!".

12h28 - Raheem Sterling, avançado do Manchester City, testou negativo ao novo coronavírus depois de ter estado com Usain Bolt numa festa na Jamaica na passada sexta-feira, avança a Sky Sports esta terça-feira.

12h24 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que as ações concertadas dos países, com o apoio desta instituição e outros parceiros, evitaram a "catástrofe" prevista nas primeiras projeções sobre a pandemia de Covid-19 em África.

12h06 - Reinfeções na Europa. Depois de confirmado o primeiro caso de reinfeção pelo novo coronavírus em Hong Kong, cientistas holandeses e belgas confirmaram, esta terça-feira, que também registaram um caso em cada um dos países.

A descoberta poderá representar um revés para quem defende uma estratégia contra a pandemia sustentada na aquisição de uma presumível imunidade após a doença ser superada.

11h50 - Quase três horas depois, terminou a reunião entre a Ordem dos Médicos e o Primeiro-Ministro. Miguel Guimarães, disse, no final do encontro, que António Costa "transmitiu-me, de forma clara, o que é o respeito que tem pelos médicos portugueses, aquilo que espera dos médicos nesta época e sempre. Deixou uma palavra também aos representantes da Ordem dos Médicos daquilo que é a valorização do trabalho destes profissionais". 

Já o Chefe de Governo, por seu turno, agradeceu a "conversa muito franca" e "útil" que teve com o bastonário, quer sobre "o contributo que a Ordem tem dado, quer também para trocarmos informações sobre aquilo que tem sido a atuação do Estado do SNS para responder à pandemia". "Mereceu natural atenção a situação que diz respeito aos lares", frisou o chefe do Executivo, sublinhando que esta é uma realidade "que não é nova na sociedade portuguesa".

Leia aqui as declarações em pormenor

11h33 - Espanha garante compra de 30 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. O Ministério da Saúde garante que o país beneficiará do negócio que está a ser levado a cabo pela Comissão Europeia.

11h26 - "As medidas de distanciamento físico são das mais eficazes no combate à transmissão da Covid-19", diz o Serviço Nacional de Saúde (SNS), num tweet publicado esta manhã. Por isso, já sabe: "Este verão guarde a sua sombra para si. Mantenha a distância de outras pessoas". 

11h24 - Catarina Martins comentou esta terça-feira as consequências da crise pandémica no trabalho, aproveitando para exigir que sejam tomadas "medidas claras". Segundo dados noticiados pelo Jornal de Negócios, 136 mil precários e 47 mil trabalhadores com contrato foram despedidos em cinco meses.

"Primeiro os precários, depois também os outros trabalhadores. O desemprego cresce em consequência da crise, mas também pelo abuso de quem ganha com a crise", apontou a coordenadora do Bloco de Esquerda numa publicação feita no Facebook

11h21 - A Índia já ultrapassou os três milhões de casos pela Covid-19. Num país em que há hospitais nos limites da capacidade, os testes de diagnóstico são feitos nas ruas, como demonstram as fotos captadas pelas objetivas da Agência France-Presse

11h08 - A companhia aérea Vueling, que pertence ao grupo IAG, vai operar 208 rotas em setembro, tendo colocado à venda 1,7 milhões de lugares, menos 20% do que em agosto, anunciou hoje. A transportadora justificou esta redução com a necessidade de se adaptar ao ambiente atual, mercado pela crise causada pela pandemia de covid-19, noticia a EFE.

11h01 - A reunião entre António Costa e a Ordem dos Médicos começou às 9h00 desta manhã e, duas horas depois, o primeiro-ministro e o bastonário Miguel Guimarães prosseguem o encontro. 

De recordar que o encontro é realizado em resposta a um pedido "urgente" da Ordem dos Médicos após o Chefe do Governo ter dito em 'off', numa conversa com jornalistas do Expresso, que os médicos foram "cobardes", no âmbito do surto do novo coronavírus num lar de Reguengos. 

10h27 - O estado de São Paulo, no Brasil, está a investigar quinze casos suspeitos de reinfeção pelo novo coronavírus, noticia O Globo. Sete são no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e os outros oito no Hospital de Ribeirão Preto. 

10h14 - A Ligue 1 continua a ser alvo de muita preocupação. O Marselha, de André Villas-Boas revelou, esta terça-feira, que detetou três novos casos suspeitos de jogadores infetados pela Covid-19.

10h09 - Foram registados sete casos da Covid-19 em cinco doentes e dois funcionários do hospital de Vila Franca de Xira, avança a RTP. Devido a este pequeno surto, as visitas no piso 3., 4.º e 6.º foram suspensas. Os restantes serviços do hospital em causa estão a funcionar com normalidade. 

De acordo com a estação pública, foram realizados ontem 160 testes de diagnóstico, cujos resultados deverão ser conhecidos ainda esta terça-feira. 

10h01 - A Covid-19 provocou a morte de 205 pessoas em África nas últimas 24 horas, metade das quais na África do Sul, estando agora contabilizados na região 1.195.297 infetados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

09h49 - A farmacêutica AstraZeneca anunciou hoje que iniciou os testes clínicos de um novo medicamento para prevenir e tratar a Covid-19. 

A empresa, que está também a desenvolver uma possível vacina contra o novo coronavírus em conjunto com a Universidade de Oxford, destacou que o medicamento, conhecido como AZD7442, é uma combinação de dois anticorpos monoclonais (anticorpos idênticos).

09h43 - Hong Kong anunciou hoje que irá aliviar algumas medidas de distanciamento social no final desta semana, permitindo que os cabeleireiros e cinemas reabram, na sequência da diminuição das infeções diárias por Covid-19 na cidade.

09h01 - A realização da Festa do Avante!, em ano de pandemia, continua a ser alvo de críticas, levantando-se  vozes contra o evento. Uma delas é a do presidente do Palmense Futebol Clube. Carlos Valente, que é também fornecedor de equipamento para festivais e discotecas, interpôs uma providência cautelar para impedir a realização da festa comunista. 

08h51 - Com os casinos encerrados os apostadores voltaram-se para este segmento no online. Só em abril, altura em que Portugal esteve em confinamento por causa do novo coronavírus, o volume de apostas online em jogos de fortuna ou azar ascendeu a 479,3 milhões de euros

08h44 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais cinco mortos (um aumento de 0,05%) e 1.278 novos casos (uma variação de 0,55%) pela Covid-19. As informações foram reveladas, esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, desde o início da pandemia, o país registou 234.853 infeções pelo novo coronavírus e 9.277 vítimas mortais.

08h25 -  "Não arrisque! Evite comportamentos de risco. Gestos simples podem proteger". A mensagem é do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Twitter. Fique com um resumo sobre o que deve fazer para se proteger da Covid-19:

08h19 - Autarquias 'dão' novos horários às lojas da região de Lisboa. A Área Metropolitana de Lisboa (AML), que durante várias semanas teve um horário próprio para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por decisão do Governo, agora funciona a várias 'velocidades'. O Conselho de Ministros passou a bola para as autarquias, que entretanto foram divulgando os respetivos horários de funcionamento. Veja-os aqui.

08h13 - Uma equipa de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau anunciou ter criado um purificador de ar com uma taxa de sucesso de 99,46% contra o novo tipo de coronavírus.

08h09 - Reinfecção por Covid-19. O que aconteceu com o paciente de Hong Kong? Esta segunda-feira, dia 24 de agosto, cientistas da Universidade de Hong-Kong, na China, confirmaram pela primeira vez um caso de reinfeção pelo novo coronavírus.

Trata-se de um homem de 33 anos, com nacionalidade chinesa, que teve alta após ter sido considerado curado da Covid-19 em abril passado, mas no início deste mês voltou a testar positivo depois de ter regressado de uma viagem a Espanha. O estudo de caso será publicado, em breve, no Clinical Infectious Diseases.

08h03 - E as crianças? Quem deve usar máscara (e como)? De recordar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras como equipamento de proteção individual contra o novo coronavírus a crianças a partir dos seis anos.

Entre esta idade e até aos 11 anos, os 'mais pequenos' devem usá-la, mas há vários fatores a ter em conta, como a "zona em que residem", a "capacidade da criança em usar a máscara de forma segura e apropriada" e o "potencial impacto de a usar na aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial", descreve a OMS no site oficial.

Já quanto a crianças com cinco anos ou menos, "não devem ser obrigadas a usar máscaras" devido ao "interesse global" do menor e "a capacidade de usar uma máscara com mínima assistência". 

07h33 - A China diagnosticou nas últimas 24 horas 14 casos da Covid-19, todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. A Comissão de Saúde detalhou que os casos importados foram diagnosticados em Xangai e Tianjin e nas províncias de SichuanGuangdongShaanxiHebei e Liaoning.

07h29 - Médico alerta para o 'o risco de adoecer por medo de adoecer'. Quem o diz é o Dr. coordenador de Medicina Geral e Familiar do Hospital CUF Infante Santo, David Paiva. Leia o artigo de opinião. 

07h21 - Kevin Hart contou, no último fim de semana, que testou positivo para a Covid-19 no início do ano.ator, de 41 anos, partilhou a informação no 'An Intimate Socially Distanced Affair de Dave Chappelle'.

07h18 - O Fórum Médico, que congrega todas as plataformas representativas dos médicos, manifestou o seu repúdio pelas críticas que têm sido feitas aos profissionais acerca da atuação no surto de Dovid-19 no lar de idosos de Reguengos.

07h15 - Os Estados Unidos registaram 450 mortos e 37.594 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com um contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h08 - O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo disse hoje que foram perdidos cerca de 270,6 mil milhões de euros em exportações do turismo entre janeiro e maio e estão em risco cerca de 120 milhões de empregos diretos.

07h05 - O México registou 320 mortes e 3.541 casos nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 60.800 e o de infetados para 563.705, informou o Ministério da Saúde.

07h02 - A Colômbia anunciou nesta segunda-feira mais 296 mortes e 10.549 novos casos de Covid-19, elevando o número de óbitos para 17.612 e o de infetados para 551.696.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar os acontecimentos da tarde de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório