Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Surto de vírus do Nilo na Andaluzia com 45 casos associados

Os casos associados ao vírus do Nilo na Andaluzia, em Espanha, entre prováveis e confirmados, subiram hoje para 45, mais três do que na segunda-feira, e destes há 20 pacientes internados.

Surto de vírus do Nilo na Andaluzia com 45 casos associados
Notícias ao Minuto

13:35 - 25/08/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Do total de 20 pacientes internados sete estão em cuidados intensivos.

O número de amostras positivas para o vírus do Nilo é 31, mais duas que na segunda-feira, e o número de casos confirmados é de oito, mais dois do que na segunda-feira, segundo fontes do Ministério da Saúde espanhol.

Até agora, duas pessoas morreram em Sevilha com o vírus, uma mulher de 85 anos e um homem de 77 anos.

Este surto do vírus do Nilo é o maior já registado na Andaluzia, atribuído ao aumento de 30% dos mosquitos nas zonas húmidas do Parque Nacional de Doñana e do rio Guadalquivir perto de La Puebla e Coria del Rio, onde foi detetado a 20 de agosto.

O governo regional da Andaluzia pulverizou várias áreas da região para matar mosquitos e reduzir o risco de transmissão e incentivou a população da região a usar mosquiteiros em casa.

O vírus do Nilo Ocidental é transmitido às pessoas por picadas do mosquito Culex -- um mosquito comum -- e pode também afetar aves, cavalos e outros mamíferos.

Cerca de 80% das pessoas infetadas, segundo a Organização Mundial de Saúde, são assintomáticas, enquanto as restantes 20% apresentam sintomas e, no seu diagnóstico mais severo, resultam em encefalite ou meningite, o que pode levar a danos cerebrais e à morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório