Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Há 12.946 casos ativos. Mais três mortes em LVT e uma no Norte

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Há 12.946 casos ativos. Mais três mortes em LVT e uma no Norte
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/08/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Em Lisboa, o comércio retoma esta sexta-feira os horários que eram praticados antes da pandemia de Covid-19. Porém, os cafés ficam excluídos deste regresso à normalidade, já que têm de encerrar às 21h00. Os postos de combustíveis podem também retomar o horário de funcionamento anterior à pandemia, embora continue a ser proibida a venda de bebidas alcoólicas.

Ontem, o governo britânico incluiu Portugal na lista dos países com 'corredores de viagem' para Inglaterra cujos passageiros ficam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas imposta devido à pandemia. A decisão já foi saudada por GovernoPresidente da República e agentes do setor do turismo.

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGSdeu conta de 219 novos casos de Covid-19 e mais quatro mortes em Portugal. Em termos acumulados, o país contabiliza 55.211 casos de infeção e 1.792 vítimas mortais. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

15h00 - Este registo termina, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências do novo coronavírus aqui

14h58 - A Câmara do Seixal autorizou hoje os estabelecimentos comerciais do concelho, no distrito de Setúbal, a funcionar até às 22h00, de forma a apoiar "um setor extremamente fatigado pela pandemia" da covid-19.

14h49 - "Apesar de ser um período de férias por excelência, em agosto não houve um decréscimo da testagem. Foram feitos em média cerca de 13.600 testes por dia", revelou António Lacerda Sales.

14h44 - A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal belga de 290 milhões de euros ao grupo SN, dono da companhia aérea Brussels Airlines, composto por uma injeção direta de três milhões e um empréstimo público de 287 milhões.

14h22 - Conferência da DGSO Presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, explicou o processo que está a decorrer a nível europeu relativamente ao acesso às vacinas para a Covid-19. "Trata-se de um processo coordenado entre todos os estados-membros e a Comissão Europeia", destacou, acrescentando que "está a ser feito com muita antecipação relativamente às próprias fases de desevolvimento das vacinas e temos de ter esse aspeto em atenção". 

14h10 - Atualização em África. O número de mortes por covid-19 em África é hoje de 26.968, mais 350 do que na quinta-feira, num universo de 1.158.217 infetados no continente, cujas regiões Austral e do Norte são as mais afetadas, segundo dados oficiais.

13h57 - A federação dos sindicatos da restauração, hotelaria e turismo considerou hoje a reconversão dos trabalhadores do setor para trabalharem na área social, defendida pelo primeiro-ministro, uma "manobra de diversão para enganar incautos", "pouco séria" porque "não exequível".

13h55 - Já começou a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, que pode acompanhar aqui: 

13h24 - A ausência de alguns dos principais festivais de música em Portugal, devido à pandemia de covid-19, gerou perdas de vários milhões de euros nas regiões que os costumam receber, disseram à Lusa cinco municípios.

13h20 - Portugal conta esta sexta-feira com mais 219 casos confirmados de Covid-19 e quatro mortes. São 12.946 os casos ativos, mais seis do que ontem. Três dos óbitos registados nas últimas 24 horas foram na região de Lisboa e Vale do Tejo, e um no Norte.

13h10 - Sobe para 54 o número de infetados em Mora, depois de registados mais quatro casos positivosautarca, que aludiu aos dados mais recentes de que tem conhecimento da parte da Autoridade de Saúde, indicou que "há hoje registo de mais quatro infetados", face ao dia anterior.

12h44 - Pelo menos 793 mil mortos e mais de 22,7 milhões de infetados em todo mundo.

12h49 - Açores sem novos casos e com uma recuperação nas últimas 24 horas.

12h58 - mara de Sesimbra (também) alarga horário do comércio até às 22h00, à semelhança das do Barreiro e de Almada.

12h38 - Aumento de casos em Montemor-o-Novo. O concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, atingiu na quinta-feira um total de 30 casos ativos de covid-19, mais um do que no dia anterior, informou hoje o município.

12h13 - A Associação de Dinamização da Baixa Pombalina considera positiva a retoma dos horários de funcionamento dos estabelecimentos praticados antes da pandemia, alertando que o regresso ao normal depende da procura e que é necessário dar "confiança aos consumidores".

11h36 - O Líbano inicia hoje um novo período de confinamento, após um aumento acentuado de casos de infeção por covid-19, situação que está a empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema, segundo o Banco Mundial.

11h35 - Como revelou  a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quinta-feira, a Europa pode combater o novo coronavírus sem bloqueios totais, agora que as autoridades estão mais bem preparadas e adquiriram conhecimento em relação ao combate à pandemia que tem sido levado a cabo nos últimos meses.

"Com as medidas nacionais básicas e adicionais direcionadas, estamos numa posição muito melhor para eliminar os surtos de vírus localizados", disse Hans Klugediretor regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa. 

10h34 - Ministro irlandês demite-se por ter estado em jantar que violou regras. O ministro da Agricultura da Irlanda demitiu-se hoje após ter sido divulgada a sua presença num jantar com mais de 80 pessoas, oferecido pelo clube de golfe do parlamento, que violou as restrições ligadas à covid-19.

11h04 - Atualização na Alemanha. A Alemanha identificou 1.427 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, e o Instituto Robert Koch (RKI) alerta para a falta de capacidade do país no apuramento de resultados dos testes.

10h54 - Tailândia prolonga estado de emergência. As autoridades tailandesas anunciaram hoje o prolongamento até 31 de setembro do estado de emergência decretado para combater a Covid-19, apesar de quase três meses sem contágios locais e no contexto de grandes manifestações estudantis contra o Governo.

10h44 - Juiz anula despacho que proíbe fumar sem distância de segurança em Madrid. O magistrado do Tribunal Contencioso-Administrativo nº 2 de Madrid, Alfonso Villagómez Cebrián, anulou o despacho do governo regional de Madrid que proíbe fumar em espaços públicos sem distância de segurança ou comer em transportes públicos, entre muitas outras medidas. 

Como revela o El País, o magistrado entende que a regulamentação regional não pode ser aplicada quando se trata de um despacho do Ministério da Saúde que não tenha sido publicado anteriormente no Diário Oficial do Estado. A não publicação deste despacho torna a medida "nula e sem efeito". 

Para além disso, alega o juiz que o governo regional não pode limitar os direitos fundamentais sem prévia declaração de estado de emergência. 

10h04 - Atualização na Catalunha. A Catalunha notificou, nas últimas 24 horas, 942 novos casos confirmados de Covid-19 e mais uma vítima mortal, como indica o La Vanguardia

09h31 - A Ordem dos Médicos defendeu hoje que medidas de fiscalização e auditorias externas são necessárias para combater situações como a de Reguengos de Monsaraz, onde morreram 18 pessoas por covid-19.

09h00 - Cantar não produz muito mais partículas respiratórias do que falar num volume semelhante, sugere um novo estudo, citado pela BBCMas tudo depende do quão barulhenta uma pessoa é. Note que estas são apenas descobertas iniciais que ainda serão revistas por pares.

08h12 - Um jovem de 17 anos, residente em Itália, está internado nos cuidados intensivos depois de ter sido infetado com a Covid-19. Apenas dois dias depois de ter sentido os primeiros sintomas - distúrbios intestinais e febre -, o jovem teve de ser intubado, como conta o Corriere della Sera. O jovem tinha estado, uma semana antes, com os amigos numa festa na piscina. 

08h10 - Na rede social Twitter, o Ministério da Saúde espanhol recordou os espanhóis que, no regresso ao país, deve ser cumprido o protocolo de controlo sanitário. 

07h52 - Atualização na Índia. A Índia registou 983 mortos e 68.898 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades.

07h25 - Comércio retoma horários. O comércio na cidade de Lisboa, incluindo os centros comerciais, pode a partir de hoje retomar os horários de funcionamento praticados antes da pandemia de Covid-19, mas os cafés terão de encerrar às 21h00, foi anunciado quinta-feira.

07h05 - Dentistas abdicaram de salários. Um em cada três dentistas de um total de 4.136 inquiridos disse ter abdicado do seu salário para mitigar os efeitos do encerramento e da redução do número de consultas devido à situação pandémica.

07h05 - Um inquérito a cerca de 40% do total dos dentistas a exercer em Portugal revelou que 99,5% destes profissionais escaparam à infeção com o novo coronavírus em ambiente clínico apesar da situação de pandemia de covid-19.

07h00 - "Cortes selvagens na Ryanair". O diretor de Recursos Humanos da Ryanair disse, em entrevista à Lusa, que há "uma perspetiva real de cortes selvagens em Portugal" na temporada de inverno em termos de capacidade e aviões, devido à pandemia de covid-19.

06h41 - Atualização na China. A China registou, nas últimas 24 horas, 22 casos de covid-19, todos importados, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país.

06h40 - Amara dos Deputados brasileira manteve, na quinta-feira, o veto do Presidente Jair Bolsonaro à concessão, até 2021, de reajustes salariais a funcionários públicos que estão na linha da frente no combate à covid-19.

06h21 - O Governo alemão terá de recorrer, novamente, a empréstimos em 2021 para financiar o défice orçamental previsto devido ao impacto da pandemia de covid-19, anunciou hoje o ministro das Finanças.

06h20 - Atualização na Argentina. A Argentina registou o maior número diário de casos de covid-19 desde o início da pandemia, com 8.225 contágios só nas últimas 24 horas, anunciou o ministro da Saúde.

06h19 - Atualização no México. O México registou 625 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 6.775 novos casos nas últimas 24 horas, segundo as autoridades de Saúde mexicanas.

06h12 - Atualização nos EUA. Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas mais 1.213 mortes causadas pela covid-19, além de 46.704 novos casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Bom dia, começamos aqui um novo registo. Consulte aqui as atualizações de quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório