Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"É uma boa notícia", diz Governo sobre decisão do Reino Unido

O Reino Unido retirou esta quinta-feira Portugal da lista dos países relativamente aos quais mantém restrições em matéria de voos diretos para aquele país. O Governo considera que se trata de uma "boa notícia" e informa que as restrições terminam às "4h00 do próximo sábado, dia 22 de agosto".

"É uma boa notícia", diz Governo sobre decisão do Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:51 - 20/08/20 por Ana Lemos

País Negócios Estrangeiros

O ministro português dos Negócios Estrangeiros (MNE) já comentou, em comunicado enviado às redações e na rede social Twitter, a decisão do Reino Unido de, esta quinta-feira, retirar Portugal da lista dos países com que mantém restrições em matéria de voos diretos. A decisão, informa o ministério, "entra em vigor às 4h00 do próximo sábado, dia 22 de agosto".

"Isto significa que a partir desta data todas as viagens para Portugal são consideradas seguras pelo Governo britânico e nenhuma pessoa, chegando ao Reino Unido proveniente de Portugal, ficará sujeita à obrigação de um período de quarentena", destaca o ministro Santos Silva.

Mais. Esta decisão é também "muito importante" porque vai permitir "repor a habitual mobilidade de pessoas entre Portugal e o Reino Unido, qualquer que seja o motivo das deslocações: turismo, exercício de atividades profissionais, motivos familiares, realização de estudos, intercâmbio académico ou outras".

Lembra ainda o Governo que esta medida é de "particular relevância para os mais de 300 mil portugueses que residem no Reino Unido, bem como para os mais de 30 mil britânicos que escolheram Portugal para viver", mas também "para as muitas centenas de estudantes portugueses em universidades britânicas e trabalhadores e quadros profissionais que têm de se deslocar regularmente entre os dois países", é reforçado na nota.

O ministério sublinha que para este desfecho "muito contribuiu o intenso trabalho bilateral realizado, quer ao nível político,  quer ao nível técnico", assim como "a evolução positiva da situação em Portugal,  nomeadamente  a  capacidade para  testar  em  larga  escala,  detetar  os  casos  positivos, controlar a sua transmissão e tratá-los da forma mais adequada", que foram reconhecidos pelo Reino Unido.

A terminar, pode ler-se no documento que, o "Reino Unido junta-se assim à Polónia, à Grécia, à República Checa, à Hungria, a Malta, à Roménia, à Bélgica, aos Países Baixos, à Dinamarca e ao Chipre no levantamento de restrições à mobilidade de passageiros oriundos de Portugal".

[Notícia atualizada às 18h03]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório