Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Sudão do Sul suspende desarmamento da população

O Exército do Sudão do Sul decidiu suspender a campanha de desarmamento da população civil no estado ocidental de Warrap, 10 dias depois da morte de 148 pessoas em confrontos com as forças de segurança.

Sudão do Sul suspende desarmamento da população
Notícias ao Minuto

19:13 - 19/08/20 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

De acordo com o porta-voz militar do Sudão do Sul, Lul Ruai Koang, os confrontos na localidade de Tonj "afetaram em grande medida o processo de recuperação das armas dos cidadãos", pelo que foi decidido suspender o processo.

A suspensão, disse Koang, citado pela agência de notícias espanhola Efe, deverá estar em vigor durante um curto período de tempo.

Muitos dos civis de Tonj têm armas para proteger o seu gado de assaltos à mão armada por parte de comunidades vizinhas, assim como para proteger as suas famílias, argumentando que as autoridades não garantem a segurança necessária.

Um aumento dos roubos e ataques armados na região levou as forças de segurança a iniciarem uma campanha de apreensão de armas.

No final de maio, cerca de 250 pessoas foram mortas e 300 ficaram feridas em confrontos entre duas tribos no estado de Jonglei, no nordeste do Sudão do Sul, segundo o porta-voz da principal força armada da oposição, o ministro das Águas, Manawa Peter Garkouth.

O Sudão do Sul, com maioria de população cristã, obteve a sua independência ao separar-se do Norte árabe e muçulmano em 2011. No entanto, a partir do final de 2013, o país entrou num conflito civil, provocado pela rivalidade entre o Presidente, Salva Kiir, e o seu então vice-presidente, Riek Machar.

As partes formaram um Governo de unidade nacional em 2016, que caiu poucos meses após a criação devido a um reinício da violência, tendo essa sido a primeira tentativa de pacificação do jovem país africano.

Em fevereiro, Kiir e Machar oficializaram uma reconciliação, estabelecendo um Governo conjunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório