Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Anexação de partes da Cisjordânia ficou "adiada" mas pode avançar um dia

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse hoje que o plano de anexação de partes da Cisjordânia ficou "adiado" com o acordo de normalização de relações com os Emirados Árabes Unidos, mas pode avançar um dia.

Anexação de partes da Cisjordânia ficou "adiada" mas pode avançar um dia
Notícias ao Minuto

20:08 - 13/08/20 por Lusa

Mundo Netanyahu

O estabelecimento de relações diplomáticas plenas entre os dois países, anunciado hoje pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá o efeito de "adiar" os planos israelitas de anexar partes da Cisjordânia ocupada, disse Netanyahu, adiantando, no entanto, não ter "desistido" dessa opção criticada pelos palestinianos e por parte da comunidade internacional.

"A aplicação da soberania (israelita) na Judeia e Samaria (nome bíblico da Cisjordânia) está em cima da mesa (...) não está anulada", declarou num discurso transmitido na televisão.

O príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed bin Zayed, escreveu hoje na rede social Twitter que o "acordo foi alcançado para encerrar qualquer anexação adicional de territórios palestinianos".

Os EAU tornam-se assim o primeiro Estado Árabe do Golfo a estabelecer relações diplomáticas com Israel e a terceira nação árabe a fazê-lo, depois do Egito (1979) e da Jordânia (1994).

"Hoje, começa uma nova era nas relações entre Israel e o mundo árabe", declarou o primeiro-ministro israelita, que já tinha considerado tratar-se um "dia histórico".

Netanyahu disse ter sido acordado numa "discussão trilateral" com Trump e com o xeque Bin Zayed "um acordo de paz completo com troca de embaixadores e trocas comerciais, incluindo voos diretos entre Abu Dhabi e Telavive".

"Os Emirados vão investir quantias significativas em Israel (...) Esta é uma abertura pela paz na região", adiantou.

A normalização das relações entre Israel e os Emirados fazia parte do plano de Trump para o Médio Oriente, apresentado em janeiro, que previa também a anexação por Israel do vale do Jordão e de colonatos na Cisjordânia.

O governo de união de Netanyahu e do seu ex-rival político Benny Gantz devia anunciar a partir de 01 de julho a sua estratégia sobre o plano de anexação.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, convocou uma "reunião de emergência" da direção palestiniana para discutir hoje à noite a normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, informou a agência oficial Wafa, adiantando que no final do encontro deverá ser anunciada a reação da liderança palestiniana.

Para o movimento islâmico palestiniano Hamas, no poder na Faixa de Gaza, a normalização das relações entre Israel e os EAU "não serve a causa palestiniana" e constitui um "cheque em branco" para a continuação da "ocupação" pelo Estado hebreu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório