Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Israel e Emirados Árabes Unidos chegam a acordo de paz histórico

O acordo de paz resultou de longas negociações entre Israel, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos, como anunciou a Casa Branca.

Israel e Emirados Árabes Unidos chegam a acordo de paz histórico
Notícias ao Minuto

16:11 - 13/08/20 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Israel e os Emirados Árabes Unidos alcançaram, esta quinta-feira, um acordo de paz histórico que deverá levar a uma normalização das relações diplomáticas entre as duas nações do Médio Oriente. Trata-se, aliás, de um acordo que Donald Trump ajudou a intermediar. 

Pouco se conhece sobre os detalhes do acordo, mas sabe-se que Israel concordou em suspender a aplicação de soberania a áreas da Cisjordânia, como indicaram fontes da Casa Branca à Reuters. 

O acordo terá sido selado através de um telefonema, esta quinta-feira, entre Trump, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o xeque Mohammed Bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi.

O presidente americano recorreu à rede social Twitter para anunciar a novidade, referindo-se a um "acordo de paz histórico entre os dois BONS amigos, Israel e os Emirados Árabes Unidos". A publicação foi, inclusive, partilhada por Netanyahu.

Defende a Reuters que o sucesso no âmbito da política externa dá a Trump 'créditos' para a sua reeleição a 3 de novembro

Num comunicado conjunto emitido pelas três nações, os líderes revelam que "concordaram com a normalização total das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos".

“Este histórico avanço diplomático conduzirá à paz na região do Oriente Médio e é um testemunho da ousada diplomacia e visão dos três líderes e da coragem dos Emirados Árabes Unidos e de Israel para traçar um novo caminho que desbloqueará o grande potencial no região ”, pode ainda ler-se. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório