Pelo menos 9 reclusos mortos e seis polícias feridos em motim no Equador

Pelo menos nove prisioneiros morreram e seis polícias ficaram gravemente feridos durante um motim na segunda-feira numa prisão da cidade de Guayaquil, no sudoeste do Equador, informaram as autoridades.

Equador corta salários e vende edifícios e avião para combater crise

© Reuters

Lusa
04/08/2020 06:36 ‧ 04/08/2020 por Lusa

Mundo

Motim

 

O comandante geral da Polícia Equatoriana, Patricio Carrillo, confirmou na sua conta na rede social Twitter que o incidente provocou ainda ferimentos em mais 20 detidos, três deles com gravidade.

O motim fez "nove mortos, dois deles queimados, 20 [prisioneiros] feridos, três gravemente, [e] seis polícias feridos em estado crítico", escreveu o responsável das forças de segurança.

Carrillo apontou ainda que o motim poderia fazer parte de uma "guerra de gangues", defendendo que a gestão da chamada Penitenciária do Litoral deveria ser revista.

Por outro lado, a Procuradoria-Geral, também no Twitter, calculou que haveria dez reclusos que morreram na prisão de Guayaquil.

O Serviço Nacional de Atenção Integral aos Adultos Privados de Liberdade e Adolescentes (SNAI), responsável pela vigilância nas prisões do Equador, também cifra em nove o número de vítimas mortais.

Segundo o SNAI, "existem organizações criminosas dentro e fora das prisões que tentam desestabilizar o trabalho das autoridades".

A situação nas prisões do Equador agravou-se há mais de um ano, com a morte de reclusos em rixas entre bandos rivais.

A pandemia de covid-19 revelou igualmente falhas no sistema de cuidados de saúde em várias prisões, afetadas pela sobrelotação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas