Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Bélgica reforça medidas. 75% dos novos casos estão em LVT

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Bélgica reforça medidas. 75% dos novos casos estão em LVT
Notícias ao Minuto

07:52 - 23/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou mais três mortes e 229 novos casos de infeção, num total de 1.705 óbitos e 49.379 infetados confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia.

pandemia já infetou mais de 15 milhões de pessoas e provocou a morte de pelo menos 615 mil em todo o mundo, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

15h45 - Boa tarde, este registo chega ao fim. Mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h33 - O número de mortes relacionadas com o novo coronavírus no Irão superou a barreira dos 15.000, divulgou hoje o Ministério da Saúde iraniano, informando igualmente que o país está a verificar um aumento de contágios e de hospitalizações.

15h20 - Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apurou que os anticorpos de indivíduos infetados com o novo coronavírus, causador da Covid-19,  estão entre os mais potentes relativamente à habilidade de bloquearem o vírus.

15h18 - Os Açores mantêm 161 casos de infeção pelo novo coronavírus, uma vez que nas últimas 24 horas não foram identificadas novos doentes, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h11 - governo belga decidiu hoje reforçar as medidas para travar o aumento de casos de covid-19, com o uso obrigatório a partir de sábado de máscara em "qualquer lugar com movimento intenso", como mercados, ruas, hotéis, restaurantes e cafés.

14h49 - Os líderes dos principais grupos políticos do Parlamento Europeu qualificaram hoje como "histórico" o acordo alcançado pelos 27 sobre o fundo de recuperação, mas criticaram os cortes feitos ao orçamento da União Europeia para os próximos sete anos.

14h27 - A American Airlines anunciou hoje que perdeu 2,07 mil milhões de dólares (1,78 mil milhões de euros) no segundo trimestre, o que atribuiu à queda nas viagens aéreas causada pela pandemia de Covid-19.

13h52 - A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte a mais de 627 mil pessoas e infetou mais de 15,2 milhões em todo o mundo, de acordo com o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

13h39 - Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já aprovou o Orçamento Suplementar, apresentado pelo Governo para refletir os efeitos da pandemia do novo coronavírus. "Tendo em consideração a situação excecional vivida - aliás circunstanciadamente explicitada nas cartas recebidas dos Senhores Presidente da Assembleia da República e Primeiro-ministro -, que exige dispor com urgência de alterações ao Orçamento do Estado em vigor, o Presidente da República promulgou o diploma que procede à segunda alteração à Lei 2/2020, de 31 de março (Orçamento do Estado para 2020) e à alteração de diversos diplomas".

13h30 - Portugal regista, esta quinta-feira, mais 3 mortos por Covid-19, perfazendo um total de 1.705 óbitos até à data. Já quanto ao número de infetados, há 229 novos casos nas últimas 24 horas. Desde que a pandemia chegou ao país, contabilizaram-se 49.379 pessoas infetadas com a doença. Há ainda um aumento de 370 recuperados desde ontem.

13h06 - A administração de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19 não apresenta efeitos antivirais visíveis em células humanas, apesar de alguma resposta em testes realizados com macacos, adianta um estudo publicado na revista científica Nature.

13h04 - GNR detém dois homens em Reguengos de Monsaraz por desrespeito ao confinamentoDois homens, de 21 e 34 anos, foram detidos pela GNR em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, por desrespeito às regras de confinamento a que estavam obrigados no âmbito da pandemia de Covid-19.

12h34 - A mais recente atualização do boletim epidemiológico de Reguengos de Monsaraz regista 17 mortos, 76 casos ativos e 77 recuperados, dando conta de mais dois recuperados no dia de hoje, o 12º dia sem casos ativos. Há mais curados que infetados e 22 utentes já foram transportados para o lar e  quatro esperam transporte. "No dia de hoje podemos destacar mais 2 pessoas curadas: 1 utente da ERPI da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) e 1 profissional da FMIVPS", pode ler-se na nota, que refere ainda que "decorreu ontem com toda a tranquilidade e muita emoção o regresso dos primeiros utentes curados à ERPI da FMIVPS, após a decisão da Autoridade de Saúde Pública". Do valor total de casos ativos, registam-se 50 na FMIVPS e 26 na comunidade.

Esta semana a Direção-Geral da Saúde já tinha avançado que o surto em Reguengos está em fase de resolução, sendo que só pode ser dado como extinto após registarem-se 28 dias sem novos casos do novo coronavírus

12h25 - Portugal poderá integrar a lista de países isentos de quarentena à chegada ao Reino Unido nos próximos dias, no âmbito da reavaliação que o governo britânico indicou que faria no final deste mês, avança a imprensa britânica. O jornal The Times noticia hoje que Londres vai ceder à "pressão poderosa" do Governo português, que considerou a exclusão, no início de julho, de Portugal do grupo de destinos seguros como "absurda" e "errada" e sugeriu um impacto nas relações bilaterais. 

12h19 - A pandemia Covid-19 representa "um sério risco" de problemas adicionais de saúde mental, sendo "particularmente preocupantes" as perturbações que se desenvolverão nos próximos meses devido "às graves consequências" sociais e económicas desta crise, alerta um relatório. A situação de isolamento, de incerteza quanto ao futuro, de perda e de luto poderá determinar, numa primeira fase, um aumento dos problemas de ansiedade e depressivos, na maior parte dos casos autolimitados e de gravidade ligeira", refere o relatório 'Estado da nação e as políticas públicas', organizado pelo ISCTE.

11h16 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu hoje no Parlamento Europeu que o acordo dos 27 sobre o orçamento plurianual tem cortes que são "uma pílula difícil de engolir". "Comecei por dizer que o acordo do Conselho Europeu trouxe a luz no fundo do túnel. Mas com a luz, vem também sombra e, neste caso, a sombra tem a forma de um orçamento a longo prazo muito magro", afirmou a chefe do executivo europeu.

11h14 - jovem ativista climática Greta Thunberg vai doar uma parte do prémio de 1,14 milhões de dólares de lhe foi atribuído para ajudar a combater a Covid-19 na Amazónia, no Brasil. Cerca de 114 mil dólares (mais de 98 mil euros)vão para a SOS Amazonia, uma organização ambiental que tem como objetivo proteger a floresta e combater a pandemia nos territórios indígenas através de acesso a condições de higiene, comida e equipamento de saúde.

11h12 - O governo da província de Buenos Aires, onde vivem 38% dos argentinos, vai pagar para os doentes de baixos rendimentos, assintomáticos ou com sintomas ligeiros, aceitarem ficar internados em centros alternativos de saúde. Nem todos têm as mesmas condições para se isolarem nas suas casas e não se isolam porque sentem que perdem alguma coisa. Por isso, a província vai dar 500 pesos por dia (equivalentes a 6 euros) para compensar e incentivar esse isolamento em albergues", explicou o governador da Província de Buenos Aires, Axel Kicillof.

11h10 - Mais de três milhões de casos do novo coronavírus foram declarados oficialmente na Europa, mais da metade na Rússia, Reino Unido, Espanha e Itália, segundo uma contagem feita pela Agência France Presse (AFP) junto de fontes oficiais. Os dados, que reportam às 08h, indicam que a Europa registava 3.002.861 casos, para um total mundial de 15.237.784 infeções.

11h08 - O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC) apontou hoje Angola e Moçambique como dois exemplos de controlo da pandemia, tendo em conta o rácio entre número de casos e população. "A Nigéria é um país muito grande, com 200 milhões de habitantes, e as infeções por covid-19 estão nos 34 ou 35 mil, portanto há que elogiar o governo e o CDC Nigéria, porque sem os seus esforços os números seria enormes, basta olhar para o que está a acontecer no Brasil e na Índia; os números da Nigéria são elevados, sim, mas temos de os colocar em contexto", defendeu o diretor do CDC África.

11h03 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, defendeu hoje no Parlamento Europeu o acordo dos 27 sobre o fundo de recuperação e o orçamento plurianual da União Europeia como um "sinal de confiança, robustez e solidez". "Este momento, é minha convicção, é central na história europeia. Agimos rapidamente e com urgência. Em menos de dois meses, conseguimos um acordo de mais de 1,8 biliões de euros, e esta resposta é maciça comparada com a dimensão da economia. A resposta da Europa é superior à dos Estados Unidos ou da China", disse Charles Michel.

10h47 - O governo israelita aprovou hoje uma lei que limita o poder de supervisão do parlamento em relação aos assuntos sobre a gestão da pandemia de Covid-19. A nova regulação confere um prazo de 24 horas ao parlamento para revogar decisões governamentais sobre medidas de restrição ao combate à propagação da epidemia global do novo coronavírus. A comissão especial do Parlamento, que anulou nos últimos dias várias restrições ordenadas pelo governo, como o encerramento de restaurantes, praias e piscinas aos fins de semana, vai ver assim os poderes limitados.

10h45 - A China elogiou hoje Macau pelo controlo local no combate à covid-19 e pela sua estreia numa missão internacional de emergência no Sudão e na Algéria. Macau não regista hoje qualquer caso ativo e desde o início da pandemia não identificou nem contágios entre profissionais de saúde, nem qualquer surto comunitário.

10h39 - Adiados para 2021 devido à Covid-19, os Jogos Olímpicos Tóquio2020 enfrentam, a um ano da nova data de arranque, um período de incerteza, do que falta de qualificações à evolução da pandemia e outros receios. A incerteza quanto à evolução da pandemia e a os moldes de realização da competição no verão de 2021, entre 23 de julho e 08 de agosto, permeia os últimos tempos.

10h31 - Na véspera do debate do Estado da Nação, e no dia em que o Parlamento decide o fim (ou não) dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, os partidos com representação parlamentar antecipam o que vão defender, criticar e alertar. Sendo certo que, a pandemia provocada pela Covid-19 tem 'presença' confirmada. Da Esquerda à Direita, os partidos com assento parlamentar fizeram uma antecipação daquela que será uma sessão legislativa marcada pela resposta do Governo à crise.

10h27 - A Juventude Social-Democrata (JSD) realiza este fim de semana o seu Congresso 'online' para escolher o futuro líder da estrutura, com os candidatos Alexandre Poço e Sofia Matos a disputarem os votos dos cerca de 600 delegados. Habitualmente, a votação decorre presencialmente, no último dia do Congresso, mas a pandemia de Covid-19 levou a 'jota' - estrutura autónoma do PSD - a fazer alterações no modelo habitual, numas eleições que chegaram a estar previstas para abril para disputar a sucessão da deputada Margarida Balseiro Lopes.

9h53 - companhia aérea australiana Qantas disse adeus ao seu último avião Boeing 747 com um desenho do logótipo da empresa - o canguru. Dezenas de pessoas juntaram-se no aeroporto de Sydney, na quarta-feira, para se despedirem do QF7474 com mensagens escritas no corpo do avião e com alguns tributos lidos. O impacto da Covid-19 na setor das viagens significou a reforma antecipada para o 747 e outros aparelhos pelas Qantas, seis meses antes do previsto.

9h36 - A Alemanha identificou 569 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para 203.368 o total desde o início da pandemia, com o estado da Baviera a ultrapassar os de 50 mil casos. O Instituto Robert Koch contabiliza seis vítimas mortais no último dia, para 9.101, e mais 400 casos considerados curados para um total aproximado de 189 mil.

9h09 - Sobe para 40 o número de infetados com Covid-19 entre os funcionários de uma fábrica de transformação de carnes em Tomar. Segundo a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, à RTP3, "foram feitos 216 testes à totalidade dos trabalhadores e são 40 os casos positivos", mais seis do que ontem. Tendo em conta que alguns dos trabalhadores não tinham condições para cumprir o isolamento nas suas casas, "um total de 10 foram deslocados para a base do Alfeite, em Lisboa, onde irão dar entrada ainda na manhã de hoje".

8h57 - Os casos confirmados de coronavírus na África do Sul atingiram quase 400 mil, numa altura em que o país regista uma nova subida diária de 572 mortes. É agora um dos cinco principais países do mundo em número de casos de Covid-19 relatados e tem mais da metade dos casos no continente africano, com 394.948. O total de mortes registadas é de 5.940.

8h44 - As Nações Unidas alertaram hoje para as pesadas consequências da pandemia nos países árabes, que poderão sofrer uma contração económica de 5,7%, empurrando milhões para a pobreza e agravando o sofrimento de populações afetadas por conflitos armados.

8h33 - O Notícias ao Minuto viajou até a ilha das Flores e conta-lhe como correu a jornada, desde a marcação de testes à Covid-19, à distância de segurança no avião, à chegada aos aeroportos, passando pelas escalas entre ilhas e por fim, pelo resultado do segundo teste obrigatório nos Açores, seis dias após o primeiro. Saiba mais.

Notícias ao MinutoIlha das Flores, Açores © Shutterstock

8h18 - No desporto, o Liverpool venceu, nesta quarta-feira, o Chelsea, por 5-3, num duelo relativo à 37.ª e penúltima jornada da Premier League. No final do encontro, os festejos repetiram-se e Jurgen Klopp, o treinador, não escondeu a alegria e que apelou até aos adeptos a "beberem o que quisessem", porque quando o "vírus (Covid-19) for embora a festa vai voltar a acontecer".

7h43 - A primeira fase dos exames nacionais termina hoje com a prova de Literatura Portuguesa às 9h30, que encerra cerca de duas semanas e meia de provas, adiadas devido à pandemia da Covid-19.

7h30 - A Índia registou mais de 45 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país, informaram hoje as autoridades. As 45.720 infeções elevaram o total de contágios na Índia para 1.238.635, dos quais 29.861 resultaram em mortes. Só nas últimas 24 horas, o país registou 685 mortos, a que acrescem 444 vítimas fatais da doença que não tinham sido ainda notificadas.

7h28 - O Conselho de Estado reúne-se hoje, por videoconferência, para analisar a situação económica e social do país, quatro meses depois da sua última reunião, que antecedeu a declaração do estado de emergência.

7h26 - A Iniciativa Liberal pede "grande frieza e objetividade" para olhar para a crise que Portugal vai enfrentar, considerando ser preciso que "as pessoas se sintam mais livres para experimentar novas soluções e novos caminhos para fazer face aos problemas".

7h24 - Os Estados Unidos registaram 63.967 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, batendo pelo nono dia consecutivo as 60 mil infeções, além de 1.059 mortos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

7h21 - O presidente do México desvalorizou na quarta-feira a importância do uso de máscara para combater a pandemia de Covid-19, que já fez 41.190 mortos no país.

7h19 - O CDS afirma que se instalou nesta sessão legislativa um "unanimismo pandémico" e que existiu um aproveitamento da pandemia para "limitar direitos democráticos de participação" de alguns partidos, situação que considerou ser "de enorme gravidade".

7h16 - A China diagnosticou mais 19 casos de contágio local de Covid-19 nas últimas 24 horas, quase todos na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, e três oriundos do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

7h12 - O número de casos de Covid-19 na região da América Latina e Caraíbas ultrapassou na quarta-feira a barreira dos quatro milhões, de acordo com uma contabilização da agência France-Presse. A região é uma das mais fortemente afetadas pelo novo coronavírus, com 4.040.925 contaminações e 172.886 mortes associadas à pandemia.

7h10 - O Ministério Público da Venezuela anunciou hoje que ordenou a investigação sobre um eventual tratamento cruel contra cidadãos que não cumprem medidas preventivas da Covid-19 no país, como o uso de máscara ou a posse de um salvo-conduto para circular.

7h09 - O PS considera que Portugal estaria "muito pior" se tivesse enfrentado a crise pandémica com a capacidade de resposta de 2015 e espera continuar o caminho iniciado na passada legislatura com os partidos à sua esquerda.

7h04 - O Tribunal de Contas considera insuficiente a informação sobre os gastos com as medidas de resposta à Covid-19 nos primeiros três meses da pandemia (marçoabril e maio) e recomenda ao Governo que quantifique o impacto desagregado de todas elas, incluindo a receita que deixa de ser arrecadada. 

7h - Bom dia, iniciamos aqui um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório