Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Biden e Obama criticam forma como Trump tem gerido crise do coronavírus

O presumível candidato democrata e o antigo presidente encontraram-se e mantiveram uma conversa respeitando o distanciamento social. Ambos criticaram a falta de sentido de responsabilidade de Trump e a sua ausência de ligação às pessoas.

Biden e Obama criticam forma como Trump tem gerido crise do coronavírus
Notícias ao Minuto

19:02 - 22/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Joe Biden e Barack Obama encontraram-se recentemente para discutir os principais desafios que os Estados Unidos enfrentam. Um encontro que respeitou as regras de distanciamento social. Este foi o primeiro encontro de ambos desde que começou a campanha para as eleições presidenciais de novembro e tanto Biden como Obama criticaram a forma como Donald Trump tem gerido a crise do coronavírus.

Segundo a CNN, o encontro decorreu no escritório de Obama em Washington no passado dia 11 de junho. A campanha de Joe Biden, o presumível candidato democrata às eleições, divulgou um pequeno vídeo desse encontro esta quarta-feira. O vídeo completo será divulgado esta quinta-feira.

Sem mencionarem uma única vez o nome de Trump, não é difícil perceber que é do presidente norte-americano que Biden e Obama estão a falar. “Consegues imaginar quando eras presidente dizeres ‘Não é a minha responsabilidade. Eu não assumo a responsabilidade’. Literalmente. Literalmente”, afirmou Biden para Obama.

“Essas palavras não saíram das nossas bocas quando exercíamos os nossos cargos”, respondeu Obama.

Ambos referiam-se a uma declaração de Trump em março quando foi confrontado com o atraso na realização de testes. “Não, eu não assumo a responsabilidade de todo”, frisou o presidente dos Estados Unidos então.

Da falta de responsabilidade, Biden e Obama passaram para a ausência de ligação com as pessoas. “Não. Eu não compreendo a sua incapacidade em entender aquilo que as pessoas estão a viver. Ele simplesmente não se consegue rever de forma alguma” nessas pessoas, disse Joe Biden.

Obama aproveitou para elogiar a capacidade de Biden em estabelecer ligações com as pessoas. “Uma das coisas que sempre soube sobre ti, Joe, a razão pela qual quis que fosses meu vice-presidente, e razão pela qual foste tão eficaz… tudo começa na com a tua capacidade de te reveres” nas pessoas, sublinhou o antecessor de Trump na presidência dos Estados Unidos.

“Se te consegues sentar com uma família e ver neles a tua família e as tuas lutas ou as lutas pelas quais passaram os teus pais ou pelas quais passam os teus filhos. Se consegues relacionar essas lutas com as lutas de outros, então vais lutar arduamente por eles. E isso foi sempre o que te motivou para entrar no serviço público”, acrescenta Obama ao dirigir-se a Biden.

Durante o encontro, Biden e Obama também falaram sobre a economia norte-americana. De acordo com a CNN, os dois não discutiram os possíveis candidatos de Biden para uma eventual vice-presidência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório