Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2020
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Visto especial de imigração para profissionais de saúde pós-Brexit

O Reino Unido vai introduzir um visto especial para as áreas da saúde e assistência social no âmbito do sistema de imigração pós-'Brexit' que vai entrar em vigor em 2021, revelou a ministra do Interior, Priti Patel.

Visto especial de imigração para profissionais de saúde pós-Brexit
Notícias ao Minuto

12:33 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Brexit

Numa declaração escrita apresentada aos deputados, Patel disse que esta medida "vai tornar mais fácil e rápido a profissionais de saúde internacionais talentosos" serem recrutados para o serviço de saúde pública e para assistência e cuidados em lares de idosos ou ao domicílio. 

Além de uma taxa de custo pelo visto e um período de resposta à candidatura reduzidos, os profissionais daqueles setores vão ser isentos do pagamento da sobretaxa pelo uso dos serviços de saúde britânicos

A medida faz parte do novo sistema de imigração por pontos que o governo de Boris Johnson vai introduzir a partir de janeiro, pondo fim à liberdade de circulação dos cidadãos europeus no Reino Unido, determinada pela saída britânica da UE em 31 de janeiro.

O novo sistema vai impor critérios para atribuir vistos de trabalho e residência aos imigrantes, como qualificações profissionais ou académicas e um salário mínimo de 25.600 libras (30.800 euros).

"Numa altura em que um número crescente de pessoas em todo o Reino Unido está à procura de trabalho, o novo sistema baseado em pontos vai incentivar os empregadores a investir na força de trabalho doméstica do Reino Unido, em vez de simplesmente depender de mão-de-obra do estrangeiro", refere Patel.

O sistema, inspirado no modelo da Austrália, deve entrar em vigor em 01 de janeiro de 2021, quando acabar o período de transição pós-Brexit. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório