Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido satisfeito com "profundidade e flexibilidade" de negociações

O negociador-chefe do Reino Unido para um acordo pós-Brexit com a União Europeia (UE) disse hoje que continuam a existir "diferenças significativas" entre as duas partes, mas mostrou-se satisfeito com a "profundidade e flexibilidade" das discussões frente-a-frente. 

Reino Unido satisfeito com "profundidade e flexibilidade" de negociações
Notícias ao Minuto

14:11 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Brexit

"Concluímos a nossa discussão sobre toda a gama de questões na negociação em pouco mais de três dias. As nossas conversas foram presenciais pela primeira vez desde março e isso deu profundidade e flexibilidade extras às nossas discussões", afirmou David Frost num comunicado. 

O diplomata falava após uma semana de negociações em que as equipas estiveram fisicamente no mesmo local, depois as restrições de viagem impostas em meados de março devido à pandemia covid-19 terem forçado a uma série de rondas por videoconferência. 

Na segunda-feira as duas partes iniciaram em Bruxelas um mês de negociações intensivas, durante o qual as equipas vão encontrar-se todas as semanas alternadamente entre a capital belga e Londres. 

"As negociações foram abrangentes e úteis. Mas também sublinharam as diferenças significativas que ainda permanecem entre nós em várias questões importantes", referiu.

Frost reiterou o empenho em conseguir um entendimento sobre os princípios subjacentes a um acordo até ao final de julho.

Alguns dos pontos de discórdia identificados anteriormente incluem o acesso dos países europeus às águas de pesca britânicas, a exigência de condições equitativas em questões laborais e ambientais ao Reino Unido para beneficiar ter acesso ao mercado único europeu e a criação de um mecanismo de resolução de disputas.

O Reino Unido saiu formalmente da UE em 31 de janeiro, mas mantém-se no mercado único e estruturas europeias até ao final de 2020 no âmbito de um período de transição negociado com Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório