Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Costa defende turismo na CNN. 300 novos casos por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa defende turismo na CNN. 300 novos casos por cá
Notícias ao Minuto

07:46 - 16/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo os dados mais recentes, Portugal registou até agora mais 300 casos de Covid-19 e duas mortes, num total de 1.520 mortos e 37.036 infetados

No final da noite de segunda-feira, a mara Municipal de Lagos referiu estar preocupada com "um foco de contágio ativo" de Covid-19 no concelho, resultado da "organização de um evento festivo ilegal" e que terá reunido um "número avultado" de pessoas.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 436.813 pessoas e infetou mais de oito milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h42 - Uma vacina contra a Covid-19 com uma abordagem inovadora desenvolvida por cientistas da universidade britânica Imperial College London vai iniciar esta semana testes clínicos em humanos com o objetivo de ter um produto final em 2021, anunciou a instituição. 

14h38 - Um grupo de cidadãos criou o movimento cívico #SOSSNS, que apresentou hoje 10 medidas urgentes na área da saúde em Portugal como atribuir, num ano, médico de família aos 700 mil cidadãos que ainda não o têm.

14h26 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e a região "não apresenta neste momento qualquer caso positivo ativo de infeção", segundo a Autoridade de Saúde regional.

14h14 - O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) denunciou hoje situações de recurso ao 'lay-off' simplificado de forma "abusiva e ilícita" por algumas transportadoras e vai convocar uma assembleia-geral de associados para decidir formas de luta.

14h11 - O hospital de campanha do Porto, criado para aliviar a pressão sobre os hospitais, vai ser desmontado nos próximos dias já que a cidade não tem novos casos de Covid-19 há 11 dias consecutivos, anunciou hoje a câmara.

14h08 -antigo ministro das Finanças e ainda presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse esta terça-feira que a Europa deve estar orgulhosa da resposta dada até agora à crise gerada pela pandemia da Covid-19. 

14h05 - O Banco de Portugal prevê uma recessão económica de 9,5% em 2020 devido à pandemia de covid-19, abaixo dos 5,7% projetados no anterior cenário adverso, com recuperações de 5,2% em 2021 e 3,8% em 2022.

14h03 - O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, apontou o incumprimento das medidas sanitárias por parte da população como a principal causa da propagação da covid-19 no país, rejeitando falhas na resposta do Governo à pandemia.

14h - O Presidente da Macedónia do Norte declarou o estado de emergência por oito dias como medida de contenção contra a pandemia de covid-19, um mês antes das eleições gerais marcadas para 15 de julho.

13h58 - A Europe Cup, masculina, e a EuroLeague e EuroCup, femininas, suspensas desde o inicio de março devido à pandemia de covid-19, foram canceladas, anunciou hoje a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

13h56 - O primeiro-ministro defende, em declarações à CNN, que Portugal é um destino seguro para os turistas, alegando que foi um dos países europeus que mais testes realizou e que apresenta melhores indicadores no controlo da covid-19.

13h28 - O Irão registou mais de 100 mortes devido a covid-19 nas últimas 24 horas, o que acontece pelo terceiro dia consecutivo, elevando o número total de óbitos no país para mais de 9.000, disseram hoje as autoridades iranianas.

13h24 - Há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba, segundo os dados mais recentes, quantos há no seu

13h19 - As empresas portuguesas diminuíram o volume de negócios em 35% em abril e em 30% em maio, segundo uma estimativa do Banco de Portugal (BdP) baseada no inquérito feito juntamente com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

13h06 - Portugal registou mais duas mortes e mais 300 novos casos. Destes 300 casos, 236 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Segundo os dados mais recentes da DGS, há um total de 1.522 óbitos e 37.336 infetados

12h48 - pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 436.813 pessoas e infetou mais de oito milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h40 - O parlamento da Hungria aprovou hoje o fim do estado de emergência, uma legislação polémica aprovada para lutar contra a pandemia que permitia ao primeiro-ministro, Viktor Orbán, governar por decreto e que suscitou fortes críticas da União Europeia.

12h37 - As autoridades registaram, até agora, nove casos positivos de covid-19 relacionados com uma festa ilegal que reuniu um número indeterminado de pessoas em Lagos, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

12h28 - A ACT vai fiscalizar o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) quanto à covid-19 nos locais de trabalho e nas deslocações em viaturas de serviço, principalmente nas empresas de construção civil, cadeias de abastecimento, transporte e distribuição.

12h16 - Os cidadãos europeus vão começar a ser alertados sobre a proximidade a pessoas infetadas com covid-19 através de 'apps' de rastreamento de contactos que estão a ser lançadas na União Europeia (UE) e que funcionarão de forma interligada.

12h12 - A Direção-Geral da Saúde assegurou hoje "todas as condições" para Portugal receber a fase final da edição de 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol.

11h56 - A venda de casas em Portugal aumentou 23% em maio, no primeiro mês de desconfinamento, face ao mês anterior, depois de uma queda de 53% em abril, de acordo com o Índice de Volume de Vendas de Habitação da Confidencial Imobiliário, hoje divulgado.

11h52 - Noruega decidiu suspender a utilização de app de ‘contact tracing’ destinada a vigiar a evolução da Covid-19, considerando-a demasiado intrusiva para os utilizadores. A app estava a ser usada desde abril em três municípios do país.

11h49 - A União Europeia e China vão celebrar em 22 de junho, por videoconferência, uma cimeira que esteve agendada para março, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o porta-voz do presidente do Conselho Europeu.

11h16 - A mulher do chefe de Estado da Ucrânia, Olena Zelenska, está infetada com o novo coronavírus e está hospitalizada com uma pneumonia, apesar de os médicos dizerem que não se encontra "em perigo".

11h12 - Mais de 70% dos lojistas participantes num inquérito da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) denunciam "pressões" dos centros comerciais para assinarem "cláusulas abusivas" de forma a acederem a apoios para minimizar o impacto da pandemia.

11h07 - As moratórias bancárias, que suspendem o pagamento de prestações de empréstimos, são alargadas até 31 de março de 2021, a partir de quarta-feira, segundo um diploma hoje publicado que inclui os emigrantes nas moratórias.

10h51 - #TuPodes, a nova campanha publicitária do Turismo de Portugal. A campanha é dirigida aos portugueses, incentivando-os a viajar e a conhecer melhor Portugal. A cerimónia de apresentação contou com a presença do primeiro-ministro. 

Veja o vídeo da campanha: 

10h45 -ministro das Finanças, João Leão, afirmou, esta terça-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças, "não há nenhum aumento de impostos" no Orçamento Suplementar, documento que está a ser tema de debate naquela que é sua primeira 'prova' na Assembleia da República enquanto governante.  "Não tem cortes no Estado social nem nas prestações sociais, não impõe nenhum aumento de impostos, pelo contrário", referiu ainda.

10h27 - O secretário-geral do PCP admitiu hoje viabilizar, na generalidade, o Orçamento Suplementar, esta semana em debate no parlamento, mas deixou em aberto o sentido de voto para a votação final global. Para Jerónimo, a primeira versão do texto do Orçamento Suplementar era insuficiente. "Não corresponde sequer ao que foi anunciado" pelo Governo e "atira para mais tarde" outras medidas do orçamento, apresentado para fazer face aos efeitos económicos e sociais da pandemia de covid-19, referiu.

10h11 - Bélgica contabiliza, esta terça-feira, mais 55 casos de Covid-19 no país e mais quatro mortes. Desde o início da pandemia, o país regista um total de  60.155 casos de infeção e 9.663 vítimas mortais da doença.

10h03 - ministro de Estado e das Finanças, João Leão, já responde às perguntas dos deputados na Comissão de Orçamento e Finanças, esta terça-feira, sobre o Orçamento Suplementar, naquela que será a sua primeira 'prova' na Assembleia da República, enquanto governante. Acompanhe aqui:

9h46 - O número de mortos por covid-19 em África subiu para 6.769, mais 305 nas últimas 24 horas, em quase de 252 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

9h31 - Rússia confirma, esta terça-feira, a existência de 8.248 novos casos de Covid-19 no país, aumentando para 545.458 o número total de infetados desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, morreram mais 193 pessoas. A Covid-19 há fez 7.284 vítimas mortais no país.

9h28 - Afinal, por que razão alguma pessoas infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2 têm sintomas ligeiros, enquanto outras permanecem assintomáticas? Trata-se de uma questão premente para a qual os cientistas ainda não têm uma resposta concreta.

9h19 - A situação epidémica em Pequim é "extremamente grave", admitiu hoje um porta-voz da capital chinesa, depois de terem sido detetados mais de cem casos de infeção, quando parecia que o país já tinha conseguido conter o vírus. Pequim está numa "corrida contra o tempo", disse o porta-voz, Xu Hejian, em conferência de imprensa. A capital "terá de estar sempre um passo à frente da epidemia e tomar as medidas mais rigorosas, decisivas e determinadas", afirmou.

9h12 - Quase meio milhão de mortos e oito milhões de infetados é o balanço mais direto que a Covid-19 causou em menos de seis meses, desde que foi detetada, e quando passam 100 dias desde que foi considerada uma pandemia. Mas o impacto é muito maior: mudou a forma como as pessoas se relacionam, como trabalham, como comunicam, as causas pelas quais lutam e, sobretudo, as preocupações sobre o que vai ser a vida das novas gerações.

9h09 - A doença respiratória covid-19 apareceu na China, no final de 2019, mas espalhou-se rapidamente pelo mundo, já que não existe imunidade nem conhecimento do novo coronavírus.

8h54 - As tensões entre os Estados Unidos e a China aumentaram de tom, por causa de acusações mútuas sobre a gestão da pandemia de covid-19, mas os analistas consideram que as razões das divergências são mais profundas.

8h46 - Pelo de cães e gatos pode transmitir coronavírus para os humanos? Saiba mais.

8h38 - Área Metropolitana de Lisboa entrou esta segunda-feira, 15 de junho, na terceira fase de desconfinamento, na qual já se encontrava o resto do país. Os centros comerciais em Lisboa reabriram na segunda-feira. Aplausos e limpeza dos locais marcaram a abertura das portas, bem como uma visita do Presidente da República.

7h57 - De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou mais nove mortes e 378 casos de infeção nas últimas 24 horas. Já morreram 8.800 pessoas e o número total de infetados é de 186.839 no país.

7h38 - O novo ministro das Finanças, João Leão, vai ser ouvido hoje pelos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) do Parlamento, no âmbito da discussão sobre o Orçamento Suplementar apresentado na semana passadaO documento, que surge como resposta à crise provocada pela Covid-19, reflete o Programa de Estabilização Económica e Social e prevê, entre outras medidas, um reforço adicional do orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 500 milhões de euros.

Da parte da tarde de hoje, às 15h00, é a vez de a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ser ouvida pelos deputados.

7h34 - O investimento direto estrangeiro deverá diminuir 40% em 2020, devido à crise resultante da pandemia, e só deverá aumentar em 2022, prevê um relatório hoje publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

7h26 - O Parlamento húngaro vai hoje debater e votar o fim do estado de emergência no país, que tem permitido ao executivo do ultranacionalista Viktor Orbán governar por decreto, medida que gerou severas críticas dentro e fora da Hungria. Segundo os dados mais recentes das autoridades sanitárias húngaras, a Hungria recenseou 4.076 casos de covid-19, daí resultando a morte de 563 infetados. Quase 2.500 infetados foram dados como curados.

7h14 - Os Estados Unidos registaram 385 mortos devido à Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para 116.114 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, indicou a Universidade Johns Hopkins. Há ainda mais de 2,1 milhões de infeções, com o país continua a registar cerca de 20 mil novos casos todos os dias.

7h11 - A Nova Zelândia registou hoje dois casos da covid-19, pondo fim a um período de 25 dias sem novas infeções, informaram as autoridades sanitárias. Desde o início da pandemia, o arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registou 1.154 casos confirmados e 22 mortes.

7h07 - Oito mil pessoas vão ser submetidas, a partir de hoje, a testes sero-epidemiológicos rápidos para a covid-19 na cidade de Nampula, Moçambique, para avaliar a exposição ao novo coronavírus e travar a transmissão comunitária.

7h04 - A China diagnosticou 40 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 27 em Pequim, após um surto detetado no principal mercado abastecedor da capital. O governo municipal decretou "estado de guerra" para interromper este novo surto, depois de nos últimos dias se terem somado 106 novos casos, levando ao encerramento de serviços não essenciais e à realização de dezenas de milhares de testes de despistagem.

7h00 - Bom dia, começa aqui um novo registo. Pode recordar os acontecimentos do final do dia de segunda-feira aqui. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório