Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia britânica impõe tempo limite a protestos

Após alguns episódios de "violência e comportamento criminoso" as autoridades britânicas decretaram novas regras para a realização dos protestos.

Polícia britânica impõe tempo limite a protestos
Notícias ao Minuto

12:55 - 13/06/20 por Silvia Abreu

Mundo Protestos

A Polícia Metropolitana de Londres impôs um tempo limite para os protestos, marcados para este sábado, na capital do Reino Unido. Desta forma, as manifestações têm de terminar pelas 17h00 e foram também impostas limitações quando ao local onde os protestos devem ocorrer, de forma a evitar confrontos entre grupos opostos (descritos como de direita e esquerda), lê-se no comunicado publicado na página das autoridades britânicas.

O apelo inicial é, no entanto, para que as pessoas "não se dirijam a Londres, e façam com que as suas vozes sejam ouvidas de outra forma".

"Entendo perfeitamente a necessidade das pessoas se fazerem ouvir, mas as direções do governo são que continuamos numa pandemia e que as pessoas não se devem reunir em grandes grupos. Ao fazê-lo, colocam em causa a sua segurança, a da família e a dos amigos", refere o comandante da polícia, Bas Javid.

Apesar de as manifestações que têm ocorrido no país serem "de forma geral" pacíficas, ocorreram alguns episódios de "violência e comportamento criminoso" que não pode ser tolerado, sublinham as autoridades. 

Confrontos isolados ocorridos no domingo, dia 8 de junho, durante os protestos antirracistas, realizados em Londres, provocaram ferimentos em 35 polícias e a detenção de 36 pessoas, anunciou a ministra do Interior, Priti Patel.

Também uma manifestação em Bristol terminou com o derrube da estátua do comerciante de escravos do século XVII Edward Colston, um controverso monumento de bronze erigido em 1895 no centro da cidade, que os manifestantes derrubaram, arrastaram pelas ruas e acabaram por lançar para as águas do porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório