Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

AO MINUTO: "Não há sinais" de que o desconfinamento agravou o surto

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: "Não há sinais" de que o desconfinamento agravou o surto
Notícias ao Minuto

07:39 - 08/06/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Esta semana, a segunda de junho, arranca com a realização da oitava reunião de análise da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal. Especialistas, políticos e parceiros sociais encontram-se, esta segunda-feira, no Infarmed, num momento em que se regista um aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Contudo, é de sublinhar que, este fim de semana, a ministra Marta Temido, rejeitou, em conferência de imprensa, um cenário de um crescimento exponencial na região da capital

Nas últimas 24 horas, morreram seis pessoas em Portugal devido à Covid-19, aumentando o total de óbitos desde o início da pandemia para 1.485. De acordo com o boletim epidemiológico desta hoje, registaram-se 192 novos casos de infeção, o que faz aumentar para 34. 885 o número total de infetados

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h52 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar todos os desenvolvimentos, desta segunda-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo aqui.

15h44 - O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, considerou hoje os indicadores macroeconómicos previstos para este ano "preocupantes", mas sublinhou que as empresas vão saber superar a crise com "resiliência", como já fizeram no passado.

15h35 - Cabo Verde confirmou mais 13 pessoas infetadas com o novo coronavírus, todas na cidade da Praia, elevando o acumulado de casos desde 19 de março a 567, enquanto 266 foram dados como recuperados, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

15h29 - Os jogadores, equipa técnica e 'staff' do Vitória de Setúbal tiveram resultado negativo no oitavo rastreio à Covid-19, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol, em comunicado.

15h23 - Carla Castro, em representação do deputado único e líder da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, afirmou que, na sequência da reunião hoje no Infarmed, foi avançado que Portugal é "o terceiro país mais confinado". "Ou seja, isto não está confinado nem descontrolado", concluiu a responsável, membro da comissão executiva da Iniciativa Liberal.  Posto isto, a pergunta lançada pelo partido foi: "Onde está o milagre português?".

15h22 - A petrolífera britânica BP anunciou hoje que vai eliminar 10 mil empregos em todo o mundo, 15% do total de funcionários, para ganhar eficácia e adaptar-se a um mercado atingido pela crise sanitária.

15h15 - "Lamento muito que, em democracia, continuem a suceder-se e a noticiar-se petições para o fim do partido que lidero e tentativas de ilegalização do mesmo. Mostra bem o nível de democracia em que vivemos", começou por dizer André Ventura, em conferência de imprensa. 

Sobre a sessão com os especialistas, o dirigente do Chega afirmou que "é evidente que não tem sido feito o suficiente" no que diz respeito à segurança nos aeroportos portugueses. "Basta olhar para os dados da Agência Europeia para a Segurança da Aviação que já identificou dois aeroportos portugueses como de alto risco, Lisboa e Porto. Temos de fazer mais nesta matéria", argumentou. 

15h14 - Um feirante de Monção, no Alto Minho, e uma cabeleireira de Salvaterra do Minho, na Galiza, pediram hoje aos governos de Portugal e Espanha mais passagens entre as duas regiões para diminuir os custos mensais em deslocações.

15h05 - Ainda sobre a sessão que decorreu hoje na capital, a representar Os Verdes, Mariana Silva começou por apontar que, segundo os técnicos, os "surtos estão controlados" no país. "Continuamos a acreditar que o desconfinamento está a ser feito de forma adequada e é essencial continuarmos com todas as precauções que tivemos até agora". 

Ainda assim, a deputada afirmou que o partido pediu esclarecimentos sobre a população mais envelhecida, no que diz respeito ao acesso à saúde: "Era necessário perceber se os idosos estão a ter acesso aos cuidados primários". Apesar de não ter obtido uma resposta, a parlamentar acredita que será realizada uma avaliação sobre esta matéria. 

15h00 - O presidente do CDS considerou hoje que existem "dois pesos e duas medidas" quando no fim de semana se realizaram manifestações que "não cumpriram as regras de saúde pública" mas as empresas têm limitações devido à Covid-19.

"Este fim de semana assistimos a manifestações que foram autorizadas, e que não cumpriram as regras de saúde pública e sanitárias que foram decretadas", declarou à margem de uma  visita a um ginásio, em Lisboa.

 

14h53 - Bebiana Cunha, deputada do PAN, reiterou a necessidade de o Governo contratar mais especialistas em saúde pública, uma medida já apresentada ao Executivo pelo partido. Depois de uma reunião de cerca de três horas no Infarmed, a parlamentar destacou ainda que é necessário que "se garanta a continuação dos testes" de despistagem à Covid-19. 

14h52 - A Comissão Europeia vai mobilizar 314 milhões de euros, através do Conselho Europeu da Inovação (CEI), para apoiar projetos de empresas relativos ao tratamento da covid-19 e à recuperação pós-pandemia, distinguindo ainda 16 empresas portuguesas.

14h50 - A Federação Nacional da Educação anunciou hoje que vai reivindicar "a clarificação do enquadramento legal" para as condições de trabalho em Educação que recorram às tecnologias da informação e da comunicação.

14h41 - "Gostaríamos de ter saídos menos preocupados desta reunião do que saímos", começou por afirmar António Carlos Monteiro, vice-presidente do CDS, à saída da reunião no Infarmed. Segundo o centrista, ao contrário do que o partido esperava, os "números, especialmente, em Lisboa," agravaram-se, nas últimas duas semanas. Perante esta evolução negativa, Carlos Monteiro sublinhou ainda que o pior é que não houve uma resposta 'tranquilizante'.

"E a razão pela qual se agravaram continua por nós a ser desconhecida. (...) Preocupa-nos que estejam a ser dados sinais errados à sociedade", argumentou. 

14h38 - O balanço mais recente da DGS dá conta de um aumento dos casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça aqui os concelhos mais afetados.

14h32 - Jerónimo de Sousa, dirigente do PCP, também prestou declarações aos jornalistas após a reunião que decorreu esta manhã sobre a evolução da pandemia no país. O comunista defendeu que deve haver "um reforço da intervenção das entidades de saúde publica, naturalmente, em articulação com as autarquias e Governo" de forma a evitar que ocorram surtos de Covid-19 no país. "É possível ir a esses focos e resolve-los", reiterou. 

14h29 - Os negócios na indústria caíram 33,1% em abril, face à descida homóloga de 9% em março, empurrados pela queda de 64,7% nos bens de investimento, revelou hoje o Instituto Nacional e Estatística (INE).

14h21 - Em direto para o país depois da reunião com especialistas em epidemiologia, José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, revelou que o partido quer saber a "incidência" do novo vírus "por estrato socioeconómico"

"Era muito importante percebermos se as pessoas com menos rendimentos estão a ser mais afetadas ou se têm um maior risco de contágio. E, eu diria que sim, olhando para os dados que nos dão. Se o contexto de transmissão está associado a poucas condições de trabalho ou a poucas condições de habitação, diria que as pessoas mais pobres estão em maior risco", sustentou o bloquista

14h14 - Os Açores não registaram, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de covid-19 e a região continua sem qualquer caso ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

14h07 - Após a reunião no Infarmed, Ricardo Batista Leite, do PSD, afirma que a "situação que se vive em Lisboa é o foco de todas as atenções e que está a condicionar o país". O deputado lamentou que ao invés de se assistir a uma diminuição dos casos, estejamos a viver o oposto. Mostrou-se também contra a abertura dos aeroportos por apresentar o risco de trazer pessoas para o país que venham contaminadas. "Precisamos de menos conferências de imprensa e mais trabalho de terreno" para conter esta pandemia, defendeu. 

13h43 - O presidente Marcelo fala ao país depois de terminada a oitava reunião, entre políticos, governantes e especialistas no Auditório Infarmed, deixando desde logo a garantia de que "não há sinais de que as duas primeiras fases do desconfinamento tenham provocado um agravamento da expressão do surto epidémico. Não há, não há esses sinais", insistiu Marcelo.

"A haver sinais é no sentido de uma estabilização na descida [dos casos]", explicou o chefe de Estado.

13h28 - Já começou a conferência de imprensa diária da DGS, desta segunda-feira. Acompanhe em diretos os esclarecimentos de Graças Freitas e António Lacerda Sales sobre a evolução da pandemia em Portugal: 

13h15 - As autoridades russas anunciaram hoje uma reabertura parcial das fronteiras do país, que avança no levantamento de algumas restrições em vigor para combater a pandemia do novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

12h56 -  Nas últimas 24 horas, foram registados, em Portugal mais 192 casos confirmados e seis vítimas mortais. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pela DGS, desde o início da pandemia, já foram contabilizados, no total, 34.885 infetados e 1.485 mortos no país

12h43As regiões espanholas mais povoadas, de Madrid e Barcelona, deram hoje mais um passo em direção à desejada "nova normalidade", apesar de estarem mais atrasadas do que outras zonas no alívio ao confinamento em vigor para travar a Covid-19.

Depois de quase três meses de confinamento, 48% da população espanhola (cerca de 23 milhões de pessoas) passa a partir de hoje à chamada "fase 2" do plano para acabar com as limitações em vigor, podendo-se realizar reuniões de até 15 pessoas e deixando de haver faixas horárias para se fazerem caminhadas ou exercícios físicos no exterior.

12h39 - Por causa da pandemia da Covid-19, este ano não acontecerá a 37.ª edição do Jazz em Agosto, com a fundação a decidir organizar um festival focado no jazz nacional e com concertos em Lisboa, mas também haverá no Porto e em Coimbra, fruto de uma parceria com a Associação Porta-Jazz e o Jazz ao Centro Clube.

12h21 - O Governo das Filipinas anunciou que as escolas do país não vão reabrir portas até que haja uma vacina contra a Covid-19. Será adotado o ensino á distância indefinidamente no país. 

"É uma tarefa árdua para nós, Ministério da Educação, preparar as nossas escolas para modelos diferentes de ensino. Estamos empenhados para garantir que a educação está à mão de todos", afirmou Leonor Briones, secretária de Estado da Educação, cita o The Guardian. 

11h49 - A partir desta semana quem chegar ao Aeroporto de Viena, na Áustria, poderá escolher realizar um teste de Covid-19 para evitar a quarentena obrigatória de 14 dias. Segundo o BBC, os resultados dos testes são disponibilizados após três horas da colheita e têm um custo de 190 euros. 

11h42 - A produção industrial alemã baixou em abril 17,9% face ao mês anterior e 25,3% em termos homólogos devido ao impacto do novo coronavírus, a maior queda em quase 30 anos, segundo o gabinete de estatísticas Destatis.

11h34 - Os 86 municípios do Norte vão receber, este ano, mais cerca de 88 milhões de euros do Estado do que em 2019, num total de 985 milhões de euros, revelou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

11h26 - O PAN exigiu hoje esclarecimentos sobre a situação dos trabalhadores da Casa da Música que têm denunciado várias irregularidades, considerando "imperioso" que Governo, Área Metropolitana do Porto e Câmara do Porto se pronunciem "urgentemente" sobre estes casos.

11h20 - "O risco de infeção pode ser superior nas pessoas com deficiência". Para garantir a segurança de todos, a DGS recordou, esta manhã, algumas meninas que estes cidadãos devem adotar para minimizar os riscos de contágio da Covid-19. Informe-se: 

11h01 - Todas as pessoas que entrem no Reino Unido provenientes do estrangeiro a partir de hoje são obrigadas a uma quarentena de 14 dias para conter a covid-19, medida que as companhias de aviação e de turismo contestam.

11h00 - De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de mortos em África passou de 5.041 para 5.175 (+134), enquanto o de infetados subiu de 183.474 para 189.434 (+5.960).

10h56 - Os hoteleiros do Algarve acreditam que o mercado nacional possa esbater os prejuízos dos últimos três meses, período no qual as receitas turísticas ficaram reduzidas a zero, disse o presidente da maior associação do setor na região.

10h52 - O IPO do Porto disponibiliza, a partir desta semana, um serviço autónomo e gratuito de entrega de medicação ao domicílio. Em comunicado, Florbela Braga, diretora dos Serviços Farmacêuticos, explica que a medida destina-se a "utentes que se encontrem impossibilitados de providenciar por meios próprios o levantamento da sua medicação junto da Farmácia de Ambulatório".

Para solicitar este serviço "será necessário verificar se tem critérios", efetuar a candidatura através do preenchimento de um formulário disponível no site do IPOP e enviar para o email ambulatoriofarmacia@ipoporto.min-saude.pt.

10h46 - Dois dias após a realização de várias manifestações no país contra o racismo e a violência policial, Rui Rio recorreu, esta manhã, às redes sociais para criticar o Governo sobre os critérios de "ajuntamentos" no país, em tempo de pandemia

"Qual será o critério para o Governo permitir ajuntamentos? Funerais, futebol, missas, discotecas, desporto em geral, não! Comícios e manifestações de esquerda, sim! Esperemos que o vírus entenda aquilo que mais ninguém consegue entender", escreveu o presidente do PSD na sua página oficial no Twitter.  

10h44 - Os primeiros resultados de um estudo revelam que "uma parte significativa" dos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra se encontra em situação de vulnerabilidade económica devido à pandemia

10h41 - A Bélgica registou hoje mais 11 mortes por Covid-19, sendo que oito se registaram no hospital e as outras três em lares de idosos. O boletim epidemiológico do país dá conta, ainda, de mais 122 casos de Covid-19. No total, o pais contabiliza 59.348 casos desde que a pandemia teve início.

10h31 - O Metro de Lisboa anunciou esta manhã que vai realizar a quarta das seis ações de desinfeção por nebulização elétrica em carruagens e estações. Tendo em vista a redução de risco de contaminação e contágio da Covid-19, ação "terá lugar nos dias 8 e 9 de junho em toda a frota de material circulante, e nos dias 14, 15 e 16 de junho em todas as estações". 

"Estão previstas realizar mais duas ações de desinfeção deste tipo, à cadência de uma por mês, tendo o produto aplicado uma ação prolongada, mantendo-se ativo o efeito biocida até 30 dias. Recordamos que a primeira aplicação ocorreu a 14 de março", é recordado, em comunicado. 

10h29 - Número de infetados no mundo ultrapassa os sete milhões. Mais de sete milhões de casos do novo coronavírus foram declarados oficialmente em todo o mundo, de acordo com uma contagem hoje feita às 08:00 (em Lisboa) pela agência de notícias AFP, a partir de fontes oficiais. Até ao momento, foram contabilizados 7.003.851 casos de pessoas infetadas e registadas 402.867 mortes pela Covid-19.

10h20 - Do Douro ao Barroso aumentam aos poucos as taxas de ocupação das unidades de alojamento que possuem piscina e proporcionam uma maior privacidade e isolamento aos turistas portugueses que procuram um desconfinamento seguro. Os turistas começam a chegar, aos poucos, timidamente, após os meses de confinamento provocado por uma pandemia mundial que fechou as pessoas em casa e as fronteiras.

10h18 - As principais bolsas europeias seguem a negociar em baixa, à exceção de Madrid e Milão, invertendo a tendência da abertura depois da publicação de dados sobre o setor industrial alemão.  

10h07 - Rússia confirmou hoje mais 8.985 novos casos de infeção por Covid-19. O número total de infetados no país ascende, agora, aos 476.658. Nas últimas horas, morreram 112 pessoas. Desde o início da pandemia, já morreram 5.971 vítimas.

9h53 - À porta do InfarmedRicardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral, garantiu que "ainda é cedo para aferir se se trata efetivamente de um surto" de Covid-19 na central fruteira 'O Melro', após ter sido divulgado que havia 20 casos do novo vírus na empresa

"Estamos completamente atentos e em articulação com as autoridades de saúde que está a efetivar os respetivos estudos para ver aquilo que deve ser desencadeado em termos de testagem na empresa", sustentou o autarca em declarações à RTP3. 

Admitindo que os procedimentos de segurança na central fruteira "podem sempre ser melhorados", Ricardo Fernandes sublinhou, contudo, que "os planos de contigência estavam perfeitamente definidos e ativados" na empresa em causa. 

9h49 - Grupo Parlamentar do PS discute hoje os desafios do teletrabalho. O Governo pretende ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, uma intenção expressa no Programa de Estabilização Económica e Social.

9h43 - Crianças regressaram hoje às escolas na África do Sul, na sequência do levantamento gradual das medidas de restrição impostas no país devido à Covid-19.

Segundo a Reuters, a reabertura dos estabelecimentos de ensino tem sido adiada após forças sindicais de professores terem apelado aos trabalhadores do sistema de ensino do país a não comparecerem nas escolas, como tinha sido decidido pelo Governo. Em causa estavam alegadas faltas de condições sanitárias nas escolas, no que diz respeito à prevenção do novo vírus.  

9h24 - Centros Comerciais e templos reabriram hoje em várias cidades da Índia. Depois de 10 semanas em confinamento, o país decidiu arriscar levantar algumas restrições para travar as consequências económicas decorrentes da pandemia

Notícias ao MinutoTemplo reabre portas em Nova Deli© Reuters

9h14 - Um estudo realizado pelo Center for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, concluiu que uma parte significativa da população tenta prevenir o contágio da Covid-19 através do consumo ou inalação de lixívia. Quatro em dez pessoas admitiu comportamentos e práticas consideradas "perigosas para a saúde" pelo instituto.

9h08 - A Federação Nacional dos Médicos reconhece que a pandemia confirmou a qualidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, mas expôs algumas deficiências que resultam do subfinanciamento crónico, como a falta de material e a desmotivação dos profissionais.

8h57 - O Paquistão ultrapassou hoje os 100 mil casos confirmados de Covid-19, ultrapassando a Arábia Saudita De acordo com as autoridades sanitárias, cita a agência Anadolu, nas últimas 24 horas, foram registados mais 4.728 infetados no país. 

8h53 - O presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, lamentou hoje que o executivo central são-tomense tenha recusado fechar atempadamente as fronteiras marítimas e aéreas com a capital para evitar que a covid-19 entrasse na ilha.

8h48 - "Vão manter-se" os 50 euros no limite a pagamentos contactless. A garantia é dada pelo administrador do Banco de Portugal, Hélder Rosalino, que reforça que o sistema é seguro, não existindo até à data casos associados a fraudes.

8h40 - A Covid-19 mudou a vida no maior cemitério da América Latina, em São Paulo, e hoje há filas de espera das famílias para cumprir, mesmo que seja à noite, as cerimónias fúnebres.

Notícias ao MinutoNovo cemitério construído em São Paulo para responder à pandemia, com mais de 3 mil sepulturas© Reuters

8h22 - A China e Singapura iniciaram hoje um "corredor aéreo" entre os dois países, com o objetivo de relançar a atividade económica, numa altura em que garantem que a situação da pandemia de covid-19 está controlada.

8h13 - O Ministério da Saúde britânico recordou hoje que será obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos a partir de 15 de junho. Apenas estão excluídos da obrigatoriedade desta medida, crianças, pessoas com incapacidade ou que sofram de dificuldades respiratórias. 

8h09 - Macron obrigado a arrancar "segundo mandato" pós-crise pandémica. Os mandatos presidenciais em França têm sido marcados por crises, mas a pandemia veio "apagar" o trabalho político já levado a cabo pelo Presidente, numa altura em que Emmanuel Macron está também pressionado a fazer uma remodelação governamental.

7h58 - Num momento em que Portugal se encontra num processo de desconfinamento, a DGS recorda que quem está em isolamento profilático deve manter-se em casa. Não se esqueça: "Cuide de si, cuide de todos!"

7h54 - As autoridades de saúde mexicanas registaram mais 188 novas mortes por Covid-19, atingindo 13.699 óbitos desde o início da pandemia. Segundo dados oficiais, o território mexicano regista um total de 117.103 infeções confirmadas, o que representa um aumento de 3.484 nas últimas 24 horas.

7h41 - De acordo com a atualização dos dados, de hoje, sobre a evolução da pandemia na Alemanha, nas últimas 24 horas foram registadas mais 214 infeções e seis vítimas mortais associadas à Covid-19, no país. No total, desde o início do surto, foram confirmados, pelo Instituto Robert Koch, 184.193 casos confirmados e 8.674 óbitos.

7h30 - A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, afirmou hoje estar confiante de que o país eliminou para já a transmissão da covid-19, mas admitiu a possibilidade de novos casos, garantindo que o país está preparado.

7h26 - Os Transportes Sul do Tejo (TST) vão retomar a partir de hoje os serviços de transporte de passageiros da carreira 207, que faz a ligação entre Sesimbra e Lisboa, informou a empresa.

7h22 - O Governo brasileiro divulgou dois dados diferentes sobre o número de mortes e de casos registados da Covid-19 nas últimas 24 horas, numa altura em que as autoridades mudaram a forma como comunicam as informações sobre a pandemia.

7h16 - Os Estados Unidos registaram 691 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 110.482 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. O país regista agora 1.938.842 de casos de contágio, sendo que cerca de 500 mil pessoas foram dadas como curadas

7h11 - Com o figurino das marchas de Lisboa "bem guardadinho", após o cancelamento das festas devido à pandemia, o Atelier-Prata decidiu reinventar o trabalho de confeção. Para ajudar no combate à covid-19, é produzido material hospitalar, bem como máscaras comunitárias.

7h05 - A China diagnosticou quatro casos da covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades. A Comissão de Saúde da China indicou que os novos casos são oriundos do exterior e foram detetados em Xangai, a "capital" económica do país, e na província de Sichuan, no sudoeste chinês.

7h00 - Governo e sindicatos da função pública discutem hoje programa plurianual. O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, reúne-se hoje com estruturas sindicais para análise da situação relacionada com a pandemia covid-19 e discussão do programa plurianual para a administração pública.

Recorde todos os principais desenvolvimentos, que ocorreram ontem, sobre a evolução da pandemia, em Portugal e no mundo, aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório