Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Vírus pôs-nos de joelhos". Brasil reporta mais 679 mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Vírus pôs-nos de joelhos". Brasil reporta mais 679 mortes

Esta semana arranca com a realização da oitava reunião de análise da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal. Especialistas, políticos e parceiros sociais encontraram-se, esta segunda-feira, no Infarmed, num momento em que se regista um aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal registou hoje 1.485 mortes relacionadas com a doença, mais seis do que no domingo, e 34.885 infetados, mais 192, segundo a Direção-Geral da Saúde. Em comparação com os dados de domingo, em que se registavam 1.479 mortes, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. 

Na região de Lisboa e Vale do Tejo (13.222), onde se tem registado maior número de surtos, há mais 149 casos de infeção (+1,1%). A região Norte continua a registar o maior número de infeções.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h59 - Os números globais da pandemia, às 23h59 desta segunda-feira:

  • 7,183,905 casos de infeção, dos quais;
  • 3,506,717 estão recuperados (48%);
  • 3,269,160 são casos ativos (45,5%), dos quais 53,780 estão em estado grave (2%);
  • 408,028 morreram (6%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h49 - Atualização no Brasil. O Brasil chegou esta segunda-feira a um total de 37.134 mortes associadas à pandemia do novo coronavírus, uma diferença de 679 vítimas mortais face a domingo, tendo em conta os últimos dados divulgados através da página reformulada do Ministério da Saúde brasileiro. O número acumulado de casos de infeção é agora de 707.412.

22h38 António Guterres acredita que "a grande conclusão" que se deve tirar desta pandemia do novo coronavírus é "a enorme fragilidade do nosso mundo, a enorme fragilidade das nossas sociedades, do planeta". "Trata-se de um vírus microscópico e esse vírus pôs-nos de joelhos", disse esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, em entrevista à antena da RTP.

21h50 - Atualização global. A pandemia de Covid-19 já matou 404.245 pessoas e infetou mais de sete milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um relatório da agência AFP. Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos, com 734 novas mortes, o Chile (653) e o Brasil (525).

21h49 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje ao Brasil para que continue a divulgar de forma transparente os dados da Covid-19 no país, após o executivo brasileiro ter transmitido informações divergentes sobre o avanço da pandemia.

21h47 - António Costa sobre surto em Lisboa. O primeiro-ministro afirmou hoje que haverá uma particular atenção à evolução dos contágios de Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e defendeu que as medidas restritivas tomadas tiveram o efeito de prolongar a epidemia no tempo.

21h46 - Rui Rio sobre PEES"O nosso plano tem uma estratégia implícita e bem explicada", começou por dizer o líder social-democrata, contrapondo que "o do Governo não tem essa estratégia". Definindo o PEES como "uma série de medidas" que "foram compiladas num documento", acusa o projeto de carecer de um rumo.

20h04 - Atualização em Angola. Angola registou mais um caso positivo de covid-19, subindo o total para 92 infetados pelo novo coronavírus, dos quais quatro óbitos e 24 recuperados, informou hoje a ministra da Saúde angolana.

20h03 - Atualização no Chile. O Chile registou 4.696 casos de infeção e 74 mortes associadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, razão pela qual o Governo decretou o confinamento total e obrigatório de Santiago, capital do país, pela quarta semana consecutiva.

20h02 - A Madeira mantém 90 casos de Covid-19, 85 dos quais recuperados e cinco ativos que "permanecem sem necessidades de cuidados hospitalares", revelou hoje o Instituto de administração da Saúde (IASAÚDE).

19h18Confinamento evitou 3,1 milhões de mortes em 11 países europeus. As medidas de confinamento devido à Covid-19 evitaram 3,1 milhões de mortes em 11 países europeus e controlaram a pandemia, segundo um estudo divulgado hoje. Feito pelo Imperial College, uma universidade britânica, cujos cientistas aconselharam o Governo de Londres sobre a crise sanitária, o estudo analisa as principais medidas tomadas em 11 países (Portugal não está incluído).

19h16 - Números no Brasil. O governo brasileiro confirmou hoje à tarde o registo de 525 mortes e 18.912 casos do novo coronavírus no país no domingo, depois de divulgar informações divergentes sobre o avanço da pandemia. O Ministério da Saúde brasileiro explicou que corrigiu duplicações e atualizou dados divulgados anteriormente à comunicação social sobre casos e óbitos provocados pela Covid-19 na noite de domingo, no portal oficial que o Governo brasileiro mantém na Internet com informações sobre a doença.

18h13 - Atualização em França. O número total de mortos em França, por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, aumentou hoje para 29.209, com mais 54 óbitos registados nas últimas 24 horas em meio hospitalar, anunciou o Ministério da Saúde francês. Este é o registo diário mais alto desde 4 de junho (ontem foi de 13).

17h44 - DGS relembra. "Se está em isolamento profilático, mantenha-se em casa. Cuide de si, cuide de todos".

17h41 Responsável por sistema de acompanhamento de casos demite-se na Bélgica. O coordenador do sistema de localização de doentes de Covid-19 da equipa federal "Testing & Tracing" na Bélgica, Emmanuel André, demitiu-se hoje, invocando descontentamento com a complexidade institucional e a lentidão das decisões políticas, segundo a imprensa belga.

17h16 - Atualização em Itália. Itália registou 65 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 33.964, com uma taxa de variação de 0,19% em relação a domingo (33.899), quando se registaram 53 mortes.

16h55 Indemnização por doença não tem período de carência. O Instituto da Segurança Social esclareceu hoje que a indemnização por doença temporária dos profissionais de saúde que contraíram a Covid-19 no exercício da profissão "é uma prestação que é atribuída sem que tenha de existir qualquer prazo de garantia".

16h53 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que em "fenómenos espontâneos", sem intervenção prévia das autoridades sanitárias, como "manifestações não previstas", além das regras gerais deve imperar "o bom senso e o comportamento cívico".

16h33 - O festival NOS Alive anunciou, esta segunda-feira, que irá proceder ao reembolso do valor dos bilhetes para a edição de 2020 no verão do próximo ano.

Desta forma, o reembolso poderá ser pedido após a realização do festival e não apenas a partir do dia 1 de janeiro de 2022, como foi decretado legalmente.

16h18 - Atualização em Espanha. Autoridades de Saúde espanholas não registam nenhuma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas. O número de novos casos de infeção volta a descer, agora para 48 no último dia, uma baixa recorde.

16h02 - Conferência da DGS. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que os testes serológicos para deteção de anticorpos à covid-19 devem ser usados com "parcimónia e em condições controladas" e feitos em termos de grupo.

16h01 - O CDS-PP manifestou hoje preocupação com a possibilidade um descontrolo dos casos de Covid-19 na região de Lisboa, porque esperava que "estivessem melhor", e defendeu um controlo mais apertado das chegadas nos aeroportos.

15h44 - Atualização no Reino Unido. O Reino Unido registou hoje 55 mortes, o valor mais baixo num só dia durante a pandemia da Covid-19 desde o início do confinamento, em 23 de março, segundo o balanço do ministério da Saúde britânico. 

15h36 - Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje que a "verdade e transparência" dos números sobre a Covid-19 em Portugal, concretamente na região de Lisboa, não prejudica a imagem externa do país, que continua "muito positiva".

De acordo com o Presidente da República, a opinião de outros chefes de estado, chefes do Governo, ou o "que se lê na imprensa estrangeira" são exemplo disso mesmo, apesar daquela que foi a "perceção interna" que "dominou as últimas semanas quanto à região de Lisboa e Vale do Tejo".

15h33 Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a ser a região do país com mais casos diários de infeção por Covid-19, com 78% dos 192 casos reportados hoje em três regiões e nos Açores, segundo a Direção-Geral da Saúde.

15h32 - BP anuncia corte de empregos. A petrolífera britânica BP anunciou hoje que vai eliminar 10 mil empregos em todo o mundo, 15% do total de funcionários, para ganhar eficácia e adaptar-se a um mercado atingido pela crise sanitária.

15h24 - Ainda sobre a conferência da DGS"Atenções redobradas em Loures, Odivelas, Amadora, Sintra e Lisboa", frisou Lacerda Sales

O governante disse também que "tão importante como saber onde estão os casos novos é identificar contactos próximos de forma a quebrar cadeias de transmissão ativas, e é isso que estamos a fazer". "Continua a ser tão determinante como nunca a responsabilidade individual de cada um de nós, também no cumprimento do isolamento em caso de infeção ou suspeita", apelou. 

15h13 - Para quem chegou agora aqui, uma recapitulação do término da reunião no Infarmed, que se realizou esta manhã (intervenções que pode recordar aqui):

  • Mariana Silva (Os Verdes). "Continuamos a acreditar que o desconfinamento está a ser feito de forma adequada e é essencial continuarmos com todas as precauções que tivemos até agora".
  • Bebiana Cunha (PAN). Depois de uma reunião de cerca de três horas no Infarmed, a parlamentar sublinhou ainda que é necessário que "se garanta a continuação dos testes".
  • António Carlos Monteiro (CDS). Segundo o centrista, ao contrário do que o partido esperava os "números, especialmente, em Lisboa," agravaram-se nas últimas duas semanas. Perante esta evolução negativa, Carlos Monteiro sublinhou ainda que o pior é que não houve uma resposta 'tranquilizante'.
  • Jerónimo de Sousa (PCP). O comunista defendeu que deve haver "um reforço da intervenção das entidades de saúde publica, naturalmente, em articulação com as autarquias e Governo" de forma a evitar que ocorram surtos de Covid-19. "É possível ir a esses focos e resolve-los", reiterou. 
  • José Soeiro (BE). "Se o contexto de transmissão tem o contexto associado a poucas condições de trabalho ou a poucas condições de habitação. Diria que as pessoas mais pobres estão em maior risco", sustentou o bloquista.
  • Ricardo Batista Leite (PSD). Mostrou-se também contra a abertura dos aeroportos por apresentar o risco de trazer pessoas para o país que venham contaminadas. "Precisamos de menos conferências de imprensa e mais trabalho de terreno" para conter esta pandemia, defendeu. 
  • Marcelo Rebelo de Sousa. "Não há sinais de que as duas primeiras fases do desconfinamento tenham provocado um agravamento da expressão do surto epidémico. Não há, não há esses sinais", insistiu Marcelo.

15h00 - Iniciámos um novo registo, para recordar as incidências da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório