Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Programas que combatem vírus no Iémen podem parar no final de junho

As Nações Unidas alertaram hoje que os seus programas para combater o novo coronavírus no Iémen podem ter de acabar no final do mês, a menos que recebam dinheiro imediatamente.

Programas que combatem vírus no Iémen podem parar no final de junho
Notícias ao Minuto

13:00 - 03/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O alerta é feito um dia depois de uma conferência de doadores, em que o apelo para ajuda de emergência ao país mais pobre do mundo árabe ficou mil milhões de dólares aquém do que as organizações de auxílio precisavam -- 2,4 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) -- para cobrir as atividades essenciais de junho a dezembro.

"Isto dificultará seriamente os esforços para conter o surto, que já se está a espalhar rapidamente", disse Hayat Abu Saleh, porta-voz do responsável da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Pelo menos 31 importantes programas da ONU no Iémen, incluindo setores como a alimentação e os cuidados de saúde, estão em "risco sério de uma significativa redução ou encerramento", referiu a porta-voz.

O coronavírus ameaça destruir o sistema de saúde do Iémen, já devastado por mais de cinco anos de guerra civil.

Hayat Abu Saleh previu que a ONU começará provavelmente a encerrar alguns dos seus programas de controlo de doenças no próximo mês, incluindo os relativos à cólera, malária e dengue, pedindo aos doadores para honrarem as suas promessas "imediatamente".

A conferência de terça-feira permitiu a recolha de 1,35 mil milhões de dólares (1,20 mil milhões de euros), metade do que é necessário.

O secretário-geral do Conselho Norueguês de Refugiados, Jan Egeland, também pediu que o dinheiro prometido na conferência fosse "desembolsado imediatamente" e instou as partes em guerra a pararem de lutar e a concentrarem os esforços na luta contra a pandemia da covid-19.

Desde abril, as autoridades nas áreas controladas pelo governo do Iémen reconhecido internacional contaram cerca de 400 infetados, incluindo 87 mortos.

Os rebeldes Huthis, que controlam a maior parte do norte do país, incluindo a capital Sanaa, declararam apenas quatro casos de coronavírus e uma morte.

A Organização Mundial da Saúde acredita haver uma subestimação significativa do surto.

A guerra no início começou em 2014, quando os Huthis, ajudados pelo Irão, capturaram Sanaa, forçando o governo a fugir. Desde a primavera de 2015, uma coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita apoia militarmente o governo iemenita na luta contra os rebeldes xiitas.

Mais de 100.000 pessoas morreram e cerca de quatro milhões ficaram deslocados devido à guerra no país, com a pior situação humanitário no mundo, segundo a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório