Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia torna-se viral com crítica a colegas. "Vocês eram 4, ele era um"

Um polícia norte-americano filmou um pequeno vídeo onde critica a atuação do agente que colocou um joelho sobre George Floyd e dos colegas que assistiram.

Notícias ao Minuto

16:29 - 01/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo George Floyd

Um agente da polícia norte-americana não conseguiu ficar indiferente aos vídeos que circularam da violenta detenção de George Floyd, em Minneapolis, que acabou por resultar na sua morte. Recorrendo às redes sociais, o homem, que não é identificado, critica a força utilizada e a passividade dos agentes que assistiam.

O agente, que se propôs a analisar o incidente do "ponto de vista de um polícia", disse que se sente "enojado com o que aconteceu em Minneapolis".

Indicando que a George Floyd "estava deitado no chão, de barriga para baixo, e estava algemado", explicou que as coisas poderiam ter corrido de forma muito diferente. "Vocês eram quatro, ele era um. Quem é que estava no controlo da situação?", questionou.

O homem sublinhou, ainda, que um "polícia é um 'first responder' [socorrista, primeiro a chegar ao local]". "Se, na tentativa de conseguir obediência, alguém se magoa, tem de se ajudar", disse. "Se alguém está a repetir que não consegue respirar, não se pensa: ‘Espera lá, esta pessoa não consegue respirar, pode morrer. Deixa-me ajudar'", acrescentou.

O agente questiona, também, no vídeo que conta já com mais de 4,6 milhões de visualizações, os outros três polícias que estavam no local e que não fizeram nada. "Esta é a razão pela qual tenho este distintivo, para tomar uma atitude. Se algo de errado a acontecer, não acontece na minha presença", afirmou.

A morte de George Floyd aconteceu há uma semana, a 25 de maio, mas as suas repercussões estão em força nas ruas de várias cidades norte-americanas, seja na forma de manifestações pacíficas ou protestos violentos, com pilhagens e confrontos com as forças de autoridade.

Depois de destacada a Guarda Nacional para algumas cidades, para apoiar a polícia, os protestos subiram de tom, também resultado do uso de força que é utilizado - com bastões, balas de borracha e gás lacrimógeneo a ser utilizado de forma indiscriminada - contra a população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório